O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Anuario nao-neoliberal da integracao alternativa na América Latina

Bem, o título já revela um pouco do conteúdo deste verdadeiro manual alternativo da suposta integração latino-americana, na qual o que menos importa parece ser o comércio, e sim os atos políticos anti-imperialistas (quando não antiamericanos) e declaradamente não neoliberais.
Os autores, típicos acadêmicos armados bem mais de conceitos do que de estudos empíricos, se preocupam em saber, e hesitam em encontrar o termo exato, se a nova integração deve ser chamada de pós-neoliberal, pós-hegemônica, ou pós-liberal.
Quando os acadêmicos se enredam nos conceitos, em lugar de se ocupar de uma análise objetiva dos dados da realidade, já se pode desconfiar que não haverá nada de muito útil, ou simplesmente realista, nesse alinhamento de grandes palavras -- hegemonia, dominação, capitalismo, concertação política e quejandos -- para, finalmente, desvendar muito pouco dos experimentos em curso, aliás considerados bem vindos, pelos autores, mesmo se eles distanciam o continente da integração produtiva, da rede de investimentos diretos estrangeiros, da liberalização dos fluxos financeiros, que constituem as marcas desse processo na Ásia-Pacífico, em contraste com os nítidos retrocessos observados no continente.
Enfim, pode ser que entre os leitores deste blog se encontrem true believers na maravilha da integração bolivariana, obviamente alternativa ao comercialismo neoliberal, por isso vai a recomendação recebida por email. 
Aproveito para informar que acabo de concluir a redação de um livro sobre a integração regional, que deve ser publicado até março de 2013, pela Editora Saraiva. Depois falarei mais sobre ele.
Paulo Roberto de Almeida 

Estimad@,

Prezados colegas,

El mismo esta disponible en versión digital accediendo al siguiente link: 
O mesmo está disponível em versão digital no seguinte link:

Nenhum comentário: