O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 19 de agosto de 2012

Tomada elétrica brasileira: uma extrovenga jaboticabal...

Já no ato de sua introdução (aliás, um conceito totalmente apropriado), eu tinha reparado no gesto jaboticabal de absoluta inutilidade no plano prático, e somente explicado pelo desejo de meia dúzia de "expertos" ganhar dinheiro às nossas custas, obrigando toda a sociedade e seus milhões de habitantes a trocar os sistemas de conexão elétrica, dando lucros extraordinários aos fabricantes de aparelhos e tomadas (assim premiados de graça, com alguma prebenda para os inventores da genial tomada única e exclusiva), e prejudicando a todos e a cada um.
Abaixo o comentário de Felix Mayer sobre o assunto, mas creio que já tinha assinalado minha desconformidade no momento dessa estupidez.
Paulo Roberto de Almeida 
Tomada elétrica brasileira

Como é que os TURISTAS irão se virar durante a Copa do Mundo
de Futebol e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ?
Uma das maiores cretinices inventadas pelo DESGOVERNO LULOPETISTA foi a nova tomada elétrica de 3 pinos, que é incompatível com TODAS as tomadas da galáxia. Nem nas tomadas do Império KLINGSONou do Império ROMULANO essa ”bosta exclusiva” se encaixa!É a solução exclusiva “JABOOTICABA”, tupiniquim da gema, INTELIGENTÍSSIMA... fruto da criatividade brasileira, inigualável no planeta ... !!!
De uma hora para outra, todas as nossas tranqueiras elétricas e gadgets, que usam plugues
com o modelo universal, simplesmente ficaram imprestáveis.
Como somos brasileiros e não desistimos nunca, é chegada a hora de invocarmos a Santa Gambiarra, a santa protetora de todos os brasileiros.

Um comentário:

Eduardo Rodrigues, Rio disse...

"Você por algum momento acreditou no conto do Inmetro, que diz estar adotando esta tomada única para 'dificultar o contato do dedo com a corrente elétrica e impedir que seja inserido somente um pino do plugue, evitando o contato acidental do usuário'?"

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1265

Vale a pena dar uma olhada na "foto" no meio do artigo.