O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Itamaraty sendo leiloado entre diversos candidatos interessados no, ou indicados para o cargo (alguns autodesignados)

O cargo não dá muitos votos, nem tem dinheiro. Ao contrário, é preciso mendigar junto à Fazenda ou Tesouro para pagar nossas contribuições a organismos internacionais, assim como para viagens e remoções. Mas dá um certo prestígio, se o chanceler for alguém preparado, o que não era certamente o caso do chanceler acidental, o primeiro do desgoverno do Bozo.

 Ex-secretário de Temer é cotado para o Itamaraty de Lula

Principal entusiasta da nomeação é o advogado Cristiano Zanin, que fez a defesa da campanha de Lula no TSE e do ex-presidente na Lava Jato
Igor Gadelha
Matrópoles, 04/11/2022

Ex-secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência durante o governo Temer, o pesquisador de Harvard Hussein Kalout passou a ser cotado, nos bastidores, como possível chanceler de Lula.

O principal entusiasta da nomeação de Kalout é o advogado Cristiano Zanin, que atuou na defesa da campanha do presidente eleito e nos processos do petista na Operação Lava Jato.

Levado por Zanin, Kalout contribuiu com a campanha de Lula. Ele ajudou a organizar ao menos dois encontros de Lula com diplomatas no apartamento do advogado no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Especialista na área de relações internacionais, Kalout se define como cientista político e professor. Ele é conselheiro consultivo internacional do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

No governo Temer, além de secretário de Assuntos Estratégicos, Kalout integrou o Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e foi presidente da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento.

Outros cotados
Além de Kalout, outros três nomes são cotados para o Itamaraty: Aloizio Mercadante, coordenador do programa de governo; o embaixador Celso Amorim, chanceler nos governos do petista; e o senador Jaques Wagner (PT-BA).

https://www.metropoles.com/colunas/igor-gadelha/ex-secretario-de-temer-e-cotado-para-o-itamaraty-de-lula


Mercadante é cotado para Relações Exteriores, com Amorim na assessoria de Lula

Desenho seria semelhante ao do primeiro mandato do petista, em que Celso Amorim foi chanceler e Marco Aurélio Garcia, assessor

Folha de S. Paulo, 3.nov.2022 às 23h01

O economista Aloizio Mercadante está cotado para ser Ministro das Relações Exteriores (Itamaraty). No governo Lula (PT), o cargo será um dos mais prestigiados, ao contrário do que ocorreu no governo de Jair Bolsonaro (PL). O presidente não privilegiava a política internacional –e chegou até mesmo a bater boca com presidentes como o francês Emanuel Macron, enquanto seu filho Eduardo Bolsonaro atacava a China.

DUETO
No desenho que já é debatido entre integrantes do núcleo mais próximo de Lula, o ex-chanceler Celso Amorim, principal referência do PT nas relações internacionais, seria assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais.

DUETO 2
O cargo foi ocupado por Marco Aurélio Garcia nos governos anteriores de Lula.

Enquanto Amorim, que comandava o Itamaraty, representava o Estado brasileiro, Garcia atuava como um emissário pessoal de Lula, aplainando o terreno para questões delicadas que o governo teria que tratar com outros países, especialmente na América Latina. No PT se considera que o modelo foi um sucesso.

LINHA DIRETA
Como presidente da Fundação Perseu Abramo, vinculada ao PT, Mercadante coordenou a elaboração do programa de governo de Lula e também manteve diálogo com governantes e lideranças internacionais.

LINHA DIRETA 2
Já Amorim é um dos mais experientes diplomatas brasileiros, tendo comandado o Itamaraty nos governos de Lula e de Itamar Franco. Além disso, é amigo de Lula e sempre acionado por ele em assuntos internacionais, pelo amplo conhecimento teórico, prático e o trânsito que tem no exterior.

PLANO B
Outra possibilidade é Mercadante ocupar um cargo na área econômica, como a presidência do BNDES ou o Ministério do Planejamento.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2022/11/mercadante-e-cotado-para-relacoes-exteriores-com-amorim-na-assessoria-de-lula.shtml

Nenhum comentário: