O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 15 de março de 2013

A Journey Inside the Whale: Norman Rockwell, o mais americano dos ilustradores...

Sim, estava esquecendo de postar uma viagem anterior: a Stockbridge, no Massachusetts, quase na fronteira com o estado de New York, na estrada da capital, Albany.
Exclusivamente para visitar o Museu Norman Rockwell, que se definia apenas como um ilustrador, ou capista, mas que foi um dos maiores artistas americanos, do seu tempo e de todos os tempos.
Não se trata apenas da técnica no manejo dos pinceis, mas da capacidade ver dentro das pessoas, aumentar os traços levemente irônicos de cada personagem (quase todos reais), e de transmitir a alma profunda da América. Um homem cordial, como diria o nosso Sérgio Buarque...
Sua sequência das fofocas é provavelmente o melhor retrato da humanidade em seu estado natural (com roupas, claro...)
Ele foi um defensor da igualdade racial, um "budista" no sentido lato (ou seja, amigo de toda a humanidade), e sua sequência sobre as quatro liberdades, proclamadas por Roosevelt, em 1941, permanece como um símbolo do que são os EUA na sua vocação universal, ainda que os quadros sejam especificamente americanos, em seu espírito quase caipira, mas profundamente identificados com os valores da nação.
Vale a pena a viagem a esta pequena cidadezinha perdida no final de Massachusetts.
Voltamos por Great Barrington, outra cidade muito simpática, como são várias as do interior da Nova Inglaterra.
Carmen Lícia fez muitas fotos.

2 comentários:

Luís Paulo disse...

Paulo,

Mais uma estatal será criada no Brasil:

http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201303141651_TRR_82078450

O que me chamou atenção das falas dos Ministros foi a do Pimentel – “estamos mudando de modalidade, de corrida com obstáculos para salto com vara". O único problema é que essa vara vai quebrar na emenda, com mais essa estatal e a falta de ataque aos principais problemas da indústria.

Abs

Nathan Martins disse...

Sensacional, Professor!

Abs,

Jonathan Yuri