O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 26 de novembro de 2022

Uma Nova Ordem Europeia? - colóquio da Universidade Portucalense (30/11/2022)

 

Oradores: Martin Pohl, embaixador da República Checa em Portugal, e António Martins da Cruz, antigo embaixador e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros.
Recentemente, Emmanuel Macron, Presidente de França, defendeu a criação de uma nova “comunidade política europeia”, mais alargada que a União Europeia (UE), que reforce a cooperação no espaço europeu.
Emmanuel Macron e Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, defendem o fim da unanimidade nas decisões da UE em Segurança e Defesa, Política Externa ou Saúde, o que implicará uma revisão dos tratados.
O que poderá significar esta proposta para o futuro da Europa e para o papel da UE no mundo?
A Conferência será aberta pelo Reitor da Universidade Portucalense, Fernando Ramos, pela Diretora do Departamento de Direito, Maria Manuela Magalhães e pelo coordenador da licenciatura e do mestrado em Relações Internacionais, André Pereira Matos, e terá a moderação do professor Pedro Ponte e Sousa. 
A Conferência “Uma Nova Ordem Europeia?” é uma atividade integrada na unidade curricular de Estudos Europeus, da Licenciatura em Relações Internacionais.


Nenhum comentário: