O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 25 de agosto de 2012

Oposição promete eliminar venda facilitada de petróleo venezuelano

Uma notícia antiga, que me tinha passado despercebida. Nenhum país deveria viver à margem dos preços de mercado, pois isso tem um alto custo para os cidadãos, ao deformar completamente o funcionamento da economia nacional.
A Venezuela não perde só dinheiro com a venda subsidiada de petróleo. Também tem o contrabando de gasolina a preços absolutamente irrealistas, o que é um crime contra a população venezuelana, nos dois sentidos, para dentro e para fora do país, pois estão desperdiçando o seu bem mais precioso, aliás o mesmo que é responsável pela "maldição" do petróleo, a deformação completa da economia nacional e o estimulador do rentismo petroleiro absolutamente nefasto.
Um dia isso tem de acabar, e vai ser doloroso, em qualquer hipótese.
Paulo Roberto de Almeida

Oposição promete eliminar venda facilitada de petróleo venezuelano



Reuters, 1/08/2012
O candidato único da oposição venezuelana, Henrique Capriles, disse nesta quarta-feira que se vencer as eleições presidenciais suprimirá os mecanismos de financiamento pelos quais a Venezuela fornece petróleo a dezenas de países, programa pelo qual o presidente Hugo Chávez ajuda aliados políticos.
A Venezuela deixa de receber anualmente dezenas de milhões de dólares com a venda do petróleo financiado ou o intercâmbio com países da América do Sul, América Central e Caribe, o que tem forte impacto nas finanças da estatal PDVSA.
A petrolífera venezuelana também paga com petróleo multimilionários créditos obtidos da China e fornece petróleo a aliados políticos de Chávez, como o Irã, Belarus e Síria.
"Para ter um amigo não precisa comprá-lo... A partir de 10 de janeiro de 2013 não sairá um só barril de petróleo presenteado a outros países. Enquanto houver uma cidade que precise dele, não sairá um só barril financiado", disse Capriles, durante a apresentação de seu plano petrolífero na cidade de Porto Cruz, leste do país, perto de refinarias.
Chávez está à frente nas pesquisas com ampla vantagem. Cartazes da campanha chavista adornavam muitas das ruas do município onde Capriles discursou.

Nenhum comentário: