O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia: a confusão ainda reina em Kherson - Svitlana Morenets

Transcrevo a nuvem de incerteza que ainda reina em Kherson, antes de outra grande dúvida que agora ameaça a Crimeia. Paulo Roberto de Almeida 

(recebido em 14/11/2022, de Carlos U. Pozzobon)

As últimas horas da ocupação russa de Kherson

Svitlana Morenets 

(Fonte desconhecida)

A única grande cidade ucraniana que a Rússia conseguiu capturar desde a invasão de fevereiro – Kherson – agora foi libertada. Mas algo mais extraordinário aconteceu: surgiram relatos russos de milhares de soldados sendo deixados na margem direita do rio Dnipro depois que os ocupantes explodiram a ponte Antonivsky de uma milha de extensão.

Moscou nega categoricamente isso, dizendo: “Nenhuma unidade de soldados, equipamento militar e armas foi deixada na margem direita do Dnipro”. Mas blogs militares pró-Kremlin estão repletos de informes diferentes, alguns dizendo que milhares de russos foram abandonados do lado errado do rio. Se até mesmo alguns forem capturados, eles podem ser trocados por prisioneiros de guerra ucranianos. A Ucrânia bombardeou o rio a noite toda, para desencorajar tentativas de fuga.

A névoa da guerra e a desinformação (que pode atingir ambos os lados) torna difícil dizer com confiança o que está acontecendo. O que se segue pode ser uma narrativa inteiramente ficcional do Kremlin, para atrair a Ucrânia para uma armadilha e uma cidade cheia de detonadores de explosivos (ou uma cidade prestes a ser arrasada por mísseis russos, como Grozny foi em 1999). Tropas ucranianas já entraram na cidade e estão sendo recebidas por moradores festejando.

Mas eu gostaria de apresentar uma seleção de comentários de blogueiros pró-Kremlin no Telegram de ontem à noite: guerreiros do teclado que normalmente seguem a linha de Putin,  agora estão extravasando fúria com a retirada e suas implicações.

"Acabei de receber uma mensagem de Kherson. As coisas estão muito piores lá do que imaginávamos”, escreveu o blogueiro de guerra russo Alex Parker na noite passada. “Houve algum tipo de acordo de evacuação em que o Kremlin acreditava, mas acabou sendo um golpe. Aparentemente, os americanos fizeram uma promessa que a Ucrânia ignorou.” Ele não diz qual foi essa promessa. Parker escreve sobre soldados russos em pânico abandonando equipamentos militares e tentando atravessar o rio, e afirma que “cerca de 20.000 soldados podem ser capturados”. Ele está lívido. “O Kremlin acabou de assassinar com as próprias mãos todo o agrupamento que detinha a margem direita de Kherson”, acrescentou Parker. A Ucrânia ainda não fez comentários sobre quaisquer tropas russas capturadas.

Outro blogueiro de guerra russo, Dimitriyev, descreve o pânico entre as forças russas em retirada. “Tem sido impossível cruzar [o rio Dnipo] pacificamente, o exército ucraniano continua bombardeando as travessias. Não houve anistia. Um desastre militar está se aproximando”, escreve ele. Suas palavras são seguidas por Valeria Petrusiewich, uma voluntária russa: 'As tropas ucranianas continuam bombardeando os cruzamentos de Kherson, esfaqueando nossos caras pelas costas.'

Um canal pró-russo do Telegram escreve que, em vez de serem evacuados, os soldados russos estavam tentando fugir “em qualquer coisa que pudesse flutuar. Há brigas por barcos pequenos, barcos de borracha, porque nas grandes travessias corre-se o risco de ficar sob fogo". O combatente russo anteriormente em Kherson, '13º', fala sobre as chances de reconquista de Kherson: 'Se continuarmos lutando assim, perderemos a Crimeia também'. O soldado acrescentou: "Em uma unidade, a última ordem foi trocar as roupas civis e se livrar de tudo".

O canal pró-russo do Telegram 'Volya' cita oficiais russos tentando atravessar o rio: 'As travessias estão sob fogo. Por que eles nos marinariam aqui por 24 horas sem ordens para nos expor à artilharia ucraniana assim? Se os ataques ucranianos forem bem-sucedidos, o exército russo sofrerá suas maiores perdas desde o início da guerra”.

Ainda não houve confirmação oficial de soldados russos sendo encontrados em Kherson. No entanto, esta tarde o serviço secreto ucraniano dirigiu-se aos soldados russos dizendo-lhes que tinham sido abandonados e que deviam render-se imediatamente. Ele também disse que vestir roupas civis, como alguns soldados russos teriam feito, não funcionará e as tentativas de escapar da área são inúteis.

Os comentários russos agora se desviaram do pânico sobre o que pode vir a seguir – falando não apenas da Crimeia (onde as trincheiras já estão sendo cavadas), mas da própria defesa da Rússia. Os militares da Ucrânia podem agora “começar a se dirigir para Moscou”, de acordo com o analista político russo Rostislav Ishchenko. “Em 7-8 horas, um comboio de equipamentos militares, se cruzar a fronteira perto de Gluhiv, chegará à capital a 70 quilômetros por hora.” Ishchenko diz que “os comandantes ucranianos não têm nada a perder” e podem até tomar o Kremlin. Os ucranianos riem de tais declarações - mas é engraçado pensar que passamos de 'vamos tomar Kyiv em três dias' para 'eles invadirão o Kremlin'.

A desinformação é uma arma usada regularmente nesta guerra. É claro que as unidades russas não estavam prontas para a velocidade da retirada; alguns não sabiam nada sobre isso devido a problemas de comunicação ou a falta de responsabilidade do comando russo. As tropas ucranianas já entraram na cidade. Muito em breve saberemos o que os espera.

https://www.spectator.co.uk/article/the-last-hours-of-the-russian-occupation-of-kherson/?utm_medium=email&utm_source=CampaignMonitor_Editorial&utm_campaign=BLND%20%2020221111%20%20House%20Ads%20%20IH+CID_15bf2b33542e06d7f1ca929ce7292cb4


Nenhum comentário: