O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Politizando o que deveria ser institucional - Paulo Roberto de Almeida

A politização dos poderes públicos no Brasil, das instituições, das universidades, sempre foi uma constante no Brasil, mas de forma “normal”, artesanal, admitida e entronizada nos costumes. Enfim, o modo artesanal de produção da politização. Ela se tornou sistemática, planejada, desejada e dirigida, assim como a corrupção, sob o reino lulopetista. Enfim, o modo industrial de produção da politização (e da corrupção) no Brasil, como queria o Lênin (copiando Rosa Luxemburgo) para o imperialismo.

Agora chegamos no “estágio superior” no qual a extrema-direita, a mais burra e estúpida, se aproveita largamente dos experimentos do PT para estender sua dominação. E o Lula e o PT contribuem largamente para isso, continuando a politizar tudo e todos os movimentos sociais e institucionais.

Vão desacreditar o próprio julgamento da extrema-direita no STF, um suprema corte já altamente politizada.

Nos EUA ocorre exatamente o mesmo.

Estaremos nisso por um bom tempo.

Infelizmente.

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 23/02/2025


Nenhum comentário: