O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 25 de agosto de 2012

IRel-UnB de casa nova (ideias novas tambem?)

Bem, o prédio é flamante de novo. Veremos se o recheio também acompanha...

Paulo Castro/UnB Agência

Reitor inaugura novo prédio do IREL/IPOL
José Geraldo afirma que as novas instalações dos institutos simbolizam o processo gestão colegiada na UnB
Débora Cronemberger - Da Secretaria de Comunicação da UnB
Um símbolo da gestão colegiada. Assim o reitor José Geraldo de Sousa Junior caracterizou a inauguração do prédio dos Institutos de Ciência Política (IPOL) e de Relações Internacionais (IREL) da UnB. “Fui mediador do processo de definição de prioridades, mas essas decisões foram tomadas nos colegiados, de forma republicana, sem criar favoritismo de qualquer ordem. Assim penso que deve ser uma instituição universitária”, ressaltou o reitor, em solenidade realizada na manhã dessa sexta-feira, 24. Veja aqui matéria sobre a estrutura do novo prédio, financiado com recursos do programa de reestruturação e expansão das universidades federais (Reuni).
“Agradeço ao apoio decisivo do reitor na melhoria das condições de trabalho, o que irá referendar ainda mais o que a UnB e a Ciência Política oferecem à sociedade brasileira”, afirmou a diretora do IPOL, Marilde Loiola, que administra um quadro que inclui 30 docentes, cerca de 600 alunos de graduação e 150 de pós-graduação. O diretor do IREL, Eiiti Sato, celebrou a nova estrutura, reforçou o compromisso do instituto com a excelência e elogiou o empenho de todos pela qualificação reconhecida do IREL, que tem nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) na graduação e 6 na pós-graduação. A nota máxima possível é 7.
A inauguração do prédio do IREL/IPOL, vizinho ao pavilhão João Calmon, coincidiu com dois momentos de grande relevância para a comunidade acadêmica. No Centro Comunitário, ao lado do novo prédio, escrutinadores se reuniam para começar a apuração dos votos do primeiro turno da consulta acadêmica, que vai subsidiar a escolha do próximo reitor da UnB. Ao mesmo tempo, professores lotavam o Teatro de Arena em uma nova assembléia que terminou por confirmar o fim da greve da categoria. “Estamos aqui em uma linha divisória entre os espaços em que são realizadas a apuração e a assembléia. Os resultados de ambos os eventos se cruzam nesse prédio”, observou José Geraldo.
“Essa é uma celebração do processo de refundação contínua da UnB. É um novo ponto de partida para mais conquistas dos dois institutos”, destacou o reitor. Ele mencionou, em seu discurso, que desde o início do processo de sucessão fez questão de convidar os candidatos a reitor para as inaugurações de novas obras, de forma a estimular a percepção da expansão e da complexidade atual da Universidade. Na inauguração do IREL/IPOL, dos 10 candidatos a reitor, apenas Gustavo Lins Ribeiro compareceu. Wellington de Almeida, candidato a vice-reitor na chapa de João Batista de Sousa, também esteve presente.
O desenlace da fita de inauguração do prédio foi compartilhado pelo reitor José Geraldo, pelos diretores do IPOL e do IREL, Marilde Loiola e Eiiti Sato, pelas vice-diretoras dos institutos, Flávia Birolli e Maria Isabel Valadão, e pelo professor emérito da UnB José Carlos Brandi Aleixo. Presidente de honra do Instituto de Relações Internacionais (IBRI), José Carlos Brandi Aleixo fez parte do primeiro Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais, criado em 1974 no Instituto de Ciências Sociais. “O curso de Relações Internacionais da UnB foi o primeiro do Brasil. Hoje há mais de uma centena em todo o País. Plantamos a semente e vê-se que a árvore deu muitos frutos. A Universidade está de parabéns”, disse.
LOGÍSTICA - Amado Luiz Cervo, também professor emérito da UnB, afirmou que o novo prédio confere aos institutos apoio logístico, “fundamental para qualquer instituição”. “Com a nova estrutura, os cursos se tornam mais operacionais”, acrescentou. Antônio Carlos Lessa, coordenador do programa de pós-graduação do curso de Relações Internacionais, diz que o novo espaço aprimora as condições de trabalho dos professores. “Muita gente não vem trabalhar na universidade porque não tem gabinete. O prédio viabilizará maior convivência entre os professores e troca de idéias mais freqüentes”.
“Outro aspecto é que teremos condições de receber colegas estrangeiros”, ressaltou Lessa. “Poderemos acolher melhor os visitantes e aperfeiçoar o convívio com estudantes de doutorado e mestrado que querem ser professores”, comentou José Flávio Sombra Saraiva, do IREL.
O decano de Graduação da UnB, José Américo, anunciou que vai pedir a reconsideração da nota 3 conferida ao IPOL pelo Inep/MEC. “O instituto foi penalizado por falta de instalações. Vamos solicitar a reconsideração da nota”, afirmou.
Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos:nome do fotógrafo/UnB Agência.

Nenhum comentário: