O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Mercosul: depois da lentidao, a pressa: da Venezuela ao Equador (e todos os demais)

O processo de acessão da Venezuela ao Mercosul se arrasta desde 2006 (ou mesmo antes, segundo declarações do próprio líder venezuelano, que expressou sua vontade de ingressar no bloco do Cone Sul desde 2000), e ainda não terminou: a novela, que deveria ter concluído a fase de liberalização em janeiro de 2012, promete arrastar-se pelo menos mais quatro anos à frente, senão mais (já que será difícil à Venezuela cumprir todos os requisitos).
O Equador, de sua parte, pretende acelerar o processo, desde que lhe sejam oferecidas condições facilitadas (como não cumprir as cláusulas aduaneiras, por exemplo).
O Mercosul é uma mãe, literalmente...
Paulo Roberto de Almeida 


Equador quer urgência na entrada no Mercosul


QUITO - Em meio a controvérsias sobre o asilo político concedido ao australiano Julian Assange, fundador do site Wikileaks, o presidente do Equador, Rafael Correa, determinou  empenho de seus embaixadores nas negociações para adesão do país ao Mercado Comum do Sul (Mercosul). A exemplo da Venezuela, que se integrou recentemente, o Equador quer fazer parte do bloco e busca enquadrar-se nas normas, mas apela para ter um tratamento diferenciado, que leve em consideração a economia e o tamanho do país. (Agências, 20/08/2012)

Nenhum comentário: