O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Então, minha gente, como andamos de Guerra Fria? - Paulo Roberto de Almeida

 Então, minha gente, como andamos de Guerra Fria?

Vamos fazer um retrospecto rápido.

Depois da gloriosa revolução proletária de 1917 – na verdade, um mero putsch bolchevique que fechou o parlamento e a constituinte que tentavam criar um regime democrático no recém finado absolutismo czarista –, houve uma guerra quente: a dos revolucionários brancos – apoiados por potências ocidentais – contra o Exército Vermelho: este ganhou, e implantou uma ditadura ainda mais cruel do que a do czarismo.
Não houve nenhuma conciliação da URSS com o Ocidente; ao contrário, fomentou golpes e revoluções em diversos países, inclusive na China (1927) e no Brasil (1935), ambos fracassados.
Uma aproximação, mas por necessidade, se deu em 1941, após a invasão da URSS por Hitler, com quem Stalin tinha feito um "pacto de colaboração" em 1939, para decepar a Polônia.
Se não fosse pela ajuda americana e inglesa, a URSS teria sido vencida pela Wehrmacht, e a União Soviética, a Europa e boa parte do mundo teriam sido submetidos pelo totalitarismo nazista talvez por 30 anos.
Os líderes aliados – Roosevelt, Churchill e Stalin – se encontraram várias vezes durante a guerra, depois não mais, e a Guerra Fria começa de fato em Berlim a partir de 1947.
Apenas com a crise dos mísseis soviéticos em Cuba, em 1962, eles começam novamente a se falar, nessa fase de Détente na Guerra Fria, mas esta continuou, mesmo com negociações seguidas de "controle" de armas estratégicas pelos 20 anos seguintes. O socialismo continuou a bater pinos e a caminhar inconscientemente para o declínio e o desaparecimento.
Antes disso, o último líder soviético, ou da URSS, amenizou o clime da Guerra Fria, que só terminou mesmo com a implosão do socialismo e o fim da União Soviética.
A Otan criou um programa para a Rússia e o G7 incorporou a Rússia e a considerou uma economia de mercado, em 2002, mesmo com dúvidas sobre a conversão real do país à democracia e à economia de mercado.
O ex-KGB e saudosista do império soviético que conquistou o poder em 2000, e nunca mais largou, criou a maior cleptocracia do mundo, e investiu zilhões em rearmamento.
Enquanto isso, a China, aceita no Gatt-OMC, deu continuidade à sua fulgurante ascensão na economia e no comércio mundial, ultrapassando todo o G7 (menos EUA) e deixando a Rússia na sua rabeira (candidata a uma possível colonização econômica num futuro de médio prazo).
Enquanto a Rússia perdia importância – salvo para fornecimento de energia à Europa –, os dirigentes chineses pós Deng se encontravam com seus parceiros ocidentais, aperfeiçoando a incorporação da China à economia mundial. 
Os EUA se comportaram muito mal no momento unipolar pós-Guerra Fria, tratando com soberba tanto a Rússia quanto a China, e se submeteram à paranoia dos chefes do Pentágono, que passaram a considerar a China a sua inimiga estratégica (quando esta considerava os EUA seus aliados naturais, contra uma Rússia ainda perigosa.
Este foi o momento decisivo, de volta a uma Guerra Fria econômica, que não deveria existir se os EUA aceitassem a ideia da Chimerica, a complementaridade natural entre as duas maiores economias mundiais, em benefício da paz e da segurança internacionais, sobretudo em favor dos países em desenvolvimento. Perdeu-se a maior oportunidade do pós-Guerra Fria e criou-se uma fissura entre os dois gigantes.
O que era apenas uma Guerra Fria Econômica ameaçou converter-se em guerra quente por causa de uma pequena ilha que NUNCA pertenceu à jurisdição soberana da RPC, mas que era parte do antigo Império do Meio, que o novo Imperador (rompendo com o bom sistema de alternância criado por Deng) quer recolocar na sua esfera de domínio imperial.

O encontro Biden-Xi em Bali promete inaugurar uma nova Détente, sem que os fatores da nova Guerra Fria estejam desativados, pois eles são alimentados pela hubris imperial dos dois grandes contendores.
Conclusão: teremos mais alguns anos, talvez décadas, de gastos inúteis com armamentos sofisticados (que nunca serão usados), em lugar de uma cooperação em prol da paz mundial e do desenvolvimento internacional.
Os impérios por vezes são seguros, para dentro, mas quando suas placas tectônicas se tocam, desastres podem ocorrer.
Esta é a minha visão do cenário atual.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 15/11/2022

Um comentário:

Bruno Torquatto disse...

Sr. Paulo, boa noite!
Ótima analise. Acabei de baixar seus trabalhos cronológicos sobre PI, vão ajudar bastante no CACD, muito obrigado.