segunda-feira, 4 de abril de 2016

Uma nova Carta ao Povo Brasileiro (?), das oposições? - Mansueto Almeida

Primeiro, a introdução, depois a Carta:

Carta ao Povo Brasileiro – 2

Recentemente, assistindo ao programa da Globo News do Alexandre Garcia, com o ex-Ministro Moreira Franco e com o Senador Humberto Costa, um deles fez referência ao documento de 2002, a Carta ao Povo Brasileiro, na qual o candidato Luiz Inácio Lula da Silva usou para acalmar os mercados e brasileiros sobre a política econômica de um governo do PT.

A carta fazia uma critica contundente à política econômica do governo Fernando Henrique Cardoso e sinalizava aos mercados que, se eleito, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva manteria a responsabilidade fiscal e combate à inflação. E de fato, até 2008, o governo do presidente Lula cumpriu com essa promessa.

Mas a partir de 2008/2009, muito do que estava nessa carta ao povo brasileiro, foi esquecido, em especial, o compromisso com o equilíbrio fiscal. O governo começou uma expansão vigorosa da divida pública para emprestar via bancos públicos para empresas e setores a juros camaradas as custas dos contribuintes, em um momento seguinte, a saúde financeira da estatais foi comprometida com o controle artificial do preço da energia e combustíveis, o governo começou a intervir excessivamente na economia,comprometendo o crescimento da produtividade, e o governo passou a fazer uso de truques contábeis para fechar suas contas.

O resultado da politica econômica de 2009 a 2014 foi um verdadeiro desastre que até demorou para aparecer, mas que era previsível por qualquer economista com formação razoável. O que não dava para prever era o tamanho do problema que surpreendeu até o mais pessimista dos economistas.

A minha supresa hoje foi que, ao ler a carta ao povo brasileiro, ela poderia, com poucas mudanças, se transformar em uma carta ao povo brasileiro – 2 só que deste vez assinada pelas oposições. Resolvi editar a carta como se ela  fosse escrita pelos partidos de oposição. Vejam aqui como ficou a carta de 2002 editada para a sua versão de 2016. Isso é claro um mero exercício. Mas é interessante ver como o mundo da voltas. 

Em 2002, o PT se comunicava com a sociedade que desejava mudanças por meio da carta ao povo brasileiro. Hoje, a mesma carta, com poucas alterações, serviria como uma luva para qualquer partido de oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.