sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Uma nova entidade comercial no mercado: a SMRI, reservada aos iniciados...

O Código Comercial, que veio à luz em 1850 e que vem sendo regularmente modernizado desde então, passa a conhecer, desde agora (mas que deve ainda ser incluída numa próxima emenda ao Código), uma nova figura comercial, adaptada aos tempos que correm, e com a colaboração ativa de milhares de brasileiros já plenamente integrados a essa nova entidade econômica: a Sociedade Mafiosa a Responsabilidade Ilimitada, capaz de reunir recursos num piscar de olho, segundo dispõem seus estatutos reservados apenas aos iniciados.
Paulo Roberto de Almeida

30/01/2014

O site criado pela família do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, condenado no processo do mensalão, arrecadou mais de R$ 1 milhão em oito dias para o pagamento da multa imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF), segundo informações do site divulgadas nesta quinta-feira (30). O valor superou em mais de R$ 500 mil a quantia estipulada pela Justiça, de R$ 466,8 mil.
O prazo para pagamento da quantia termina nesta sexta (31). Segundo o advogado Celso Villardi, que defende Delúbio, a multa será quitada dentro do prazo.
Preso em novembro, Delúbio cumpre pena de 6 anos e 8 meses por corrupção ativa em regime semiaberto em Brasília. Obteve autorização para trabalhar na CUT durante o dia e começou no novo emprego no dia 20 de janeiro, com salário de R$ 4,5 mil. Além de corrupção, também foi condenado por formação de quadrilha, mas aguarda julgamento de recurso no STF que pode reverter a pena de mais 2 anos e 3 meses.
De acordo com o coordenador do setor jurídico do PT, Marco Aurélio Carvalho, assim como fez o ex-presidente do PT José Genoino, que doou R$ 30 mil do que sobrou do dinheiro que arrecadou para Delúbio, o ex-tesoureiro também doará o excedente do valor arrecadado para outro petista condenado pelo STF no processo do mensalão. Carvalho disse que o beneficiado pode ser o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que ainda não foi notificado para pagar a multa.
Condenado a 10 anos e 10 meses de prisão, Dirceu terá que pagar 260 dias-multa no valor de 10 salários mínimos (no montante vigente à época do crime, de R$ 260), o que dá ao menos R$ 676 mil. O valor ainda vai aumentar porque será atualizado com base na inflação quando a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal intimar o petista, o que ainda não ocorreu.
A quantia exata arrecadada no site criado para Delúbio foi de R$ 1.013.657,26 - até quarta (29) o valor era de R$ 415 mil e mais que dobrou até esta quinta. Na avaliação de Marco Aurélio Carvalho, foram dois os responsáveis pela elevada arrecadação: a militância do PT e o presidente do STF, Joaquim Barbosa. Segundo ele, a declaração de que condenados do mensalão deveriam permanecer no "ostracismo", dada na Europa, revoltou os petistas.

"Foram dois grandes responsáveis: o militante do PT, que tem um valor intrínseco enraizado, o valor da solidariedade. Por isso um chama o outro de companheiro. Nossa direção nacional e estadual tiveram papel importante porque conclamaram a militância. O segundo fator, temos que agradecer a Joaquim Barbosa, presidente do Supremo, que insuflou a militância que deu uma resposta rápida à declaração sobre o ostracismo. Nenhum deles (petistas condenados pelo STF) estará no ostracismo porque eles são condenados políticos", disse Marco Aurélio Carvalho.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Piada macabra: Celac fala de democracia e direitos humanos em Cuba - ABC Color

En la dictadura más férrea de América se “comprometen” con la democracia
ABC Color (Paraguai), 30/01/2014

La II Cumbre de la Comunidad de Estados Latinoamericanos y Caribeños (Celac) culminó ayer en La Habana, Cuba, con una llamativa declaración presidencial de 83 puntos en los que se postula la defensa de la democracia, los derechos humanos y el pluralismo. Los líderes de América Latina omitieron hablar de los crímenes de lesa humanidad y los presos políticos que existen en la nación sede del cónclave.

La Cumbre de la Celac ratificó anoche en una extensa declaración, leída por el mandatario cubano Raúl Castro, “la voluntad irrevocable de fortalecer este espacio de diálogo político efectivo”. El documento indica también que a “partir de esta diversidad es que tenemos que identificar los desafíos y objetivos comunes y los pisos de convergencia que nos permitirán avanzar en el proceso de integración de nuestra región”.

La declaración consigna la intención de “fortalecer las democracias y todos los derechos humanos para todos”. “Demos mayores oportunidades a nuestra gente; construyamos sociedades más inclusivas; mejoremos nuestra productividad; estrechemos nuestro comercio; mejoremos nuestra infraestructura y conectividad y las redes necesarias que unan cada vez más a nuestros pueblos; trabajemos por el desarrollo sostenible, por superar las desigualdades y por una más equitativa distribución de la riqueza, para que todas y todos sientan que la democracia les da sentido a sus vidas”, apunta el documento que tiene 83 puntos.

En otro pasaje de la declaración, se reitera que “la unidad y la integración de nuestra región debe construirse gradualmente, con flexibilidad, con respeto al pluralismo, a la diversidad y al derecho soberano de cada uno de nuestros pueblos para escoger su forma de organización política y económica”.

La declaración de La Habana sostiene que la comunidad latinoamericana “se asienta en el respeto irrestricto a los Propósitos y Principios de la Carta de las Naciones Unidas y el Derecho Internacional, la solución pacífica de controversias, la prohibición del uso y de la amenaza del uso de la fuerza, el respeto a la autodeterminación, a la soberanía y la integridad territorial”.

“No injerencia en asuntos internos”

El pronunciamiento de la Cumbre de Celac, irónicamente, postula la “no injerencia en los asuntos internos de cada país, la protección y promoción de todos los derechos humanos, el Estado de derecho en los planos nacional e internacional, el fomento de la participación ciudadana y la democracia”.

“Asimismo, nos comprometemos a trabajar conjuntamente en aras de la prosperidad para todos, de forma tal que se erradiquen la discriminación, las desigualdades y la marginación, las violaciones de los derechos humanos”, remarca.

Debe reemplazar a la OEA, insisten

El presidente de Ecuador, Rafael Correa, reiteró que su país desea que la Celac sustituya a la Organización de Estados Americanos (OEA) a la cual consideró un instrumento de dominación del gobierno estadounidense.

“El peso hegemónico de Estados Unidos y Canadá deslegitima y pervierte cualquier asunto dentro de la OEA”, subrayó el Mandatario ecuatoriano en entrevista con Prensa Latina. “En cambio”, apuntó Correa, “la Celac es una gran esperanza porque la región necesita “algo nuevo, mejor que la OEA”.

Firman acuerdos sin Paraguay


Brasil firmó con Argentina y Uruguay ayer en La Habana un Memorándum de Entendimiento para el intercambio de documentación para el esclarecimiento de graves violaciones a los derechos humanos. Llamativamente, Paraguay no suscribió el documento, a pesar de los crímenes de lesa humanidad atribuidos a la dictadura del Gral. Alfredo Stroessner (1954-1989). El documento fue suscrito por el canciller brasileño Luiz Figueiredo y su colega uruguayo Luis Almagro, al margen de la Cumbre de la Celac. El documento articula los trabajos de los países en el marco del Grupo Técnico para la obtención de datos y relevamiento de archivos de las coordinaciones represivas del Cono Sur.

Russia: o corrupto Estado aliado dos companheiros - The Economist

Russia and the world: The triumph of Vladimir Putin
The Economist, February 1, 2014
Successes abroad and the Winter Olympics make Russia look strong; but where it matters, it is weak

IN 2008, soon after winning the competition to stage the 2014 Winter Olympics, Vladimir Putin, the country’s president, announced that “at last Russia has returned to the world arena as a strong state—a country that others heed and that can stand up for itself.” Next weekend sees the opening of Russia’s first Olympiad since the summer games in Moscow in 1980. At the president’s behest, the games are being held at Sochi, an unsuitable subtropical resort, and the government has spent $50 billion—four times the cost of the jamboree in London in 2012—on staging the event. Big posters proclaim “Russia—Great, New, Open!” State-owned Sberbank offers the faintly menacing motto, “Today Sochi, tomorrow the world.”

The Olympic celebrations come after a good year for Mr Putin. At home, he has seen off the huge protests that greeted his return to the Russian presidency in 2012. Lacking any serious challenger, he has felt confident enough to free both Mikhail Khodorkovsky, a business oligarch whom he jailed in 2003, and the Pussy Riot protesters.

Abroad, Mr Putin has used his UN Security Council veto to see off Western ideas of military intervention in Syria, instead brokering a deal on chemical weapons and sponsoring a Syrian peace conference. His brutal ally, Bashar Assad, remains in power. Mr Putin has taken some comfort that NATO’s campaign in Afghanistan has been as difficult and frustrating as the one the Soviet Union endured 30 years ago—and a lot longer (see article). He has raised Russian defence spending. And he has left European diplomats looking flat-footed by deploying a mix of money and threats to persuade Ukraine’s president, Viktor Yanukovych, to walk away from a trade deal he was preparing to sign with the European Union.

Yet the revival of Mr Putin’s fortunes is not quite as impressive as it seems. It is not just that Russia’s political model has little appeal to others. Its resurgence is limited by a corrupt, state-directed economy that seems to be condemned to stagnation (see article).

A skater with feet of clay

After Mr Putin became president in December 1999, economic growth was strong enough for Russia to be classed in the BRIC group of fast-growing countries. Russians’ incomes rose in tandem, and pensions and welfare benefits improved—and were paid on time. This was a large part of the explanation for Mr Putin’s popularity with ordinary Russians. They supported him not just because he promised to make Russia strong, but also because he was seen to have brought stability and rising living standards after the chaos and ruin of the 1990s.

However, this achievement was founded almost entirely on oil and gas prices, which have climbed fivefold since 1999. Dependence on energy exports is greater even than under the Soviet Union: they now account for 75% of the total, against 67% in 1980. In 2012 Russia’s total bilateral trade with America was worth only $28 billion, and its trade with China, despite a long, shared border and copious amounts of commodities to sell, amounted to just $87 billion. By contrast America’s trade with China was worth $555 billion.

At home, high labour costs and low productivity make much of Russian industry uncompetitive, so most goods in the country’s shops are imported. Investment is too low; capital continues to leave the country, along with talented young Russians. A bloated and inefficient state, plus the firms it controls, account for half of GDP. And, as the Sochi costs indicate, corruption is endemic. Graft and inefficiency cost Gazprom $40 billion in 2011, according to the Peterson Institute, an American think-tank. An even larger sum is siphoned off by well-connected oligarchs—and squirrelled away in countries like Switzerland and Britain that are prepared to tolerate the crooks whom America wisely rejects.

Ten years ago the Russian budget balanced if oil was around $20 a barrel; today it needs to be around $103. The “Urals blend” price has fallen to $108. Meanwhile, new shale gas, which Mr Putin loves to ridicule but in fact typifies the American entrepreneurialism that could never thrive in his kleptocracy, promises to push oil and gas prices down.

Now that energy prices have stopped rising, best estimates of GDP growth have been cut to below 1.5% in 2013 and to 2% in 2014. America and Britain are both doing better, and Russia’s BRIC competitors, Brazil, India and China, are growing far faster. Russia is in the same growth league as the flagging euro zone—the weak countries Mr Putin pours scorn on.

Inspiration from Ukraine

The problem, as always, is governance. The list of needed reforms is familiar: more competition, the privatisation of state firms, better protection for investors, a more reliable legal system and a transparent regulatory framework. Yet the regime cannot implement such changes, for it exercises political control by controlling the economy: the status quo in Russia is preserved through monopoly rents, state-owned companies, a malleable judiciary, an opaque regulatory system and firms that rely on Mr Putin’s favour. So long as the current political system prevails, Russia will remain economically enfeebled.

Seen in this light, recent events in Ukraine look like a manifestation of Russia’s weakness, rather than of its strength. Mr Yanukovych’s repressive, corrupt government is drifting ever closer to Mr Putin’s, which it increasingly resembles (see article); but many Ukrainians do not want to go any farther down that road. That is one of the reasons why Ukraine matters so much to Mr Putin. It is not just that without it, his vaunted Eurasian Union—a sort of Soviet Union-lite—would lose its point: it is also that, if Ukrainians succeed in rejecting the Putin-Yanukovych model, and set their country back on a democratic European path, they might inspire Russians to do the same.


International sporting jamborees are fun; outfoxing a timid American president is good for morale; but in the end it is the health of a country’s economy that determines its fate. The Soviet Union fell not just because its people rejected its ideology but because its economy crumbled. Unless Mr Putin can get Russia’s working, his regime will go the same way.

Maravilhas companheiras: internet tartaruga

28/01/2014 - 07:25

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Estudo

Conexão de internet no Brasil é mais lenta que no Iraque e Cazaquistão

Crescimento do número de acessos com baixa velocidade faz país cair quase dez posições em ranking global da Akamai em menos de um ano

Claudia Tozetto
Apenas 0,9% das conexões de internet no Brasil têm velocidade superior a 10 Mbps
Apenas 0,9% das conexões de internet no Brasil têm velocidade superior a 10 Mbps (Thinkstock)
O Brasil caiu, pela terceira vez consecutiva, no ranking de velocidade média de conexões de internet divulgado pela empresa de internet americana Akamai. Segundo o estudo publicado nesta terça-feira, os brasileiros acessaram a internet com uma velocidade de 2,7 megabits por segundo (Mbps) no 3º trimestre de 2013. O resultado coloca o país na 84ª posição do ranking, que considerou 140 países. No 1º trimestre do ano passado, o Brasil estava no 73º lugar.
Com esta velocidade média, o Brasil fica atrás de países como a Turquia (4 Mbps), Cazaquistão (3,5 Mbps) e Iraque (3,1 Mbps). A posição do Brasil também é pior que a da maioria dos vizinhos da América do Sul analisados no estudo. O Equador, país latino-americano com melhor posição no ranking global, registrou velocidade média de 3,6 Mbps no período. Chile, Colômbia e Argentina também têm conexões de internet mais velozes que o Brasil.

“O Brasil ainda está na fase de inclusão digital, com o número de conexões aumentando a cada trimestre. A maioria delas tem velocidade baixa, o que faz o país cair no ranking global”, explica Jonas Silva, diretor de canais e programas para América Latina da Akamai. A empresa analisou as conexões de 34,2 milhões de endereços IP únicos usados para acessar a internet no Brasil no 3º trimestre de 2013 – 30% a mais que no 1º trimestre do ano passado.
Outros países emergentes também enfrentam fenômeno semelhante, já que o número de conexões nesses países cresce continuamente, mas a velocidade é, em geral, baixa. No estudo da Akamai, a China ficou em 75º lugar, com velocidade média de 2,9 Mbps no terceiro trimestre. A Índia ficou bem atrás do Brasil, no 123º lugar, com conexão de internet de apenas 1,1 Mbps.
Para elaborar o estudo, a equipe da Akamai analisa os acessos a sua plataforma de entrega de conteúdo, que a empresa afirma representar entre 20% e 30% do tráfego de internet global. Para o ranking de 2013, a empresa considerou 140 dos 239 países onde atua. Somente os países que possuem mais de 25.000 endereços IP únicos acessando a internet por meio da plataforma da Akamai são considerados pelo estudo.
Internet mais veloz cresce – De acordo com o estudo da Akamai, apenas 20% das conexões de internet no Brasil possuem velocidade entre 4 Mbps e 10 Mbps. Quando se trata das conexões mais rápidas, com velocidade acima de 10 Mbps, a fatia é ainda menor: apenas 0,9% da amostra considerada pela empresa. Os outros 79% da amostra são formados por conexões de baixa velocidade, abaixo de 4 Mbps.
O número de conexões de internet mais velozes tem aumentado rapidamente no país, o que pode contribuir para melhorar a posição do Brasil nos próximos anos. Segundo a Akamai, a quantidade de conexões de internet acima de 10 Mbps cresceu 61% e as conexões com velocidade entre 4 Mbps e 10 Mbps aumentaram 65%, no período de um ano.
“As operadoras querem que os usuários contratem conexões mais rápidas para que elas possam oferecer outros serviços, como pacotes de TV pela internet. Os preços estão caindo e a tendência é que, no futuro, mais pessoas utilizem conexões de internet mais rápidas”, diz Silva, da Akamai. “O Brasil vai parar de cair no ranking em algum momento no futuro.”
Internet no celular – Além das conexões de banda larga fixa, a Akamai também estuda a velocidade da internet móvel no Brasil. Segundo o relatório, que considera os acessos por meio de redes 3G e 4G, os brasileiros acessaram a web no celular com velocidade média de apenas 1,7 Mbps no terceiro trimestre de 2013. Embora seja baixa, a velocidade média coloca o Brasil na liderança entre os países da América Latina, junto com Chile e Uruguai.
De acordo com a empresa, a baixa velocidade da banda larga móvel faz o brasileiro esperar em média 12 segundos para que uma página de web seja carregada por completo no celular. No caso do computador, o brasileiro precisa esperar, em média, seis segundos para ver uma página de web.

Sobre a rigidez das sociedades islamicas (2006) - Paulo Roberto de Almeida

Um texto de 2006, com base em notas ainda mais antigas, mas que me parece ainda válido, uma vez que pouca coisa mudou na legislação ou na sharia.
Felizmente, a nova Constituição da Tunísia reconhece a igualdade entre homens e mulheres, mas se trata de um caso raro em sociedades islâmicas, e tem a ver com a modernidade implementada na Tunísia desde a independência da França, pelo líder-ditador esclarecido Habib Bourguiba.
Paulo Roberto de Almeida

A insustentável rigidez das sociedades islâmicas
Vinte notas (o mais possível objetivas) sobre algumas das razões que podem explicar seu imobilismo atual (que não necessariamente perdurará...)

Paulo Roberto de Almeida

1. Nos países islâmicos, ninguém pode nascer sem religião, isto é, o recém-nascido tem automaticamente a religião do pai.

2. Igualmente, ninguém pode deixar de ter religião, isto é, decidir abandonar qualquer crença religiosa para tornar-se ateu ou mesmo simplesmente agnóstico.

3. É similarmente impossível abandonar a religião muçulmana. Isto significa tornar-se um “apóstata”: trata-se de um crime maior, da suprema blasfêmia contra a religião islâmica.

4. A mulher muçulmana deve casar-se obrigatoriamente com um muçulmano, enquanto este tem liberdade para eventualmente casar-se com uma (ou mais de uma) não-muçulmana.

5. A mulher não-muçulmana não é obrigada a adotar a religião do marido muçulmano, podendo livremente conservar e continuar praticando sua religião, mas seus filhos são automaticamente considerados como muçulmanos e educados como tal. A mulher não-muçulmana não pode dar a seus filhos outra educação religiosa que não ensinar-lhes a fé muçulmana. Ela não pode sequer orientá-los, contemporaneamente, nas virtudes de outra religião.

6. Caso haja separação do casal (divórcio ou repúdio, este reservado apenas ao homem), os filhos de uma não-muçulmana são automaticamente entregues ao pai muçulmano, que sobre eles possui todos os direitos, inclusive o de privá-los da companhia da ex-mulher. Esta não tem qualquer direito sobre seus filhos.

7. A mulher não-muçulmana não pode transmitir herança ou fazer testamento em favor de seu cônjuge muçulmano ou de seus filhos, como tampouco a viúva não-muçulmana poderá herdar de seu marido muçulmano, a menos é claro que ela se tenha previamente convertido ao Islã.

8. A jovem muçulmana, uma vez prometida por sua família a pretendente muçulmano, não pode mais olhar outros homens nos olhos, com exceção do pai e irmãos. Ela deve seguir a obrigação do recato pessoal e nas vestimentas, o que geralmente implica andar coberta da cabeça aos pés e abster de uma série de atividades que impliquem contato com outros homens, inclusive nas áreas educacional e profissional.

9. Geralmente, a menina muçulmana é dissuadida ou impedida de seguir determinados cursos na escola laica, entre outros, ginástica, piscina, biologia ou educação sexual. Chegada na adolescência e eventualmente prometida a noivo muçulmano, ela é geralmente levada a deixar a escola para viver a vida exclusiva do lar.

10. As restrições comportamentais e de vestimentas impostas às jovens e mulheres muçulmanas não têm, é verdade, uma origem essencialmente religiosa, derivando de traços culturais presentes já na sociedade patriarcal e tradicional que precedeu à implantação do Islã. Mas, tais traços foram reforçados pelo “ensinamento do Profeta”, tornando-se obrigações religiosas submetidas a forte controle social e familiar.

11. Da mesma forma, determinadas restrições alimentares e comportamentais não são exclusivas da religião muçulmana ou foram introduzidas por ela, tendo precedido a codificação das normas e preceitos religiosos ou coexistido em povos da mesma área cultural (como o povo judeu, por exemplo, para referir-se à questão da carne de porco ou aos métodos de abate de animais). No entanto, tais normas culturais ganharam um peso religioso que bloqueia qualquer tentativa de transgressão individual.

12. A ausência de uma burocracia centralizada de caráter religioso impediu, como no cristianismo, a introdução ulterior de preceitos adicionais de natureza obrigatória (como o celibato dos padres na igreja romana, por exemplo). Mas isso também atuou no sentido de impedir qualquer evolução do pensamento islâmico para formas mais modernas de racionalidade, através da eventual elaboração de conceitos adaptados a cada época e respondendo aos desafios do momento.

13. Nas sociedades islâmicas faltam os traços mais elementares da ideologia humanista, centrada sobre o homem e sobre o respeito de seus direitos naturais. O conceito mesmo de “direitos do homem” é propriamente estranho ao mundo islâmico. Na sociedade islâmica, o cidadão não existe enquanto individualidade livre de afirmar-se espiritualmente e intelectualmente fora da, ou contra a, religião muçulmana. A religião, “conquistadora” por excelência, permeia toda a sociedade e não há esfera propriamente civil da vida social.

14. A justiça islâmica, de caráter retaliatório e obedecendo a preceitos elaborados no contexto da sociedade tradicional em que vivia o Profeta, comporta punições de caráter exemplar, implicando, entre outros, a mutilação física do condenado, quando não a decapitação cerimonial.

15. A sociedade islâmica não contempla a idéia de uma arte representativa ou figurativa, na qual se possa reproduzir a natureza. A brilhante arte persa, por exemplo, foi rapidamente asfixiada à medida em que progredia a islamização daquela sociedade. O mesmo fenômeno ocorreu em outras sociedades islamizadas progressivamente.

16. A “barreira ideológica” que impede a representação do mundo natural dificulta o desenvolvimento de várias disciplinas científicas. A não-afirmação individual e o conseqüente esmagamento do cidadão por normas e obrigações estritamente dependentes da ideologia religiosa por certo contribuíram para o esgotamento de qualquer inovação ou criatividade científicas nas sociedades muçulmanas, depois dos primeiros séculos de aproveitamento da memória coletiva trazida desde a Antiguidade clássica e das contribuições aportadas pelas civilizações hindu ou chinesa.

17. Com poucas exceções, não houve desenvolvimento independente de ciências sociais, uma vez que a interpretação religiosa do mundo não pode ser contradita por textos laicos. De uma forma geral, o “pensamento crítico” e a “razão negativa” não podem se exercer nos círculos culturais das sociedades islâmicas, uma vez que o exercício de tais faculdades seria considerado uma contestação à “palavra escrita” do Profeta. Nenhuma norma social ou forma de organização política e judiciária podem ir além do que está implícito ou explícito no “texto” de referência.

18. Dessa forma, a iniciativa individual, que é necessariamente contestadora dos padrões estabelecidos, se encontra condenada ab initio nas sociedades islâmicas. Não apenas tal estrutura impede o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, mas ela também dificulta a expansão do espírito mercantil e empreendedor que esteve na origem do capitalismo moderno e da hegemonia ocidental.

19. Não se pode excluir o surgimento de uma variante do Islã que seja racionalizada e relativamente mais “laica”, mas qualquer “reforma” da religião muçulmana teria enormes barreiras estruturais pela frente. O que se observa, ao contrário, é o desenvolvimento das correntes mais fundamentalistas dessa religião, numa possível reação de defesa contra o predomínio intelectual e tecnológico do Ocidente de afiliação cristã. Mais do que uma afirmação, o fundamentalismo – também chamado de integrismo, em outras análises – pode ser visto, nesse contexto, como uma espécie de frustração pelo relativo atraso e subordinação das sociedades islâmicas.

20. Não se pode, tampouco, excluir a possibilidade de uma variante do “Renascimento” nas sociedades islâmicas, com a crescente afirmação dos valores individuais e uma progressiva separação das esferas laica e religiosa da vida social. Mas, essa evolução teria em grande parte de ser feita contra o Islã e a despeito de seus preceitos. A tolerância em relação a valores alternativos de vida social não é exatamente uma característica do Islã.

Paulo Roberto de Almeida

 1554. “A insustentável rigidez das sociedades islâmicas: Vinte notas (o mais possível objetivas) sobre algumas das razões que podem explicar seu imobilismo atual (que não necessariamente perdurará...)”, Brasília, 24 fevereiro 2006, 3 p. Revisão do texto sobre as sociedades islâmicas, para publicação no site do Instituto Millenium. Publicado sob o título: “A insustentável rigidez das sociedades islâmicas”, em 2.03.06 (link: http://institutomillenium.org/2006/03/02/a-insustentavel-rigidez-das-sociedades-islamicas/). Relação de Publicados n. 627.




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