O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 3 de abril de 2024

O Estado estava devendo isso aos indígenas: um pedido oficial de perdão pelos atos cometidos contra eles

  

Uma frase : “Em nome do Estado brasileiro, eu quero pedir perdão por todo sofrimento que o seu povo passou”

Eneá de Stutz
presidente da Comissão de Anistia durante sessão nesta terça (2) em que se ajoelhou e pediu perdão aos povos Guarani-Kaiowá e Krenak por atos cometidos contra eles da década de 1940, na Era Vargas, até o período da ditadura militar (1964-1985).

Mais sobre este ato simbólico :

Comissão de Anistia concede reparação inédita a indígenas

02 de abril de 2024 (atualizado 02/04/2024 às 21h57)

Povos Guarani-Kaiowá e Krenak receberam pedido de perdão coletivo por atos violentos cometidos contra eles desde a década de 1940, na Era Vargas, até o período da ditadura.

Momento em que Eneá de Stutz, presidente da Comissão de Anistia, se ajoelha em frente à Djanira Krenak e pede perdão em nome do Estado brasileiro

A Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos pediu perdão nesta terça-feira (2), em nome do Estado brasileiro, aos povos guarani-kaiowá e krenak por atos cometidos contra eles desde a década de 1940, na Era Vargas, até o período da ditadura militar (1964-1985).

A reparação coletiva não é financeira, mas representa um reconhecimento inédito da violência a que os indígenas foram submetidos. Ambos os povos foram perseguidos, assassinados e expulsos de seus territórios por governos autoritários

8.350

é a estimativa da Comissão Nacional da Verdade sobre quantos indígenas morreram por ação direta ou indireta do Estado na ditadura militar

Até 2023, a Comissão de Anistia só concedia reparações individuais, incluindo financeiras. Como relembrou o site da rede CNN Brasil, os casos dos Guarani-Kaiowá e o dos Krenak já haviam sido analisados durante o governo de Jair Bolsonaro, que negou ambos os pedidos de reparação. O Ministério Público recorreu e houve uma reavaliação. 

Após a análise da ação dos Krenak, a presidente da comissão se ajoelhou em frente à líder indígena Djanira Krenak e pediu perdão, num ato simbólico reproduzido pelo site G1.

“Em nome do Estado brasileiro, eu quero pedir perdão por todo sofrimento que o seu povo passou. A senhora, como liderança matriarcal dos Krenak, por favor, leve o respeito, nossas homenagens e um sincero pedido de desculpas para que isso nunca mais aconteça”

Eneá de Stutz (presidente da Comissão de Anistia durante sessão nesta terça (2)

No caso dos Guarani-Kaiowá, o pedido citou o fato de os indígenas terem sido expulsos do território Guyraroká, em Mato Grosso do Sul, de onde são originários, devido ao interesse agropecuário na região. Como mostrou o jornal Folha de S.Paulo, eles eram confinados pelo governo federal em outras áreas  para que suas terras fossem cedidas a fazendeiros, num movimento que começou na década de 1940, mas que se intensificou na ditadura militar. 

Já a ação sobre os Krenak ressaltou que, além de terem tido parte de suas terras – localizadas no norte de Minas Gerais – roubadas para o agronegócio, esse povo também foi submetido a trabalho forçado, maus-tratos, tortura e desaparecimento, como explicou o site Metrópoles. 

A Comissão de Anistia é um órgão criado em 2002 no governo de Fernando Henrique Cardoso para oferecer reparação às vítimas – e seus familiares – de perseguição política durante o período da ditadura militar. O colegiado analisa requerimentos de anistia com fatos comprovados da perseguição política sofrida. 

 




Nenhum comentário: