Intro: Samuel foi o mais autêntico representante do pensamento desenvolvimentista na diplomacia brasileira. Permaneceu fiel à suas ideias do final dos anos 1950 e do início dos anos 1960 durante toda a sua vida, coerentemente consistente com a sua validade em pleno seculo XXI, quando finalmente chegou ao poder no primeiro governo do PT e em quase todo o segundo.
E aplicou essas ideias à prática diplomática e aos conceitos da política externa. Era um ideólogo, bem mais do que Celso Amorim, este bem mais pragmático (pois que atravessou com sucesso vários governos). Samuel permaneceu fiel; nunca mudou de ideias…
Paulo Roberto de Almeida
=============
Está disponível a nova edição da revista Oikos Revista de Economia Política Internacional do PEPI/IE-UFRJ com o dossiê em homenagem a Samuel Pinheiro Guimarães, intitulado Política Externa, Desenvolvimento e Autonomia: reflexões a partir do legado de Samuel Pinheiro Guimarães. A edição foi organizada por Cristina Pecequilo (UNIFESP), Raphael Padula (UFRJ/PEPI) e Thiago Rodrigues (UFF/INEST), e traz artigos inéditos sobre sua trajetória intelectual e diplomática.
Acesse em: https://revistas.ufrj.br/index.php/oikos/issue/view/2902
https://revistas.ufrj.br/index.php/oikos/issue/view/2902
Artigos:
Autonomia e desenvolvimento: o pensamento em política externa de San Tiago Dantas e Samuel Pinheiro Guimarães(Magno Klein)
Samuel Pinheiro Guimarães e a teoria dos grandes Estados hegemônicos (Carlos Eduardo Vidigal)
O regionalismo latino-americano pós-liberal/ pós-hegemônico a partir da teoria da autonomia (Carolina Albuquerque Silva)
O papel da imprensa na política externa brasileira: a interpretação teórica de Samuel Pinheiro Guimarães e as percepções dos chanceleres da PEI e da PEAA (Diogo Ives)
A tradição diplomática brasileira e a relação estratégica entre Brasil e China à luz da obra de Samuel Pinheiro Guimarães (Joaquim Carlos Racy, Regina Maria A. F. Gadelha e Luiz Fernando Mocelin Speracete)
O MERCOSUL enquanto meio para alcançar autonomia: o pensamento de Samuel Pinheiro Guimarães (Marcela Franzoni, Luan Olliveira Pessoa e Victor Ferreira de Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.