domingo, 19 de maio de 2024

Falecimento do Prof. José Flávio Sombra Saraiva - Nota da ABRI

 É com profundo pesar que a Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) recebe a triste notícia do precoce falecimento do ilustre Professor José Flávio Sombra Saraiva. Neste momento de dor e consternação, queremos expressar nossas mais sinceras condolências e solidariedade a toda a sua família, amigos e entes queridos.

O Professor Sombra Saraiva foi uma figura central para o desenvolvimento da área de Relações Internacionais no Brasil e seu adensamento científico. Sua longa e dedicada carreira traduziu-se na publicaçao de inúmeros livros, artigos, além de orientar diversos trabalhos academicos, sendo um dos principais expoentes nos estudos sobre África, América Latina, Política Externa Brasileira, História das Relaçoes Internacionais. Suas contribuições intelectuais foram fundamentais para a construção de uma visão sólida e comprometida com os valores democráticos e a cooperação internacional. Foi um dos fundadores do Instituto de Relaçoes Internacionais da Universidade de Brasília (IREL-UnB), instituiçao na qual lecionou por 30 anos, e presidente eleito da ABRI em 2009. Também, foi membro do Conselho Editorial da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), vice-presidente da Comissão Internacional de História das Relações Internacionais (CHRI) e Comendador da Ordem do Rio Branco, entre muitas outras atividades que desempenhou.
A ABRI está de luto e solidária com a tristeza que a familia enfrenta neste momento. Que as memórias compartilhadas e os ensinamentos deixados por Sombra Saraiva possam servir de conforto e inspiração neste momento difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.