segunda-feira, 2 de abril de 2012

Espiritos animalescos na politica comercial - Marcelo de Paiva Abreu


Espíritos animais predatórios
Marcelo de Paiva Abreu*
O Estado de São Paulo, segunda-feira, 2.4.2012

O tema protecionismo continua a dominar o noticiário. Está aberta a temporada de caça à desoneração fiscal, alegadamente para compensar a apreciação cambial. As grandes vinícolas brasileiras querem se proteger da concorrência dos vinhos importados por meio de salvaguardas, a despeito de seu mercado ter crescido 7% em 2011. Os produtores de cebola pressionam por medidas de defesa comercial. O setor de toalhas de mesa e banho reporta déficit setorial que deve ser debelado. Proeminente colunista-empresário siderúrgico assevera que "o governo tem condições para, sem constrangimentos, dar apoio irrestrito a setores em que a vocação industrial brasileira é indiscutível, como agronegócios em geral, energia renovável, calçados, têxteis, móveis e siderurgia (!)". A tradução, em bom português, é "quero mais". Digna de Oliver Twist, só que agora muito bem alimentado.
Nunca antes neste país se cultuou de forma mais rudimentar a ideia estapafúrdia de superávits comerciais setoriais. Danem-se as vantagens comparativas. O objetivo parece ser assegurar superávit em todos os setores.
A despeito das medidas protecionistas já adotadas, com destaque para o aumento discriminatório do IPI sobre autos importados, a presidente Dilma Rousseff afirmou, em entrevista recente, que não se trata de protecionismo, mas de barreiras momentâneas de natureza defensiva, em resposta a políticas desestabilizadoras das grandes economias. Os únicos parcos consolos foram a afirmação de que não se pretende voltar aos velhos tempos da reserva de mercado da informática e alguma hesitação quanto à política de assegurar alto conteúdo nacional dos equipamentos demandados pela Petrobrás.
A insistência, em Brasília, de que as dificuldades competitivas enfrentadas pela indústria são devidas preponderantemente a fatores externos tem levado o Brasil a ventilar em foros internacionais, de forma seletiva, a adoção de medidas corretivas. Na semana passada foi discutida em Genebra, em seminário na OMC realizado por iniciativa do governo brasileiro, a relação entre políticas cambiais e comércio. O Brasil defende a criação de mecanismos tarifários compensatórios para enfrentar distorções competitivas motivadas por políticas cambiais adotadas por parceiros comerciais. Trata-se de objetivo irrealista por várias razões. Tradicionalmente, a OMC tem tratado de questões cambiais apenas de forma marginal, sempre fazendo referência ao papel central do FMI. Embora haja relação entre comércio e finanças, a divisão de trabalho na agenda de instituições internacionais faz sentido. Depois do abandono do regime de taxas cambiais fixas, foram realizadas as rodadas Tóquio e Uruguai, baseadas na negociação de listas tarifárias consolidadas. Emperrar a pauta das negociações da OMC com a discussão de medidas automáticas de compensação de variações cambiais seria assegurar a ausência de avanços concretos por um longo período. Mesmo sem essa complexidade adicional, não se registra grande sucesso nas negociações comerciais multilaterais desde meados da década de 90.
A credibilidade das propostas cambiais brasileiras na OMC é certamente afetada pela timidez com que o assunto é tratado em outros foros, especialmente quando envolvem relações com a China. Em contraste com a brabeza metafórica dirigida a Washington e, em menor medida, a Bruxelas, a fala com os chineses tem sido em tom bem mais manso, embora seja a concorrência chinesa que afeta a indústria brasileira.
Não é apenas câmbio valorizado que erode a competitividade da indústria. É cômodo para o governo privilegiar o câmbio porque ajuda a transferir a culpa ao estrangeiro. Deformações tributárias, carência de inovação, infraestrutura calamitosa, inépcia na condução de projetos públicos, tudo isso tem que ver com vícios genuinamente nacionais. Os "espíritos animais" - pobre Keynes - de que falou a presidente estão notoriamente ausentes quando se trata de atividades que não envolvam extração de vantagens do Estado. Mesmo a questão cambial não pode ser analisada só sob o prisma da entrada de capitais especulativos. A taxa de juros brasileira reflete a persistente incapacidade de o governo equacionar o desequilíbrio estrutural das contas públicas.
O governo vem privilegiando a retórica: em Brasília, na reunião com a cúpula empresarial; em Genebra, na OMC; e em Nova Délhi, na reunião dos Brics. A reunião dos Brics é, talvez, a que melhor se justifique como reserva de posição quanto ao futuro, embora a relação assimétrica com a China seja preocupante.
Ao convescote com lideranças empresariais aplica-se implacavelmente a máxima do Barão de Itararé: de onde menos se espera, é dali mesmo que não sai nada. Mais graves são as consequências da iniciativa genebrina, pois compromete ainda mais a reputação acumulada pelo Brasil nas vitórias na solução de controvérsias sobre algodão e açúcar, bem como com o seu papel construtivo na tentativa de concluir a Rodada Doha. Será completamente ingênuo esperar que o governo reverta a situação atual e instile um pouco de bom senso e competência na formulação de sua política comercial? É triste constatar que sim.
*Doutor em Economia pela Universidade de Cambridge, é professor titular no Departamento de Economia da PUC-Rio

Cuba: uma economia a beira do colapso (sem ajuda externa...)

Quem diz isso não sou eu, mas um economista cubano, vivendo em Cuba, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Havana, ex-funcionário do Banco Central -- não é mencionado porque saiu, já que se imagina que trabalhar no BC cubano deva ser algo mais próximo do objeto mais valorizado atualmente em Cuba, do que simplesmente ser professor universitário, com salário menor, provavelmente, do que um taxista -- e ele confirma o que já se sabia: sem os soviéticos, e sua generosa ajuda, a economia cubana entrou em colapso; aí, providencialmente, apareceu Chávez, o anjo enviado dos céus (com perdão dos crentes); ou seja, se Chávez desaparece, a economia cubana, que já está virtualmente em colapso, entrará definitivamente em colapso.
Bela obra esse socialismo de 50 anos, que ainda pretende continuar sob uma forma atenuada durante mais alguns anos, tentando entrar no capitalismo à la China ou Vietnã, ou seja, preservando o monopólio do Partido Comunista e toda a autocracia que vem junto.
O próprio economista confirma que se teria de fazer uma desvalorização cambial ainda maior, ou seja, deixar o povo cubano ainda mais pobre do que já é.
Será que é por isso que os companheiros estão tentando ajudar seus companheiros cubanos?
Certamente, mas eles poderiam pelo menos reconhecer o fracasso completo da experiência cubana, e renegar não só o modelo econômico como a ditadura que o sustenta.
Paulo Roberto de Almeida 



Entrevista da 2ª: Pavel Alejandro Vidal
Saída de Hugo Chávez provocaria um choque tremendo em Cuba
Economista diz que, sem a Venezuela, havana perde óleo barato e divisas com médicos, que rendem mais que turismo
FLÁVIA MARREIRO
ENVIADA ESPECIAL A HAVANA
Folha de S.Paulo, 2/04/2012  – pág. A18

Sem Hugo Chávez na Venezuela, Cuba mergulharia em uma crise social e política difícil de superar. Viveria um choque tremendo -mais um, duas décadas após perder sua aliada carnal URSS.
O vaticínio -quando o discípulo de Fidel Castro se trata de um câncer e enfrenta eleições em outubro- pode ser repetido por muitos analistas, mas, na boca de Pavel Alejandro Vidal, economista da Universidade de Havana, ele se traduz em números.
O impacto do fim da cooperação com a Venezuela seria duplo. Por um lado, Havana perderia facilidades financeiras para comprar petróleo, que representou metade das importações da ilha em 2010.
Mas há mais que petróleo em jogo: os mais de 30 mil profissionais de saúde trabalhando nos programas sociais de Chávez na Venezuela rendem para Havana ao menos duas vezes mais que o turismo na ilha.
Ao menos US$ 6 bilhões, estima Vidal, ante US$ 2 bilhões de divisas provenientes dos turistas em 2010. Pelos acordos assinados há dez anos, Chávez paga um salário aos médicos cubanos em seu país e outra parte diretamente ao Estado cubano.
"É muito difícil imaginar como lidar com uma crise desse tipo [ausência da cooperação com a Venezuela], dado o cansaço social que há, os baixos níveis de salários."
O economista de 36 anos, até 2006 funcionário do Banco Central de Cuba, faz parte do Centro de Estudos de Economia Cubana da Universidade de Havana, o mais importante do país e com considerável produção a respeito das reformas em curso.
Ele divulgará nas próximas semanas o resultado de sua mais recente pesquisa: um estudo sobre as reformas no Vietnã e o que da experiência pode ser aplicado em Cuba.
Leia trechos da entrevista.

Folha - O que o sr. encontrou nas reformas no Vietnã que pode ser útil para Cuba?
Pavel Alejandro Vidal - Fomos buscar no Vietnã qual foi a velocidade das reformas. Nos final dos anos 80, o país aplicou uma desvalorização da taxa de câmbio de dez vezes -Cuba, provavelmente, vai ter que desvalorizar mais do que isso. Lá houve reformas em duas velocidades. Apesar disso, embora as reformas nesse ponto monetário tenham sido um choque muito parecido ao que aconteceu no leste da Europa, os resultados foram distintos.
No Vietnã, foi um sucesso, e lá foi um desastre. Por que a diferença de resultados?
Tem a ver, especificamente no tema monetário, com a estrutura das economias.
No Leste Europeu, eram grandes empresas estatais, indústrias. Esse tipo de economia costuma reagir muito mal a um choque monetário. São empresas em que há muita burocracia, muita inércia e pouca flexibilidade.
Já no Vietnã, a economia estava baseada em empresas familiares, na agricultura, em pequenos negócios. A economia respondeu muito bem a desvalorização da moeda, acompanhada de um processo de liberalização.
Cuba tem um tipo de economia muito mais parecido com o do Leste Europeu que com o do Vietnã e, portanto, não poderia aplicar um choque monetário. Existe um modelo de fazer a desvalorização gradualmente, mas a questão é saber se Cuba, especialmente os líderes da revolução, tem esse tempo.
Essa é uma das contradições e por isso o tema da velocidade é tão importante.
O melhor seria uma reforma gradual, mas não há tempo para isso. Se Cuba tivesse começado a reforma ao mesmo tempo que o Vietnã, poderia ser aplicada a gradualidade, mas agora não.
A recomendação que faremos ao governo, à luz dessa experiência, é fazer as reformas em duas velocidades. Acelerar muito mais as mudanças em vários setores como a agricultura.
A abertura, a liberalização deveria ser muito mais rápida, com acesso à importação, acesso a capital externo, maior flexibilidade de comercialização. E passar de pequenas empresas para pequenas e médias.
Mas nas diretrizes há barreiras a empresas maiores, se prega contra a concentração de riquezas...
Vão ter de permitir pequenas e médias empresas porque em Cuba o principal ativo para enfrentar com otimismo o futuro econômico é o capital humano. Não se tira muito proveito do capital humano na microempresa. Para isso, é preciso empresas de maior tamanho, que utilizem conhecimento, tecnologia.
Esse é o nosso diferencial positivo ao Vietnã. Aqui o capital humano tem mais possibilidades. Foi nisso que o país investiu nos últimos 40 anos. E agora o que é necessário é uma política econômica que use isso eficientemente.
O que impede que as reformas sejam aceleradas? Falta consenso no governo?
Reformas precisam de consenso, de apoio popular. O interessante é que a falta de consenso não é só no governo, é também na população. Estamos há 50 anos num modelo econômico, isolados de tudo, dos meios de comunicação.
Há um consenso de que é preciso mudar, mas não sobre para onde ir. As novas gerações estão mais preparadas para as mudanças, claro.
Não sou sociólogo, mas tenho a ideia de que parte dos cubanos tem como ideal os anos 80. Querem que as mudanças nos levem para o sistema de subsídios que vigorava na época soviética. Uma economia socialista especializada, com mais recursos. Mas isso não é replicável.
E o governo, o que busca como ideal? Uma economia "socialista de mercado", como China, Vietnã?
O modelo está sendo buscado de forma pragmática, mas não há uma crítica profunda ao modelo soviético. O modelo econômico cubano ainda depende muito dele, e isso dificulta pensar em um novo. Essa é uma das debilidades: parte do sistema de direção macroeconômico está baseada na noção de uma economia planificada. E não vejo com clareza que queiram mudar isso. Está se tentando mesmo aperfeiçoar.
Isso pode ser o pior equívoco das reformas: tentar aperfeiçoar o esquema de planificação centralizado que nunca funcionou.
Vamos adivinhando o novo modelo, por meio do que vai acontecendo na política. Nem eles mesmos sabem para onde vai. O período das diretrizes é o ano de 2015, mas 2015 está aí.
O sr. diz que a idade dos dirigentes cubanos é uma pressão para que acelerem as reformas. Mas há também o fator Chávez. Ele está doente e há eleições na Venezuela em outubro. Como fica Havana sem Caracas?
A dependência não chega a ser igual a que havia com a URSS. Cuba tem comércio e investimento mais diversificados agora, mas uma mudança de situação na Venezuela que tivesse impacto nos acordos com Cuba provocaria uma crise que seria política e socialmente muito difícil de superar. Um choque tremendo.
É muito difícil imaginar como lidar com uma crise desse tipo, dado o cansaço social que há, os baixos níveis de salários.
Não há reservas para enfrentar uma crise dessa magnitude. Os acordos de médicos respondem por três vezes do que entra por conta do turismo. Estima-se que seja mais de US$ 6 bilhões.
Seria um choque duplo, então, por causa do petróleo...
Sim, teria os dois impactos. Cuba deixaria de ganhar por serviços médicos e teria de pagar mais por importações de petróleo sem facilidades financeiras existentes.
Há nervosismo no governo?
Há quem diga que quem quer que substitua Chávez não vai poder romper completamente os acordos, que a Venezuela também teria uma dependência de Cuba, o que matizaria um pouco as coisas. Mas o fato é que sem isso seria muitíssimo mais complicado. O cenário das reformas considera que Chávez continua e que não se descubra petróleo. Talvez uma coisa compense a outra.
Uma das variáveis para a velocidade das reformas é manter um ritmo que não comprometa o sistema político. O sr. concorda?
Sim, para manter a estabilidade é necessário priorizar a economia. Não obstante, as mudanças econômicas implicam mudanças políticas. Em 2015, como se diz nas diretrizes, espera-se que 30% ou 40% da população esteja empregada no setor não estatal. Isso implica uma mudança política importante. Será uma parte importante da população com uma relação com o governo de muito mais autonomia e independência, então a política terá de ser manejada de forma diferente.
Leia a íntegra da entrevista em
folha.com/no1070062

Le Bresil dans le Monde: dossier de la revue Diplomatie (article PRA)

A revista francesa Diplomatie contatou-me, logo após minha chegada à França, para colaborar num dossiê especial que estavam preparando sobre o papel do Brasil no mundo.
Minha colaboração foi esta aqui: 


2371. “Une prospective du Brésil: vers 2022”, Paris, 23 Fevereiro 2012, 10 p. Colaboração ao Dossier Brésil, revue Diplomatie. Dados principais usados para entrevista radiofônica na France Culture, programa “Les Enjeux Internationaux” (Paris, 13/03/2012, 06:45hs; link: http://www.franceculture.fr/emission-les-enjeux-internationaux-bresil-les-chances-du-pays-de-devenir-une-puissance-international). Publicado na revista Diplomatie: Affaires Stratégiques et Relations Internationales (Paris: Les Grands Dossiers de Diplomatie n. 8, avril-mai 2012, ISSN: 2115-256X; p. 90-95; link: http://www.diplomatie-presse.com/?p=4675). Relação de Publicados n. 1065.


Mas eu também sugeri outros nomes para colaborar, entre eles meu amigo Sergio Florêncio, embaixador, cônsul geral em Vancouver, atualmente.


Segue a apresentação desse número especial, feita no site da revista: http://www.diplomatie-presse.com/?p=4675
Paulo Roberto de Almeida

GDD n°8 – Géopolitique du Brésil

En 1941, réfugié au Brésil pour fuir les horreurs de la Seconde Guerre mondiale, Stefan Zweig publie Le Brésil, terre d’avenir. L’écrivain autrichien est séduit par la beauté du territoire, la chaleur, la cordialité et le pacifisme de ses habitants. Cette « terre d’avenir » fut cependant trop souvent cantonnée au statut de puissance en devenir (donc non encore établie). À travers ce rang de puissance émergente, le Brésil parvient difficilement à se faire pleinement entendre au sein d’une communauté internationale dont le jeu semble figé depuis 1945. Dès lors, comment accéder à la table des Grands ? Avec la présidence de Luiz Inácio Lula puis de Dilma Rousseff, le pays adopte une stratégie tous azimuts destinée, d’une part, à faire entendre la voix du Brésil au sein d’un système international verrouillé (par, notamment, un appareil diplomatique particulièrement efficace), et d’autre part, à créer les conditions d’une alternative à la mondialisation. Depuis le premier Forum social, Porto Alegre n’est plus seulement, en effet, le nom d’une ville brésilienne.
Il est devenu synonyme d’une posture de vigilance citoyenne et d’une remise en cause profonde des fondements mêmes d’une mondialisation plus tournée vers les profits financiers que vers le progrès humain. Et ce sursaut a gagné tous les pays. Cette posture brésilienne est le fruit d’une histoire atypique, qui ne s’est pas construite à coup de révolutions ou d’ostracisme, mais sur des valeurs d’ouverture et de tolérance. Car le Brésil est la nation, par delà toutes les autres, qui s’est le plus nourrie du positivisme d’Auguste Comte, jusqu’à l’inscrire dans sa devise nationale (« Ordre et Progrès »). Il n’est donc pas étonnant que Dilma Rousseff ait récemment choisi de se rendre à Porto Alegre et non à Davos.
En juin prochain, elle présidera la Conférence des Nations Unies sur le développement durable (dite « Rio+20 ») qui réunira notamment les délégations des anciennes comme des nouvelles puissances mondiales. L’« ancien monde » est-il préparé à cette « table des Grands » à la mode brésilienne ?
Portfolio – Ordem e progresso
Histoire
Tableau de bord – Le Brésil en quelques dates
Brésil : les enjeux de l’Histoire, entretien avec Denis Rolland, professeur à l’Université de Strasbourg et directeur d’études au Centre d’histoire de Sciences Po (Paris)
Portfolio – Quand le Sahara nourrit l’Amazone
Un État-monde
Tableau de bord – Un État-monde
Brésil : anatomie d’une puissance, par Hervé Théry, directeur de recherche au CNRS-CREDA (Centre de Recherche et de Documentation des Amériques), professeur invité à l’Universidade de São Paulo (USP), et co-fondateur de la revue en ligne Confins
Portfolio – Villes brésiliennes
Tableau de bord – 190 millions d’habitants et trois Brésils
Repères – L’immensité du Brésil ; Mers et fleuves à apprivoiser ; L’espace, un atout maître
Economie & Société
Tableau de bord – L’économie brésilienne ; Grandes entreprises et grandes fortunes
Le Brésil et la crise économique internationale actuelle, par Sergio Abreu e Lima Florencio, consul du Brésil à Vancouver
Focus – Le fer, un trésor du Brésil
Tableau de bord – L’économie brésilienne, forces et faiblesses
La participation au cœur de la politique urbaine au Brésil, par Elson Manoel Pereira, professeur à l’université de Santa Catarina, directeur du laboratoire « Villes et société » et membre du conseil scientifique du Centre d’études et de recherches sur le Brésil de l’UQAM
Focus – L’Amazonie : enjeux du vivant et biopiraterie
Géopolitique
Tableau de bord – Géopolitique du Brésil
La Grande Amazonie sud-américaine : un défi pour le Brésil, par Wanderley Messias da Costa, professeur à l’Université de São Paulo, et auteur de Geografia política e geopolítica: discursos sobre o território e o poder et de Dimensões humanas da atmosfera-biosfera na Amazônia
Focus – Le Brésil au Conseil de Sécurité des Nations Unies
Portfolio – Brésil-Afrique : célébration des grands événements et réalisme politique
Le Brésil en émergence : la conciliation de la croissance économique et de la justice socio-environnementale est-elle possible ?, par Anne Latendresse, professeur à l’Université du Québec à Montréal et directrice du Centre d’études et de recherches sur le Brésil (CERB)
Les méga-événements sportifs au Brésil : des jeux pour qui ?, par Mathieu Labrie, candidat à la maîtrise en études urbaines et Pierre-Mathieu Le Bel stagiaire postdoctoral à l’Université du Québec à Montréal – membres du CERB
Focus – Rio+20
Focus – Le Forum social mondial
Stratégies
Tableau de bord – Défense et défis stratégiques du Brésil
Stratégies brésiliennes et moyens militaires, entretien avec Bruno Muxagato, doctorant en relations internationales et enseignant à l’université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines
Repères – Le front nord ; Le front ouest ; Le front sud ; Le front maritime
Tableau de bord – Qui surveille l’Amazonie ?
Prospective
Tableau de bord – Démographie et énergie : des enjeux d’avenir
Une prospective du Brésil vers 2022, par Paulo Roberto de Almeida, diplomate, professeur d’économie politique au Centre universitaire de Brasilia (Uniceub)
Les Grands Dossiers de Diplomatie n° 8, AREION Group/CAPRI, Paris, avril-mai 2012. 100 pages, 23 x 30 cm, broché (10,95 €)

A frase do seculo: ainda pendente de realizacao...


On April 2, 1917, President Woodrow Wilson asked Congress to declare war against Germany, saying:

The world must be made safe for democracy.

Bem, parece que o mundo ainda não se conformou com essa simples ideia.
Leiam a matéria neste link: 



Site Guide
Feedback
Job Opportunities


On This Day

Read the full text of The Times article or other headlines from the day.
 Buy a Reproduction
Front Page Image

President Calls for War Declaration, Stronger Navy, New Army of 500,000 Men, Full Co-operation With Germany's Foes



Must Exert All Our Power
To Bring a "Government That Is Running Amuck to Terms."
WANTS LIBERAL CREDITS
And Universal Service, for "the World Must Be made Safe for Democracy."
A TUMULTUOUS GREETING
Congress Adjourns After "State of War" Resolution Is Introduced- Acts Today
Special to The New York Times

OTHER HEADLINESArmed American Steamship Sunk; 11 Men Missing: The Aztec Is First Gun-Bearing Vessel Under Our Flag to be Torpedoed: Surprise Attack at Night: 12 Navy Men and Their Chief Among 17 Survivors Picked Up by a Patrol: 11 in a Lifeboat That Sank: Liner St. Paul, with Cannon, Reaches British Port in Safety- Had 61 Passengers
Washington, April 2 -- At 8:35 o'clock tonight the United States virtually made its entrance into the war. At that hour President Wilson appeared before a joint session of the Senate and House and invited it to consider the fact that Germany had been making war upon us and to take action in recognition of that fact in accordance with his recommendations, which included universal military service, the raising of an army of 500,000 men, and co-operation with the Allies in all ways that will help most effectively to defeat Germany.
Resolutions recognizing and declaring the state of war were immediately introduced in the House and Senate by Representative Flood and Senator Martin, both of the President's birth-state, Virginia, and they are the strongest declarations of war that the United States has ever made in any war in which it has been engaged since it became a nation. They are the administration resolutions drawn up after conference with the President, and in language approved and probably dictated by him, and they will come before the two Foreign Affairs Committees at meetings which will be held tomorrow morning and will be reported at the earliest practical moment.
Unreservedly With the Allies
Before an audience that cheered him as he has never been cheered in the Capitol in his life, the President cast in the lot of American unreservedly with the Allies and declared for a war that must not end until the issue between autocracy and democracy has been fought out. He recited our injuries at Germany's hands, but he did not rest our cause on those; he went on from that point to range us with the Allies as a factor in an irrepressible conflict between the autocrat and the people. He showed that peace was impossible for the democracies of the world while this power remained on earth. "The world," he said, "must be made safe for democracy."
We had learned that the German autocracy could never be a friend of this country; she had been our enemy while nominally our friend, and even before the war of 1914 broke out. He called on us to take our stand with the democracies in this irrepressible conflict, with before our eyes "the wonderful and heartening events that have been happening in the last few weeks in Russia." He reaffirmed his hope for peace and for freedom, and looked to the war now forced on us to bring these about; for, he said, a world compact for peace "can never be maintained except by a concert of the democracies of the world."
The objects for which we fight, he said, are democracy, the right of those who submit to authority to have a voice in their own government, the rights and liberties of small nations, the universal dominion of right, the concert of free peoples to bring peace and safety to all nations, and to make the world free. These have always been our ideals, and to accomplish them, we accept the war Germany has made upon us. In fighting it we must not only raise an army and increase the navy, but must aid the Allies in all ways, financial and other, and so order our own preparations as not to interfere with the supply of munitions they are getting from us.
Trouble-making Pacifists Barred
The President delivered this speech before an audience that had been carefully sifted. All day Washington had been in the hands of belligerent pacifists, truculent in manner, and determined to break into the Capitol. They tried to take possession of the Capitol steps, up which the President must go when he entered, and met the same fate that Coxey's rioters fell in with twenty-three years ago at the hands of the police, who dispersed them.
A handful of them fell upon Senator Lodge and assaulted him. Others entered the Vice President's room and were so aggressive that they were put out. But by nightfall the authorities had them eliminated, so far as any possibility of trouble was concerned, and they were not admitted to the Capitol at all.
Two troops of the Second Cavalry guarded the approaches, and admitted nobody who could not be vouched for and the building swarmed with Secret Service men, Post Office Inspectors, and policemen on guard to see that no harm form the lovers of peace befell the President of the United States in his charge of a constitutional duty.
He came at 8:30, guarded by another troop of cavalry. If he had come in the afternoon, as he wished to do, he would have made his entry through thousands of pacifists camped outside the building and parading its corridors and waiting for him. But at night it was easier for a camel to go through the eye of a needle than for a disturber to get within pistol shot of the Capitol, and even those who could get into the building itself could not get into the galleries without special tickets.
President Greeted Cheers
The House an hour before had taken a recess. When it met again it was in a scene that the hall had never presented before. Directly in front of the Speaker and facing him sat the members of the Diplomatic Corps in evening dress. It was the first time any one could remember when the foreign envoys had ever sat together officially in the Hall of Representatives.
Then the doors opened, and in came the Senators, headed by Vice President Marshall, each man wearing or carrying a small American flag. There were three or four exceptions, including Senators La Follette and Vardaman, but one had to look hard to find them and Senator Stone was no exception. It was at 8:32 that they came in, and one minute later the speaker announced;
"The President of the United States."
As he walked in and ascended the Speaker's platform he got such a reception as Congress had never given him before in any of his visits to it. The Supreme Court Justices rose from their chairs, facing the place where he stood, and led the applause, while Representatives and Senators not only cheered, but yelled. It was two minutes before he could begin his address.
When he did begin it, he stood with his manuscript before him typewritten on sheets of note paper. He held it in both hands, resting his arm on the green baize covered desk, and at first he read with out looking up, but after a while he would glance occasionally to the right or left as he made a point, not as if he were trying to see the effect, but more as a sort of gesture- the only one he employed.
Congress listened intently and without any sort of interruption while he recited the German crimes against humanity, his own and his country's effort to believe that the German rulers had not wholly cut themselves off from the path which civilized nations follow, and the way in which the truth was forced upon unwilling minds. It was waiting for his conclusions, and there was no applause or demonstration of any kind for the recital.
But when he finished his story of our efforts to avoid war and came to the sentence "armed neutrality, it now appears, is impracticable because submarines are in fact outlaws when used as the German submarines are used," breathless silence, so painfully intense that it seemed almost audible.
A Roar Answers No "Submission."
He had told Congress at the outset that the condition which now confronted us was one which he had neither the right nor the duty to cope with alone, and that he had come to ask it to make its choice of ways to deal with it; and now he said:
"There is one choice we cannot make, we are incapable of making. We will not choose the path of submission . . ."
There was more of the sentence, but Congress neither knew it nor would have waited to hear if it had been known. At the word "submission," Chief Justice White with an expression of joy and thankfulness on his face, dropped the big soft hat he had been holding, raised his hands high in the air, and brought them together with a heartfelt bang; and House, Senate, and galleries followed him with a roar like a storm. It was a cheer so deep and so intense and so much from the heart that it sounded like a shouted prayer.
The President completed his sentence,
"And suffer the most sacred rights of our people to be ignored," and Congress relapsed into its intent and watchful silence. But when he asked for the declaration of war, when he urged them to "declare the course of the Imperial German Government to be in effect nothing less than war," the scene was even more striking.
Chief Justice Leads the Cheers
Chief Justice White had the most prominent seat on the floor; the Supreme Court sat apart from all the rest in a little island of chairs in the center of the open space before the Speaker's desk; and as he rose from his seat at the head of the little known men, he was marked out from all, as no one else was except the President himself. The Chief Justice's face wore an expression of pride and relief that was a study, and that attracted the observation of everybody; and though the cheering really needed no leader, he was its leader. At this last utterance of this President's, he compressed his lips close together as if her were trying to keep tears back, and again raised his hands as high as he could and brought his mighty palms together as if her were trying to split them.
Behind him the Senators and Representatives were cheering; and now, after a moment or two, Heflin of Alabama sprang to his feet. In a second the whole Democratic side of the House was up after him, and then Ollie James of Kentucky rose in his turn, followed immediately by the Democratic side of the Senate, and there they all stood cheering at the top of their lungs.
The same scene was repeated when the President a moment later asked Congress to recognize the state of belligerency which Germany had thus forced upon us, and to adopt measures which would bring the German Government to terms as soon as possible and end the war.
The next applause came from his statement that such a prosecution of the war would call for co-operation with the Allies, and there was more when he spoke of making them a liberal financial contribution, "so that our resources be as far as possible added to theirs." Next he took up our own preparation, independent of the Allies, and Congress applauded his proposal for strengthening the navy, for an army of "at least 500,000 men," but the applause turned to great cheering when he added, "it should be chosen, in my judgment, on the principle of universal liability to service."
After declaring that we should order our preparations so as to interfere as little as possible with the duty of supplying the Allies with munitions, which elicited more applause. The President turned to the great causes which called us into the war, and spoke no more of the injuries which Germany had inflicted upon us. It was not for revenge that we were fighting, but because we were enlisted in the battle for democracy.
"We have no quarrel with the German people," he said amid applause, and later he declared that they would be liberated as well as the people of other lands, by the war.
When he came to this part of his address the first big cheer he got was when, painting the battle of democracy an autocracy, and the difference between the two, he said that democracies "do not fill other countries with spies or set upon a course of intrigue" -and would have said more but for the cheering that split his sentence at that word.
"The Russian people have been added to the forces that are fighting for justice and for peace," he said, and they cheered again.
Not in the way of reciting injuries to which we must not submit, as he had done at the beginning but for the purpose of illustrating the differences between self-governed peoples and those that are ruled by a few, he said. "It has filled our unsuspecting communities and even our offices of Government with spies and set criminal intrigue everywhere afoot."
The cheers which this evoked showed again that this is a particularly sore spot with Congress, though the President's object at this point was only the drawing of a contrast between the nations to which we are affiliated and those which are ruled by secret diplomacy and personal government- "a government that did as it pleased and told its people nothing."
His direct charge against the German Embassy, that these plots were directed by "official agents of the Imperial Government, accredited to the Government of the United States," brought another storm of applause.
A World "Safe for Democracy."
But these charges he made only incidentally, and for purposes of illustration. They were all designed to show that "the autocratic German Government can never be a friend," and now he said:
"The world must be made safe for democracy."
This sentence might have passed without applause, but Senator John Sharp Williams was one man who instantly seized the full and immense meaning of it. Alone he began to applaud, and he did it gravely, emphatically- and in a moment the fact that this was the keyword of our war against Germany dawned on the others, and one after another followed his lead until the whole host broke forth in a great uproar of applause.
When he touched on our relations with the German-Americans there was applause for his promises to those German-Americans who "are in fact loyal to their neighbors and the Government in the hour of test," but it was altogether overshadowed by the volume of that which broke out for the antithetical sentence, "If there should be disloyalty it will be dealt with a stern hand and firm repression.
An Ovation Follows Closing Words.
The President ended at 9:11, having spoken thirty-six minutes. Then the great scene which had been enacted at his entrance was repeated. The diplomats, the Supreme Court, the galleries, the House and Senate, Republicans and Democrats alike, stood in their places and the Senators waved flags they had brought with them. Those who were wearing, not carrying flags, tore them from their lapels or their sleeves and waved with the rest, and they all cheered wildly.
Senator Robert Marion La Follette, however stood motionless with his arms folded tight and high on his chest, so that nobody could have any excuse for mistaking his attitude; and there he stood, chewing gum with a sardonic smile.
The President walked rapidly out of the hall, and when he had gone, the Senators and the Supreme Court and the diplomats went their ways. Four minutes after his departure the Speaker called the House to order for the passage of a resolution offered by Chairman Fitzgerald of the Appropriations Committee making it possible to pass the money bills within ten days under suspension of the rules, and the first day's session of the Sixty-fifth congress was at an end.


The War Resolution Now Before Congress
This resolution was introduced in the House of Representatives last night by Representative Flood, Chairman of the Foreign Affairs Committee, immediately after the President's address:
JOINT RESOLUTION, Declaring that a State of War Exists Between the Imperial German Government and the Government and People of the United States and Making Provision to Prosecute the Same.
Whereas, The recent acts of the Imperial German Government are acts of war against the Government and people of the United States:
Resolved, By the Senate and House of Representatives of the United States of America in Congress assembled, that the state of war between the United States and the Imperial German Government which has thus been thrust upon the United States is hereby formally declared; and
That the President be, and he is hereby, authorized and directed to take immediate steps not only to put the country in a thorough state of defense but also to exert all of its power and employ all of its resources to carry on war against the Imperial German Government and to bring the conflict to a successful termination.

Postagem em destaque

Livro Marxismo e Socialismo finalmente disponível - Paulo Roberto de Almeida

Meu mais recente livro – que não tem nada a ver com o governo atual ou com sua diplomacia esquizofrênica, já vou logo avisando – ficou final...