Intro: Samuel foi o mais autêntico representante do pensamento desenvolvimentista na diplomacia brasileira. Permaneceu fiel à suas ideias do final dos anos 1950 e do início dos anos 1960 durante toda a sua vida, coerentemente consistente com a sua validade em pleno seculo XXI, quando finalmente chegou ao poder no primeiro governo do PT e em quase todo o segundo.
E aplicou essas ideias à prática diplomática e aos conceitos da política externa. Era um ideólogo, bem mais do que Celso Amorim, este bem mais pragmático (pois que atravessou com sucesso vários governos). Samuel permaneceu fiel; nunca mudou de ideias…
Paulo Roberto de Almeida
=============
Está disponível a nova edição da revista Oikos Revista de Economia Política Internacional do PEPI/IE-UFRJ com o dossiê em homenagem a Samuel Pinheiro Guimarães, intitulado Política Externa, Desenvolvimento e Autonomia: reflexões a partir do legado de Samuel Pinheiro Guimarães. A edição foi organizada por Cristina Pecequilo (UNIFESP), Raphael Padula (UFRJ/PEPI) e Thiago Rodrigues (UFF/INEST), e traz artigos inéditos sobre sua trajetória intelectual e diplomática.
Acesse em: https://revistas.ufrj.br/index.php/oikos/issue/view/2902
https://revistas.ufrj.br/index.php/oikos/issue/view/2902
Artigos:
Autonomia e desenvolvimento: o pensamento em política externa de San Tiago Dantas e Samuel Pinheiro Guimarães(Magno Klein)
Samuel Pinheiro Guimarães e a teoria dos grandes Estados hegemônicos (Carlos Eduardo Vidigal)
O regionalismo latino-americano pós-liberal/ pós-hegemônico a partir da teoria da autonomia (Carolina Albuquerque Silva)
O papel da imprensa na política externa brasileira: a interpretação teórica de Samuel Pinheiro Guimarães e as percepções dos chanceleres da PEI e da PEAA (Diogo Ives)
A tradição diplomática brasileira e a relação estratégica entre Brasil e China à luz da obra de Samuel Pinheiro Guimarães (Joaquim Carlos Racy, Regina Maria A. F. Gadelha e Luiz Fernando Mocelin Speracete)
O MERCOSUL enquanto meio para alcançar autonomia: o pensamento de Samuel Pinheiro Guimarães (Marcela Franzoni, Luan Olliveira Pessoa e Victor Ferreira de Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário