O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Estudos na Alemanha: programa MGG

Programa de Capacitação – Managing Global Governance 2013

GIZ – Cooperação Alemã para o Desenvolvimento e o DIE – Instituto Alemão para o Desenvolvimento, em nome do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), têm a satisfação de informar sobre a abertura de inscrições para a 11ª edição do programa de capacitação MGG – Managing Global Governance, a ser realizado na Alemanha no período de junho/ julho a dezembro de 2013.

Diante do crescente fenômeno da globalização, a paz, a prosperidade, o desenvolvimento sustentável e a estabilidade social podem apenas ser atingidos por meio da expansão da cooperação internacional. Desenhar e construir um sistema mais efetivo de governança global é uma das tarefas primordiais neste processo de cooperação entre países. Também é um importante requisito para se alcançar os padrões de desenvolvimento afirmados em acordos internacionais como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, promulgado pela Organização das Nações Unidas. Neste cenário, torna-se indispensável que países como Brasil, China, México, Índia, África do Sul, Egito, Indonésia e Paquistão assumam um papel de destaque, tanto em contextos regionais como globais, para o enfrentamento de desafios mundiais – tais quais a redução da pobreza, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental.

O programa MGG está formatado em três etapas: Etapa Preparatória (no país de origem do candidato, com duração de 2 meses), Etapa de Capacitação (na Alemanha, com duração de 6 meses) e Etapa de Seguimento (no país de origem do candidato, com duração de 6 meses). A Etapa de Capacitaçãoinclui um período de formação e outro período de estágio em uma Organização Internacional ou da Comunidade Europeia.

O público alvo a que se dirige o programa MGG é de jovens especialistas e executivos, bem como decisores que trabalham na administração pública, no setor privado ou instituições de pesquisa. Sua atuação prioritária deve estar orientada para políticas internacionais, relações internacionais ou cooperação internacional, em áreas como comércio, finanças, meio ambiente, segurança e desenvolvimento.

Espera-se como resultado da capacitação que o participante desenvolva uma proficiência analítica, bem como uma capacidade para elaborar e moldar políticas ou projetos em sua área de atuação específica. Após concluído o programa de capacitação, o participante haverá também ingressado em uma rede internacional que reúne especialistas e executivos de instituições proeminentes de diversos países, dentre os quais México, África do Sul, Índia e China.

Este programa de capacitação é integralmente financiado pelo Governo alemão, requerendo-se como contrapartida da Instituição parceira a autorização de dispensa do funcionário para participar do programa bem como o pagamento da passagem aérea. É indispensável que o participante seja fluente no idioma inglês.

Nesse sentido, considerando a importante contribuição que a Fundação Getulio Vargas poderá oferecer ao debate internacional a respeito da Governança Global, temos a grata satisfação de convidar um representante que Vossa Senhoria possa por bem designar, a inscrever-se para participar do referido programa. Informamos que o prazo para recebimento das inscrições é dia 09 de dezembro de 2012, e que a seleção final dos participantes será feita pela sede da GIZ na Alemanha e comunicada oficialmente no final de dezembro de 2012.

Em anexo encontram-se informações detalhadas a respeito do formato e metodologia do programa MGG, bem como a ficha de inscrição. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com Carla Pereira através do email: carla.pereira@giz.de.

Nessas condições, agradeceríamos receber uma manifestação de interesse acerca da participação no programa MGG e reiteramos nossa disposição para esclarecer eventuais dúvidas e também apoiar ao longo do processo de candidatura e etapa preparatória.

Atenciosamente,
Carla Pereira
GIZ no Brasil
Gerente 

Deutsche Gesellschaft für
Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH
Rua Verbo Divino 1.488, 3º andar, Bloco A
04719 904 – São Paulo SP
Brasil

T +55 11 5187-5095
F +55 11 5187-5099

Nenhum comentário: