O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Sergio Lazzarini e o capitalismo de Estado no Brasil: livros


Apesar da onda de privatização e liberalização econômica verificada em vários países especialmente durante a década de 90, evidências indicam que o governo continua participando em diversas esferas dos negócios não somente como investidor majoritário em estatais, mas também como investidor minoritário por meio de múltiplos canais como bancos de desenvolvimento, fundos de pensão, fundos soberanos, e vários outros. Em um novo livro com Aldo Musacchio (Harvard Business School), Reinventing State Capitalism: Leviathan in Business, Brazil and Beyond (Harvard University Press, 2014; versão traduzida pela Cia das Letras), nós apresentamos evidências dessas diversas facetas do chamado "capitalismo de estado" e discutimos implicações para o desempenho econômico de países e empresas.  

O capítulo introdutório está disponível aqui e você pode seguir atualizações na página do Facebook do livro.  Leia também as entrevistas nas páginas amarelas da Veja, na Folha de São Paulo, Exame, Valor Econômico e os artigos na coluna Schumpeter da The Economist e na coluna de Elio Gaspari na Folha de São Paulo.

Trabalhamos também em uma proposta de reforma institucional no Brasil para melhorar a governança das estatais e o ambiente de negócios onde elas operam.

Recomendo vivamente os trabalhos deste economista, sobretudo seu livro com Aldo Musacchio:
Reinventando o Capitalismo de Estado: O Leviatã nos negócios, Brasil e outros países (SP: Portfolio-Penguin, 2015), traduzido do inglês, na versão apresentada abaixo, retirada da página de Lazzarini (http://www.sergiolazzarini.insper.edu.br/).

Nenhum comentário: