O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Meus livros podem ser vistos nas páginas da Amazon. Outras opiniões rápidas podem ser encontradas no Facebook ou no Threads. Grande parte de meus ensaios e artigos, inclusive livros inteiros, estão disponíveis em Academia.edu: https://unb.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida

Site pessoal: www.pralmeida.net.

sábado, 8 de março de 2025

Miséria da Diplomacia: onde tudo começou - Paulo Roberto de Almeida

 Miséria da Diplomacia: A Destruição da Inteligência no Itamaraty (2019)

Paulo Roberto de Almeida

Meu amigo e abastecedor de materiais da imprensa corrente (só a de boa qualidade), Mauricio David, recomenda a leitura do meu primeiro livrinho sobre a horrenda e nefasta dominação do bolsolavismo diplomático sobre a política externa e sobre o trabalho do Itamaraty, o corpo de profissionais encarregados de operar e concretizar as ideias (se por acaso existem) do chefe de Estado e de governo sobre a ação externa do Estado brasileiro: Miséria da Diplomacia: a destruição da inteligência no Itamaraty (2019).

A esse livrinho — publicado em duas edições, uma digital pessoal, de autor, e uma outra pela Editora da UFRR, que está abaico disponivel na plataforma Academia.edu — se seguiu uma série de quatro outros: O Itamaraty num Labirinto de Sombras (2020), Uma Certa Ideia do Itamaraty (2020), O Itamaraty Sequestrado (2021), culminando com Apogeu e Demolição da Política Externa (Appris, 2021), que todos eles trazem minha análise e avaliação sobre o que foi, em épocas passadas, a política externa e a diplomacia dos vários governos e regimes havidos no Brasil.

Aproveitei o link da edição da UFRR para reler esse livrinho escrito de forma algo improvisada e apressada apenas para registrar a minha total desconformidade com o que vinha ocorrendo na política externa e com o que vinha sendo atacado o Itamaraty (uma instituição feudal-burocrática, mas de boa qualidade intelectual), a instituição à qual eu estive ligado de forma ativa entre 1977 e 2021, e da qual sempre fui um analista severo e muito crítico (sobretudo de alguns dogmas duvidosos), hoje apenas um observador isento de seus caminhos incertos e inquietantes.

Ao reler o livrinho, excluindo o caráter prolixo de algumas passagens, muito intelectualoides, descobri que ele oferece um retrato fiel do que foram os dois anos nos quais um chanceler acidental, tresloucado por seus fundamentalismos exóticos, conseguiu destruir muito do capital intelectual, e também humano, pelo qual a minha ex-Santa Casa (do Barão, melhor dito) era conhecida.

Um ano depois de publicar esse livro, tentei um exercício de recuperação de nosso capital intelectual, convidando mais de meia centena de colegas a um exercício clandestino (ou seja, secreto e discreto) de “planejamento de uma política externa pós-bolsonarista”, algo que uma instituição respeitável como sempre foi o Itamaraty pideria facilmente fazer. Talvez pelo fato da pandemia, ou por excesso de temores da parte dessas cinco dezenas de colegas, as respostas foram exígua, menos de cinco, o que me levou a cancelar a iniciativa. Continuei exercendo solitariamente meu trabalho de resistência intelectual ao besteirol bolsolavista, não só no âmbito da política externa e da diplomacia.

Um dia vou relatar como foi essa frustrada tentativa minha de resgatar a dignidade do Itamaraty em face do arbítrio imbecil dos amadores que destruiram a nossa diplomacia, depois dos desvios lulopetistas da fase anterior, a diplomacia partidária de aliança com regimes liberticidas.

Por enquanto, convido todos os interessados a ler, se desejarem, o meu primeiro libelo contra a burrice erigida em diretrizes diplomáticas.

Todos os livros da série estão disponíveis em minha página da plataforma Academia.edu.

Paulo Roberto Almeida

Brasília, 8/03/2025

https://www.academia.edu/40000881/A_Destruicao_da_Inteligencia_no_Itamaraty_Edição_do_Autor_2019_

Nenhum comentário: