O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 10 de março de 2024

O interno e o externo na política brasileira - Paulo Roberto de Almeida

 Todos os problemas brasileiros são made in Brazil; nenhum deles tem origem externa. 

O mundo nos oferece oportunidades que nós desprezamos estupidamente. Se Lula cuidar dos problemas brasileiros nossa situação externa vai melhorar consideravelmente. 

Não adianta sair gritando pelo mundo afora! 

Alguém poderia dizer: “macaco, olha o teu rabo!’ 

Algum aspone precisa dizer isso ao Lula! 

Tem alguém?

===========

Existem coisas simples como a Carta da ONU, a Declaração de DH de 1948, as convenções sobre genocídio e a Carta Democrática da OEA. 

Seria muito difícil pedir a Lula para se ater a isso e assim guiar a sua política externa? 

Por que defender ditadores e invasores? Alguma razão para tratar  bem quem invade território alheio ou pretende ameaçar eleições livres no seu país? 

O Brasil concorda com esse tipo de postura?

Paulo Roberto de Almeida


Nenhum comentário: