G7, Brics e G20 em 2025: todos serão convidados?
Paulo Roberto de AlmeidaTeremos três grandes reuniões plurilaterais em 2025: G7, Brics, G20, em datas diferentes, mas com participação convergente (mais ou menos, pois nem todos estarão presentes, ou poderão comparecer, sobretudo Putin, procurado pelo TPI).
A pergunta, do ponto de vista do Brasil é esta: Lula será convidado ao G7 de 2025? Provavelmente, pois é reconhecidamente um líder importante, mas certamente não Putin, nem Xi Jinping, nem este aceitaria.
O summit do G7 de 2025 será feito em Kananaskis, nas montanhas rochosas do Canadá, de15 a 17 de Junho, pois o Canadá.assumiu a presidência do G7 em janeiro de 2025.
Apenas para lembrar aos esquecidos: um G7 no Canadá já ocorreu na mesma cidade de Kananaskis, em 2002.
Ali, a Rússia já fazia parte do G8, aliás desde 1998, e em 2002, em Kananaskis, ela foi reconhecida como "economia de mercado" pelos sete membros do G7, quando ela NÃO ERA ainda uma economia de mercado, pois só ingressou no Gatt-OMC DEZ ANOS depois, em 2012, e nunca ingressou na OCDE obviamente.
A Rússia foi expulsa do G8 em 2014, depois que invadiu e anexou ilegalmente a Crimeia, e sofreu sanções (leves) dos países ocidentais. A China sempre foi uma economia de mercado muito mais do que a Rússia, desde 2001, quando ingressou na OMC, mas ainda não foi reconhecida como tal pelo G7 e outros países.
O Brasil, sob Dilma, não fez absolutamente nada para reagir à invasão e anexação da Crimeia em 2014, pois sediava uma reunião do Brics (em Fortaleza), e a presidente disse que a "anexação da Crimeia era um PROBLEMA INTERNO" da Ucrânia!
Pois o Brasil vai acolher mais um summit do Brics (agora +) em 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro, ou seja, depois do summit do G7 de Kananaskis (o summit do G20 será mais tarde).
Como diria o chargista-caricaturista Sempé, francês, Tout Se Complique, pois não existe mais multilateralismo, apenas jogo dos mais fortes e truculentos e o Brasil não pertence a esse clube. Em todo caso, será um ano movimentado, sob qualquer critério que se analise.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 20/02/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.