Mostrando postagens com marcador número de Constituições. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador número de Constituições. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 2 de maio de 2023

O Brasil já teve constituições demais? E a França?

 Vcs acham que o Brasil já teve constituições demais? 

Foram sete ou oito, segundo se possa considerar as extensas emendas introduzidas em 1969, depois do AI-5 à Constituição de 1967, uma nova Constituição, ou seja, tantas quantas foram as nossas moedas desde o abandono do mil-reis em 1942. 

Mas e a França, novamente comvulsionada por uma nova mini-revolução, na impossibilidade de debater uma reforma consensuada sobre seu regime previdenciário? Ela já teve 14 constituições, o DOBRO do Brasil;

“Ainsi, depuis 1789, la France a-t-elle connu 14 constitutions (trois sous la Révolution , trois sous le Consulat et l'Empire, deux chartes plus la Constitution de 1815 dite des "Cent-jours", puis les constitutions de 1848, 1852, 1875, 1946 et 1958), auxquelles il faut ajouter d'une part les constitutions non appliquées ...”

Ou seja, já está na hora de ter mais uma…

Postagem em destaque

Madame IA efetuou, a pedido de Airton Dirceu Lemmertz, uma avaliação geral sobre os 20 anos do Blog Diplomatizzando - Paulo Roberto de Almeida

  Madame IA, docemente constrangida pelo meu amigo especialista no setor, fez um balanço geral e uma apresentação honesta, simpática, do blo...