Charles III chora na cerimônia dos 80 anos de libertação de Auschwitz
As comemorações pelos 80 anos da libertação do campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau reuniu sobreviventes do Holocausto e chefes de Estado nesta última segunda-feira de janeiro, 27, na pequena cidade situada ao oeste de Cracóvia, na Polônia. Compareceram à cerimônia, Andrzej Duda, Presidente da Polônia, a primeira-dama Agata Kornhauser-Duda, Philippe, Rei dos Belgas, a Rainha Mathilde, Alexander De Croo, Primeiro-Ministro Belga, Frederik X, Rei da Dinamarca, a Rainha Mary, Dom Felipe VI, Rei de Espanha, a Rainha Letizia, Charles III, Rei da Grã-Bretanha, Willem-Alexander, Rei dos Países Baixos, a Rainha Maxima, Emmanuel Macron, Presidente de França, a primeira-dama Brigitte Macron, Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia, Justin Trudeau, Primeiro-Ministro do Canadá. Os chefes de Estado e de Governo da Alemanha fizeram-se presentes, o Presidente Frank-Walter Steinmeier e o Chanceler Olaf Scholz.
Durante a cerimônia o Rei Charles III chorou. O soberano é neto de personagens que lutaram contra o regime totalitário de Adolf Hitler: neto paterno da Princesa Alice da Grécia e Dinamarca, que salvou a vida de judeus e recebeu de Israel o título de Justo entre as Nações, e neto materno do Rei George VI e da Rainha Elizabeth, que continuaram a residir no Palácio de Buckingham mesmo debaixo dos intensos bombardeios aéreos sofridos pelo povo de Londres durante a II Guerra Mundial. A presença do soberano britânico possui um forte simbolismo. Charles III é o primeiro chefe de Estado do Reino Unido a visitar Oświęcim (Auschwitz é como os alemães denominam o local).
Os crimes com todos os requintes de crueldade cometidos pelo Nazistas, liderados por Hitler, jamais poderão ser esquecidos ou relativizados. Cerca de 3 milhões de pessoas, a maioria judeus, foram mortas no complexo de Auschwitz. Por ação das câmeras de gás, fome ou doenças. Fingir que nada ocorreu é no mínimo crime histórico.
Leia mais:
https://tarsomarketing.blogspot.com/2022/01/dia-da-liberdade-e-da-memoria.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário