terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Brasil ganha no Oscar da democracia - Paulo Roberto Almeida

Brasil ganha no Oscar da democracia

Paulo Roberto Almeida

Pela primeira vez em mais de 200 anos de história, a frágil democracia brasileira, tolerante como ela é com respeito à grossa corrupção dos poderosos, dos endinheirados e dos conectados, se prepara para dar uma poderosa lição àquela que se jactava de ser o “farol  da democracia” no mundo e que se revela, agora, sob o tacão imperial de um trambiqueiro parvenu (ops, arrivista), como um regime que muito se aproxima de uma cleptocracia de bilionários, aliás exatamente como funciona o regime do amigo do condenado eleito presidente.

A defesa da democracia brasileira deixa no chinelo a estraçalhada “democracia” americana, na qual violadores violentos da mais antiga Constituição republicana ainda em vigor são simplesmente declarados inocentes pelo próprio chefe da gangue celerada.

Nota 9,5 para a democracia brasileira de baixa qualidade, e nota 3,5 (com viés baixista) para a democracia americana, em fase de degradação por um amigo do tirano de Moscou, que sequer finge um pingo mínimo de democracia.

Acredito que podemos dar uma lição ao Big Brother do Norte, pelo menos no quesito defesa da democracia, pela primeira vez em mais de dois séculos.

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 18/02/2025


Um comentário:

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.