O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Um livro que vai ser complementado: A ordem econômica mundial e a América Latina: ensaios sobre dois séculos de história econômica - Paulo Roberto de Almeida (eBook Kindle)

        Este livro, um dos muitos trabalhos que conduzi ao longo dos anos no terreno da história econômica, deve ser complementado pelo segundo volume de minha pesquisa sobre a formação da diplomacia econômica no Brasil, desta vez abordando os principais desenvolvimentos das relações exteriores do Brasil nos terrenos da economia em geral, e mais especificamente em comércio, finanças e investimentos estrangeiros, movimentos migratórios e mão de obra, participação em conferências mundiais ou regionais, multilateralismo incipiente, no período republicano que vai de 1889 a 1944, a conferência de Bretton Woods, que justamente marca o nascimento de uma nova ordem econômica internacional. PRA 

A ordem econômica mundial e a América Latina: ensaios sobre dois séculos de história econômica 

(eBook Kindle) por Paulo Roberto de Almeida

 Apresentação na página da Amazon.com

        Os ensaios coletados neste livro consolidam uma longa trajetória de pesquisas acadêmicas e de atuação prática – no quadro da diplomacia brasileira – em torno dos grandes temas das relações econômicas internacionais, do século XIX à atualidade, e da inserção da América Latina na economia global. Eles resultam, por um lado, do estudo aplicado à história econômica mundial e, por outro, do papel nela desempenhado pelas economias dos principais países latino-americanos, assim como derivam da experiência adquirida pelo autor no campo da representação diplomática e das negociações práticas em diversos foros de debate e de conformação de acordos e instituições internacionais e regionais voltados para o comércio, as finanças e os investimentos internacionais, assim como aos processo de integração econômica. Eles condensam muitos anos, ou mesmo várias décadas, de leituras e de reflexões sobre os temas do desenvolvimento econômico e das relações internacionais do Brasil no contexto mundial e regional.
        Os ensaios podem tanto servir de guia de estudos para os estudantes dessas áreas, quanto como material de discussão sobre problemas concretos da economia internacional dos últimos dois séculos, com ênfase para a América Latina, desde o século XIX até a fase contemporânea. 
        Os capítulos – complementados por muitas tabelas estatísticas e gráficos ilustrativos – são os seguintes:
1. As ideias e as realidades: a economia mundial do século XIX ao XX
2. Economia mundial: de onde viemos, para onde vamos?
3. O equilíbrio europeu de poderes e os imperialismos
4. O que move o mundo? A energia e suas transformações
5. Os cinquenta anos que mudaram o mundo
6. Sobressaltos da globalização, da belle époque ao entre guerras
7. Economia mundial: do livre comércio ao protecionismo
8. As grandes mudanças da ordem econômica mundial desde o século XIX
9. Os dois grandes conflitos globais: impactos econômicos
10. Finanças internacionais: do padrão ouro às desvalorizações agressivas
11. Fundamentos de uma nova ordem econômica mundial: Bretton Woods
12. A grande divergência e a América Latina, 1890-1940
13. A América Latina na ordem econômica mundial desde o século XIX
14. Dinâmicas da economia no século XX
15. O Bric e a substituição de hegemonias: um exercício duvidoso
16. O Brasil no Brics
17. A longa trajetória da América Latina na economia mundial


Nenhum comentário: