O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Minha Black Friday: doando meus livros a uma Biblioteca - Paulo Roberto de Almeida

Minha Black Friday é ao contrário!
Vou me desfazer de certas "coisas", as melhores, vou entregar meus bens, doar uma boa parte de meu patrimônio intelectual: meus livros.


Vou começar com uns 200 a 250 livros: meus entre 20 e 30), editados por mim (talvez a metade disso), e obras coletivas de que participei (as mais numerosas).
Esses três conjuntos são as mais fáceis de separar e entregar, com uma pontinha de saudade (antecipada) no coração.

Depois vou ter de pensar como fazer com o resto.
O resto é um grande resto, e nem sei quanto seria: cinco mil, seis ou sete mil?
Ainda não consegui contar, porque existem livros atrás de livros, embaixo, em cima, deitados, escondidos, encaixados, torcidos, comprimidos, perdidos, emprestados, desaparecidos...

Vou ter de começar por eliminar os "desinteressantes" (ou seja, já "absorvidos" ou disponíveis online), o que já vai ser uma angústia, pois cada um assim classificado vai merecer uma "última mirada", talvez algumas notas, hesitações, reticências, dúvidas, saudades antecipadas, pontadas no coração, estalos no cérebro, lampejos de saudades antecipadas.

Acho que vou sobreviver, e até vai sobrar algum espaço para comprar mais alguns, já que atualmente não cabe mais nenhum, só abrindo vaga.
Todas as doações vão receber estes dois carimbos, o ex-libris oferecido pelo simpático casal Mariana (colega diplomata) e Rogério de Souza Farias (o melhor historiador de minhas relações, futuro historiador oficial do Itamaraty), o de doação mandado confeccionar por mim, apenas para marcar o gesto de desprendimento (e de sofrimento).

Depois eu digo onde estarão os livros e comunico a lista, em ampliação progressiva.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 29 de novembro de 2019

Um comentário:

diplomatt disse...

Caro Paulo, excelente iniciativa, caso tenha interesse em enviar algum para Florianópolis, me proponho a fazer contato com Universidades ou interessados. Abraço.