Minhas poucas observações ao texto abaixo:
1) "Flexibilizar regras do Mercosul" pode querer dizer duas coisas: (a) alterar protocolos que regulam o funcionamento de sua união aduaneira; (b) adotar resoluções do Conselho que autorizem e acomodem negociações individuais prevendo concessões tarifárias por apenas um dos parceiros (digamos, entre o Brasil e a UE, sem a participação dos demais, ou da Argentina). Será preciso maiores esclarecimentos quanto a estes procedimentos alternativos.
2) Os EUA não costumam assinar "acordos preferenciais". Eles preferem acordos clássicos na linha do livre comércio, prevendo aliás várias outras coisas que não apenas o comércio de bens. Estaria o Brasil disposto a engajar esse tipo de exercício com os EUA?
3) Medidas voltadas à redução do “custo Brasil” vão muito além da política externa e do comércio exterior, e implicam uma pequena revolução em toda a estrutura tributária do país e sobretudo uma redução da voracidade estatal, em todos os níveis. O Brasil, ou as lideranças políticas estão prontas para essa revolução?
4) Essa "isonomia entre produtos importados e os produzidos localmente" pode querer dizer duas coisas: ou você eleva o preço dos importados até o nível dos nacionais, ou reduz o preço destes até o dos importados. Até agora, o que se vê -- Cofins dos importados, elevação de tarifas, salvaguardas, antidumping -- é a primeira prática. O Brasil vai passar a adotar a segunda?
Paulo Roberto de Almeida
DIRETRIZES DE POLITICA EXTERNA E DE
COMERCIO EXTERIOR
Rubens Antônio Barbosa
O Estado de S.Paulo, 22/07/2014
As diretrizes de politica externa e de
comércio exterior estão integradas às demais diretrizes visando à
criação de um novo ambiente interno e externo fundado na estabilidade das
regras e no estímulo aos investimentos.
A nova política externa terá por objetivo
restabelecer seu caráter de política de Estado, visando ao interesse nacional,
de forma coerente com os valores fundamentais da democracia e dos direitos
humanos.
As diretrizes que nortearão a ação
do Itamaraty terão como principais aspectos:
- A política externa
será conduzida com base nos princípios da moderação e da independência, com
vistas à prevalência dos interesses brasileiros e dos objetivos de longo prazo
de desenvolvimento nacional.
- Reavaliação das
prioridades estratégicas à luz das transformações no cenário internacional e
regional no século XXI. Devem merecer atenção especial a Ásia, em função de seu
peso crescente, os EUA e outros países desenvolvidos, pelo acesso à inovação e
tecnologia.
- Deverá ser ampliada e
diversificada a relação com os países em desenvolvimento.
- Definição de nova
estratégia de negociações comerciais bilaterais, regionais e globais, para por
fim ao isolamento do Brasil. Será dada
prioridade à abertura de novos mercados e a integração do Brasil as
cadeias produtivas globais.
- Reexame das políticas
seguidas no tocante à integração regional para,
com a liderança do Brasil,
restabelecer a primazia da liberação comercial e o aprofundamento dos
acordos vigentes.
- Em relação ao
Mercosul, paralisado e sem estratégia, recuperar seus objetivos de
liberalização comercial e abertura de mercado e flexibilizar suas regras a fim
de poder avançar nas negociações com terceiros países
- Nas organizações
internacionais, o Brasil deverá ampliar e dinamizar sua ação diplomática nos
temas globais, como mudança de clima, sustentabilidade, energia, democracia,
direitos humanos, comércio exterior, assim como novos temas, como terrorismo,
guerra cibernética, controle da internet, e nas questões de paz e segurança, inclusive
nas discussões sobre a ampliação do Conselho de Segurança.
- Ampliação da
coordenação da politica externa com a da defesa nacional em todas as suas
dimensões.
- Revalorização do
Itamaraty na formulação da politica externa, subsidiando as decisões
presidenciais. Ao mesmo tempo, serão garantidos o aperfeiçoamento de seus
quadros e a modernização de sua gestão.
O grande desafio que a nova política de
comércio exterior enfrentará será o de promover a crescente integração do
Brasil no comércio internacional. Por meio de uma estratégia de integração
competitiva das empresas brasileiras às cadeias mundiais de valor, poderá ser reduzido o
hiato tecnológico da nossa indústria e ser aberto caminho para uma estratégia
de modernização compatível com a dinâmica do sistema econômico internacional.
Para responder a esse desafio, as
diretrizes que orientarão as politicas internas e externas de comercio exterior
são as seguintes:
- A nova política de
comércio exterior deverá estar articulada com a política macroeconômica e com a
política industrial, voltadas para a recuperação da produtividade, da
competitividade e da inovação.
- conclusão das
negociações comerciais em curso com a União Europeia e lançamento das bases
para um acordo preferencial com os EUA.
- Reavaliação das
prioridades estratégicas com a China pela sua importância para a economia
brasileira e global .
- Recuperação da
competitividade e estímulo a maior e melhor inserção do país no comércio
internacional, por meio de medidas voltadas à redução do “custo Brasil” e dos serviços, com vistas à ampliação das
exportações, a retomada das negociações de acordos comerciais e ao apoio ao
investimento externo de empresas brasileiras.
- Redução da carga
tributária sobre exportações e dos custos acessórios no cumprimento das exigências
tributárias e simplificação dos regimes tributários nacionais.
- Simplificação da
legislação de comércio exterior e a desburocratização das aduanas e dos portos,
através da elaboração de uma abrangente agenda de facilitação de comércio com o
exterior, com o engajamento dos diferentes órgãos governamentais relacionados à
área.
- Desenho de uma reforma
tarifária que confira maior racionalidade à estrutura de proteção. O cronograma
de racionalização tarifária será anunciado com antecedência e implantado de
forma gradual e a longo prazo.
- Reforço de
instituições de regulação técnica e certificação de produtos, como INPI e
INMETRO, para a redução dos prazos para a obtenção de patentes e a isonomia
entre produtos importados e os produzidos localmente.
- A defesa comercial e a promoção comercial
deverão ser aperfeiçoadas e integradas de forma coordenada na nova política
comercial.
- Exame da
compatibilização com a legislação nacional das regras, normas e regulamentos
técnicos que passaram a fazer parte dos novos acordos de preferências
comerciais, afim de permitir a participação dos produtos nacionais em cadeias
globais de valor.
Essas diretrizes respondem
aos principais desafios internos e externos que o futuro governo deverá
enfrentar no médio e longo prazo e criam condições para a restauração da projeção externa do
Brasil, perdida nos últimos quatro anos, e para sua reinserção competitiva nas
negociações comerciais globais, regionais e bilaterais para a inclusão das
empresas brasileiras nas cadeias globais de alto valor agregado.
Em resumo, são mudanças nas
ênfases, nas prioridades e nos rumos da política externa e da política
comercial em relação ao que ocorreu nos últimos doze anos.
Rubens
Barbosa, ex-embaixador do Brasil em Washington (1999-2004).
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