sábado, 18 de maio de 2024

A Rússia como nação cleptocrata: Putin sequestra ativos estrangeiros

 Já se sabia que Putin era um cleptocrata. Ele agora vai se apropriar de todos os ativos estrangeiros que estiverem ao seu alcance. As pendências vão se arrastar durante décadas, como os investidores estrangeiros entre 1917 e os anos 1990.

Lênin ordenou a nacionalização de todos os ativos estrangeiros em 1918; detentores de bônus da divida russa só foram receber alguma coisa, quem ainda detinha, nos anos 1990.

Putin está fazendo mesmo agora, por outras vias, inclusive preventivamente, pois que as reservas russas em divisas estão congeladas no exterior e suas receitas vão ser usadas para a reconstrução da Ucrânia.

A Rússia foi um pária internacional no imediato seguimento do putsch bolchevique, e vai virar um Estado pária novamente sob o neoczar Putin.

=======


From: jayinkyiv

Putin now kicks his looting into high gear, seizing cash and assets wherever he can find them.

Yesterday, the Russian government demanded IKEA pay $140,000,000 for some fabricated tax penalty and today they seize €463,000,000 from Unicredit.

It's all getting started.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.