O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 28 de janeiro de 2012

Uau! Seguidor numero 500 atencao: concorrendo a um brinde...

Este blog alcançou, no momento em que escrevo -- Sábado, dia 28 de janeiro de 2012 -- 499 seguidores (ou membros), como informado pelo sistema:



Participar deste site
Membros (499Mais »
Já é um membro? Fazer login


Isto não sei desde quando, suponho que desde o momento que coloquei no blog o mecanismo de seguimento, o que deve ter ocorrido muito tempo depois de seu início, em algum momento de meados da década passada (em 2005 ou 2006, por aí). Sinto muito, mas sou muito distraído para prestar atenção nos detalhes técnicos de meus blogs e site, e de fato nunca leio manuais ou instruções, por isso eles são essa porcaria técnica que são.
Se eu ainda tivesse um anjo da guarda que fosse web designer, e um outro administrador de sistemas, e um terceiro catalogador de trabalhos, e um quarto indexador de arquivos, e um quinto, um anjo da guarda bem dedicado, e imune a alergias, que se ocupasse de organizar meus livros, enfim, seu eu tivesse uma tribo inteira de anjos da guarda especialistas nessas áreas -- ou, talvez, um super anjo da guarda capaz de fazer tudo isso ao mesmo tempo -- se eu contasse com esse tipo de ajuda, talvez meus blogs e site estivessem melhor organizados, seriam bem mais belos e funcionais, com melhor apresentação visual e distribuição racional de seções, e de acesso fácil aos principais temas de trabalho que me ocupam noite adentro, para maior deleite dos leitores, facilidades dos navegantes de passagem, curiosos e visitantes ocasionais.
Como não tenho nada disso, e sou um total incompetente para essas matérias, o blog é isso que é, e vocês têm de se contentar com sua forma atual.

Bem, tudo isso para dizer que chegado ao leitor 499 -- sei, nem todos fieis ou constantes, mas pelo menos interessados, ainda que uma única vez, alguns até masoquistas, pois não concordam com nada do que eu digo, e ainda assim insistem em me criticar, para desgosto próprio -- estamos a um único novo membro para alcançar a marca simbólica dos 500 aderentes, ou membros.
Não é nada, não é nada, não é nada mesmo, mas ainda assim talvez represente alguma coisa no mar infinito de blogs e sites de interesse diverso, nos milhões de espaços que se oferecem à curiosidade insaciável dos humanos, essa espécie inquisidora, nos zilhões de posts que nos chamam todos os dias, todos os minutos para leituras interessantes, e que nunca conseguimos cumprir, num ambiente em que eu represento um pequeno grão de poeira perdido na imensidão da galáxia cibernética.
(Estou poético hoje? E ainda nem comecei a tomar o meu Crozes Hermitage, Les Sarralières 2009, um vinho regional a 13 graus que acabo de comprar aqui em Lyon, onde estou neste momento, no Novotel da gare de Part-Dieu; depois de beber, acompanhado de baguette fresquinha e um chèvre, aí vou ficar ainda mais poético, ou desencontrado, whatever.)

Retomando: tudo isso para dizer que o membro número 500 vai ter direito a um brinde especial; claro, se ele se identificar, não for da CIA, nem do sucessor do KGB, menos ainda algum araponga tupiniquim, ou um desses seres que trabalham para emburrecer o país -- sorry, AAs --, se ele cumprir pequenos requisitos de adesão, terei prazer de lhe oferecer um brinde, que não sei ainda o que será, provavelmente um livro meu, ou qualquer outro livro, de livre escolha, que prometo entregar assim que puder.
Atenção: não vale enganar este blogueiro, e se inscrever uma segunda vez, apenas para ganhar um livro: meus serviços de inteligência -- extremamente sofisticados, mas ajudados pelo aparato preciso e implacável do Google -- vai detectar qualquer tentativa de "deception".

Em todo caso, que ele seja bem vindo esse leitor número 500!
Tchin, tchin (para quem tem champagne à disposição).

Paulo Roberto de Almeida
Lyon, 28 de Janeiro de 2012

Um comentário:

Wilson Júnior disse...

Olá senhor Paulo Roberto,
acompanho seu blog, assim como seu site, há alguns anos (3 anos mais ou menos), mas só agora fui me inscrever no blog, acredito que tenha sido o número 500 (me inscrevi por volta das 15:13, ou seja, alguns minutos após sua postagem). De qualquer modo, parabéns por esta importante marca!