quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Itamaraty: mais uma amputacao funcional? Promocao Comercial

Projetos desse tipo surgem de forma recorrente, sem que se saiba se os vários cargos de adidos nas embaixadas são criados por simples ambição de burocratas e companheiros de servirem no exterior, ou se corresponde efetivamente a novos avanços na especialização burocrática do Estado brasileiro.
Paulo Roberto de Almeida

REFORMA 'CAMARADA'
GOVERNO TIRA PROMOÇÃO COMERCIAL DO ITAMARATY
GOVERNO VAI DESATIVAR DEPARTAMENTO DO ITAMARATY E DAR OS CARGOS AO MDIC
Publicado: 10 de dezembro de 2014 às 0:19 - Atualizado às 2:10
Por: 
itamaraty
Palácio do Itamaraty, em Brasília.
O governo desistiu de “aparelhar” o Ministério das Relações Exteriores, revogando a regra que tornou privativos de diplomatas cargos de chefia e assessoramento, mas prepara outro duro golpe contra o Itamaraty: a extinção do conceituado Departamento de Promoção Comercial (DPR). Pior: transferindo as atribuições para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, ocupando os cargos com apadrinhados.
A jogada do governo, que nega verbas a postos brasileiros no exterior, inclui a criação de cargos de “adidos comerciais” nas embaixadas.
Os “adidos comerciais” nas embaixadas, no nível de conselheiros, devem ter salários de US$ 10 mil, mais auxílio-residência de US$ 3 mil.
A troca do Departamento de Promoção Comercial atende ao apetite por cargos do PTB, do futuro ministro, mas a prioridade da sinecura é o PT.
O projeto que retira a área de Promoção Comercial do Itamaraty recebe o status de “secreto” na Casa Civil, que trabalha em seu detalhamento. Leia na Coluna Cláudio Humberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.