Ateliê de Humanidades
Quem somos
O Ateliê de Humanidades é uma instituição em rede de livre estudo, pesquisa, escrita e formação, voltada à produção e publicação de conhecimento em filosofia e ciências humanas, constituindo-se como uma iniciativa ao mesmo tempo alternativa e complementar ao sistema formal de ensino superior.
Alternativa porque não subordina a atividade intelectual às demandas burocráticas, ao estreitamento disciplinar, ao produtivismo acelerado e à corrida por posicionamento na carreira acadêmica. Complementar porque atende a demandas por aprofundamento de estudos, desenvolvimento de pesquisas e confecção de escrita por pessoas ligadas ou não a instituições de ensino superior. Desta forma, ele tem por proposta pedagógica uma orientação centrada na qualidade do processo tutorial (contínuo, próximo e dialógico) tendo em vista alcançar uma excelência do resultado. Para tanto, não exclui o acesso de pessoas sem titulação ou não familiarizadas com as práticas acadêmicas.
Ele é um empreendimento de profissionais das humanidades que, diagnosticando uma crise de nosso tempo, conceberam a criação de um espaço independente que busca excelência no trabalho intelectual. Orientados por uma ética do trabalho bem feito, somos um espaço que reivindica uma reapropriação do tempo próprio à experiência intelectual. Mais do que um nome, a noção de “ateliê” remete ao “artesanato intelectual” que caracteriza o exercício teórico-científico. Defendemos um tempo cadenciado para o pensamento e a pesquisa, tendo o intuito de criar uma atmosfera que incentive projetos vocacionados e experimentais, transpassando disciplinas, assumindo riscos e se orientando a refletir sobre questões locais e globais do tempo presente. Para tanto, constituimo-nos em proximidade a indivíduos, grupos e instituições, oferecendo serviços conectados a demandas advindas de experiências pessoais, práticas profissionais, demandas organizacionais e agendas públicas.
Direção
André Magnelli
Equipe Ateliê
Ane Magnelli
Cristián Jiménez
Lucas Faial Soneghet
Alberto L. C. de Farias
Emmanuel Rapizo Caldas
Marcos Lacerda
Sebastião Lindoberg da S. Campos
Contato
E-mail: ateliedehumanidades@gmail.com
Missão e valores
Uma instituição de livre estudo e pesquisa
Somos uma instituição de livre estudo, pesquisa, escrita e formação em filosofia e ciências humanas, constituindo-nos em uma iniciativa ao mesmo tempo alternativa e complementar ao sistema formal de ensino superior.
Uma renovação das humanidades pelo artesanato intelectual
Buscamos uma reapropriação do tempo cadenciado do pensamento. Mais do que um nome, “ateliê” remete a um “artesanato intelectual” que, com as inovações econômicas e tecnológicas atuais, ganha novas possibilidades e apela a uma renovação das humanidades.
Busca de excelência e vocação a mediar encontros, conexões e convergências
Estamos voltados à excelência em nosso ofício e vocacionados a ser um mediador entre o mundo acadêmico, a sociedade civil e o espaço público. Atuamos como realizadores de encontros, de conexões e de convergências entre empresas, profissionais, organizações, instituições, intelectuais, líderes e cidadãos.
Liberdade de pensamento, experimentação intelectual e reflexão sobre o presente
Propiciamos a criação de projetos livres, vocacionados e experimentais que transpassam disciplinas, assumem riscos e se orientam pelo tempo presente. Para tanto, fazemos projetos de pesquisa científica e nos orientamos para a inovação em tecnologia social e humana.
Uma república de ideias a serviço do público e da democracia
Guiamo-nos pela importância das ideias para a autonomia individual e a cultura democrática. Para isso, atuamos na promoção de esclarecimento sobre problemas (públicos e privados) e na proposição de agendas, reformas e soluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.