Acho que ainda é cedo demais para essa realida diáfana, e talvez nunca venha a existir…
Jeffry A. Frieden: Global Capitalism: Its Fall and Rise in the Twentieth Century, and Its Stumbles in the Twenty-first
Vou procurar esse livro, mas sempre tenho uma reação “braudeliana” quando alguém fala de “capitalismo global”, algo que não existe.
O que existe são gradações diferenciadas da economia de mercado, jamais universal, pois que fragmentada pela infinita variações de capitalismos específicos, geralmente nacionais, mas alguns transnacionais.
O de maior sucesso relativo no momento presente é esse “com características chinesas”, que alguns pretendem que seja o “socialismo do século XXI”, mas que nada mais é do que uma variante da economia de mercado, no caso dirigida por um partido leninista, outra variante da autocracia política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.