O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 4 de abril de 2020

CEBRI promove debates com especialistas sobre o Covid-19 e a economia mundial - Monica De Bolle e Renata Reis

Série Corona 360

pandemia COVID-19 vem ceifando milhares de vidas e deixando um rastro de destruição de escala global. Diante desse quadro, proliferaram comparações criadas por aqueles que buscavam compreender os efeitos da pandemia e desenhar estratégias de resposta. Do ponto de vista da saúde pública, a pandemia foi muitas vezes comparada à febre espanhola de 1918. Quando olhada pelas lentes de seus efeitos econômicos, foi comparada à crise financeira de 2008 e para alguns à crise de 1929. Finalmente, quando observada sob a perspectiva da política internacional, a pandemia foi comparada ao fim da Guerra-Fria. Embora indiquem nossa perplexidade, as comparações pouco nos ajudam a compreender a natureza, a escala ou as múltiplas dimensões das transformações que estamos vivendo.
No momento em que estamos praticando o distanciamento ou isolamento social, a comunidade do MAPI/IRI (PUC-Rio) se reuniu para organizar uma série de conversas com especialistas, operadores de políticas e tomadores de decisão para nos ajudar a compreender os efeitos da pandemia em suas mais diversas dimensões. Essa é a série Corona 360.
Encontre abaixo a programação completa e os vídeos das conversas já realizadas.

Programação

07 de Abril
Terça

19:00

O Impacto da Pandemia sobre a Economia Mundial: Considerações sobre o Curto e Médio Prazos

Convidada: Monica de Bolle

Monica de Bolle é diretora de estudos latino-americanos e mercados emergentes da Escola de Estudos Internacionais Avançados da Universidade Johns Hopkins e pesquisadora sênior do Instituto Peterson de Economia Internacional. Ver biografia completa.

Evento online através do Webnar da plataforma Zoom.

Inscrições: Abertas até 15hs do dia 07.04

CORONA360 - MONICA DE BOLLE

monica-debolle

08 de Abril
Quarta

18:00

Desafios Humanitários na Resposta a Pandemia Covid-19: um olhar sobre o trabalho de médicos sem fronteiras

Convidada: Renata Reis

Renata Reis é profissional de Policy/Advocacy com 15 anos de experiência. Atualmente é Especialista em Acesso Humanitário Regional (América Latina) na organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF)- Bélgica, onde atua em contextos como Venezuela, Bolívia, Nicarágua e Brasil. Foi Relações Institucionais e responsável por advocacy em MSF Brasil por 5 anos. Foi coordenadora de projetos/Advocacy na Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS – ABIA, onde coordenou o Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual da REBRIP, que congregava 17 organizações da sociedade civil, por 7 anos. É Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento na UFRJ, com tese sobre Lobby no Congresso Nacional. Possui graduação em Jornalismo e Direito e mestrado em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF com sanduíche na Universidade Livre de Bruxelas – ULB, Bélgica. É professora de Advocacy e de Ajuda Humanitária no MAPI. É membro do Conselho da CONECTAS Direitos Humanos e membro da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB-RJ.l.

Evento online através do Webnar da plataforma Zoom.

Inscrições: Em breve aqui.


Nenhum comentário: