O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

O Dilmes, tal como veio ao mundo, e tal como vai acabar com o Portugueis do Brasiu...

Eu já tinha ouvido falar de uma tese de doutorado, ou do mestrado (OK, vale um TCC) sobre a quase lógica do inventor do poste, ou seja, o raciocínio (se existe) arrevesado, contraditório, quase sempre mentiroso, do autor de todas as bobagens que agora estão acabando com o Brasil.
Pois bem, agora graças ao jornalista Celso Arnaldo, que eu sempre acompanhei pelo blog do jornalista Augusto Nunes, temos agora, para o maior ridículo da pátria amada, a língua que vai arrastar a última flor do Lácio para o lixo, se é que já não arrastou, junto com a maior recessão da história econômica do Brasil.
Dilmês, a língua que está estuprando a língua oficial, em fase de consolidação para a eternidade sob a forma de um compêndio dos melhores momentos.
Uma única dúvida: será que a autora não vai exigir direitos de autor? Afinal de contas o copyright das expressões é dela, e talvez queira lucrar um pouco em cima.
Outra dúvida: a estupradora do idioma não vai querer processar o jornalista por difamação? Mas aí ela teria que processar a si própria.
Como ficamos então?
Dúvidas atrozes...
Paulo Roberto de Almeida


Idioma da mulher sapiens
Jornalista lança livro para ajudar a compreender o 'Dilmês'
Sátira reúne o que Dilma falou em entrevistas e discursos
Diário do Poder, 04 de dezembro de 2015 às 16:27 - Atualizado às 16:47

A falta de nexo nos discursos virou obra-prima para memes na internet

O jornalista Arnaldo Araújo, que já conquistou dois Prêmios Esso pela extinta Revista Manchete, lança neste sábado (9) na Livraria Cultura, em São Paulo o livro: Dilmês: O idioma da Mulher Sapiens da Editora Record.
A obra destrincha e interpreta, com altas doses de humor, as falas da presidente Dilma Rousseff, uma forcinha do autor para os brasileiros que tentam entender a lógica das oratórias presidências.
Arnaldo Araújo acompanha os discursos da presidente desde a época que ela comandou o Ministério de Minas e Energia e posteriormente a Casa Civil, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o autor naquele período já era notório que havia algo de errado na forma da mineira  se expressar.
A falta sem nexo nos discursos virou obra-prima para memes na internet, quem não se lembra da ‘saudação à mandioca’, ‘mulher sapiens’, ‘meta zero a ser dobrada’ ou o caso do ‘cachorro que vem atrás da criança’.
A sátira reúne o que Dilma falou publicamente, seja em entrevistas ou em discursos, “com sentenças que, levadas ao pé da letra sem rigorosa revisão, seriam barradas da ata de reunião de condomínio de um conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida. Dilma foi impondo o dilmês ao mundo civilizado”, declara o autor.
Serviço:
Data: 09/12/2015
Local: Livraria Cultura-Conjunto Nacional -Av. Paulista, 2.073-São Paulo
Horário: A partir das 19h

Nenhum comentário: