Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Questao do concurso do Itamaraty...
-------
O gabarito aponta como certo o item acima.
Eu só consegui pensar naquele samba do Stanislaw Ponte Preta, cujo nome já é um atentado ao politicamente correto que vigora em nossos dias...
Addendum importante:
OK, OK, não vamos ser injustos com o CESPE e com o Itamaraty. O meu indutor em erro se desculpou pelo erro, como abaixo ele me escreve:
Prezado Professor:
Mas devo consignar meu engano (que percebi ao ler o comentário acima). Na realidade, como apontado por João Marcos, o gabarito aponta o item como ERRADO e não como certo. Fiz alguma confusão na leitura do gabarito, daí meu inconformisto com a resposta (que é ERRADA, portanto, o gabarito está ok).
O Gabarito definitivo encontra-se aqui:
http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2004/IRBRTPS2004/Arquivos/GAB_DEF_IRB.PDF
Prof. Paulo, obrigado, mais uma vez, pela atenção.
Abçs,
Bem, a única coisa que eu acrescentaria, seria esta: o autor da questão quis mesmo fazer um "samba do crioulo doido", sendo explicitamente politicamente incorreto (por muito menos um professor da UnB foi processado, por se referir a negros americanos como crioulos...).
Agora, cá entre nós: muitos candidatos, animados com aquele fervor militante de que só alguns ideólogos neófitos são capazes, devem ter pensado que, realmente, esse Mercosul neoliberal foi feito mesmo para cumprir objetivos exclusivamente comerciais, e que ele merece toda a sua reorientação social e política que vem atravessando nos últimos oito anos. Nunca se deve desconfiar da capacidade de alguns reagirem de um jeito estranho quando ouvem a palavra globalização; eles vão logo sacando seus revólveres...
3 comentários:
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.
IRBR 2004
ResponderExcluirPrezado professor Paulo Roberto,
Esse item fez parte do concurso do Itamaraty de 2004, na prova de Geografia. O gabarito oficial aponta como ERRADO o quesito.
O senhor poderá checar esta informação no seguinte link (questão 97, prova de 2004):
http://www.balcaodeconcursos.com.br/download/provas/BALCAODECONCURSOS.COM.BR_PROVA_01524_08.pdf
Atenciosamente,
José Marcos
Prezado Professor:
ResponderExcluirMas devo consignar meu engano (que percebi ao ler o comentário acima). Na realidade, como apontado por João Marcos, o gabarito aponta o item como ERRADO e não como certo. Fiz alguma confusão na leitura do gabarito, daí meu inconformisto com a resposta (que é ERRADA, portanto, o gabarito está ok).
O Gabarito definitivo encontra-se aqui:
http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2004/IRBRTPS2004/Arquivos/GAB_DEF_IRB.PDF
Prof. Paulo, obrigado, mais uma vez, pela atenção.
Abçs,
Lino
Nesses dias atuais devo dizer que é mais (seguro ou covarde mesmo) dizer samba do afro-brasileiro mentalmente desafiado pelas noções neoliberais de comportamento americanizadas, burguesas e decadentes... ou algo assim, talvez ainda mais verborrágico.
ResponderExcluir