O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Em face de uma nova bifurcação da estrada, à nossa frente - Paulo Roberto de Almeida

Em face de uma nova bifurcação da estrada, à nossa frente

 

 

Paulo Roberto de Almeida

Diplomata, professor

(www.pralmeida.org; diplomatizzando.blogspot.com)

Nota sobre mais um momento decisivo na vida da nação: a opção entre sustentar um crime ou optar pela Justiça. 

  

 

Tudo indica que já chegamos ao limiar de uma ruptura fundamental entre as democracias de mercado realmente existentes e duas autocracias ambiciosas, apostando na decadência ocidental.

Nos anos 1930, o cenário apontava para a reconstrução mussolinista do Império romano, para o Lebensraumhitlerista e o extermínio da praga judaica, e para a Grande Esfera de Co-prosperidade dos militaristas fascistas do Japão na Ásia Pacífico e na China.

Naquela conjuntura crucial para os destinos do Brasil no mundo, Oswaldo Aranha, educado por Rui Barbosa, soube manter o Brasil no lado certo, ou seja, com as potências democráticas, ao contrário dos autoritários do Estado Novo e, ao lado, da Argentina, que se manteve “neutra”, mas totalmente simpática às potências fascistas até 1945.

E agora? Qual será o caminho adotado pelo Brasil?

Vai virar para o outro lado?

Temo que sim.

Se mestre Antonio Paim ainda estivesse vivo, certamente ele acrescentaria mais um capítulo ao seu livro “Momentos Decisivos da História do Brasil”.

Como ele já morreu, talvez eu mesmo escreva esse complemento. 

Mas será uma tristeza se tivermos mais uma, a quarta, chance de enveredarmos pelo caminho correto, e se a perdermos, uma vez mais, por incapacidade política ou por cegueira diplomática das elites, ou ainda, por uma visão curto-prazista de vantagens imediatas numa aliança com a potência ascendente, como parecia ser a Alemanha dos anos 1930.

Estamos no centenário da morte de Rui Barbosa, em 1923; por isso recomendo a leitura do seu “Conceitos Modernos do Direito Internacional” de 1916, também conhecido pelo título de “Os Deveres dos Neutros” (reeditado pela Casa Rui Barbosa em 1983).

Resumo o essencial: “NAO SE PODE SER NEUTRO ENTRE A JUSTIÇA E O CRIME!”

É isso!

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 4351: 6 abril 2023, 1 p.

Nenhum comentário: