O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

As 10, 15 ou 20 maiores invencoes da humanidade (ou dos inventores, melhor dito...)

Bem, a lista de dez maiores invenções da humanidade já aumentou um pouco, e promete aumentar ainda mais, se desejarem oferecer contribuições significativas para o avanço do conforto material, espiritual e até intelectual da humanidade.
Posto aqui uma lista de um ano e meio atrás, ainda útil para os candidatos a inventores...
Pode-se, por exemplo, acrescentar algum aparelho fácil para coçar aquela parte das costas inalcançável quando a necessidade se impõe. Ou algum aparelho que faça você (eu, no caso), ler dez livros em pouco mais de uma hora...
Enfim, a humanidade avança (o número de idiotas também)...
Paulo Roberto de Almeida


QUINTA-FEIRA, 27 DE MAIO DE 2010

As dez maiores invencoes da humanidade...

Muito americano-cêntrica esta lista...
Está faltando, por exemplo, a caipirinha, o jeitinho, e o "nunca antes neste país".
Sans blague, eu colocaria também o clips, o hot-dog e o sorvete de caramelo (não vou especificar a marca).
Bem também tem o spaghetti (ai frutti di mare) e o expresso bem ristretto...
Ainda posso pensar no saxofone, nos óculos e no livro (não vivo sem um, ou mais...)
Bem, vamos conferir a lista dos americanos...

Curiosidades
TOP 10 maiores invenções da história
Veja a lista das dez maiores invenções da humanidade
26/05/2010

Ir de carro para o trabalho, acender a luz do escritório e ligar o computador podem parecer simples ações do cotidiano, mas fazem parte de importantes descobertas históricas. Um estudo da consultoria Tesco Mobile listou as cem maiores invenções da história da humanidade. Confira o Top 10:

1) Roda – Registros indicam que a roda nasceu há mais de 5 mil anos na Ásia. Pesquisadores apontam que a data mais antiga foi em 3.500 a.C, na Suméria, nas ruínas da cidade de Ur, onde foi achada uma placa de argila. Usado em transportes, máquinas e diversas outras ferramentas do dia-a-dia, o objeto diminui a fricção entre dois ou mais pontos em uma superfície, facilitando sua locomoção. Acredita-se que a primeira roda foi feita do tronco de uma árvore.

2) Avião – A história da aviação começou com os irmãos Wiilbur e Orville Wright em 1903, na Carolina do Norte, nos EUA. Em 1906, o brasileiro Santos Dumont realizou o primeiro voo com o 14 bis, em Paris.

3) Lâmpada – Thomas Edison inventou a lâmpada incandescente no dia 21 de outrubro de 1879. Como desafio, o cientista deveria fazer a combustão do oxigênio mais rápida e duradoura. Finalmente, usando uma haste de carbono aquecido, ele conseguiu a emissão da luz, que ficou ligada por mais de 40 horas seguidas.

4) Internet – A internet nasceu na década de 1969, quando a Arpanet ligou universidades como um experimento militar. Nos anos 1980, as redes locais e instituições científicas começaram a se conectar com a Arpanet. Em 1992, se estabeleceu a rede mundial, World Wide Web (www), e no ano seguinte o primeiro navegador fica disponível no mercado, o Mosaic.

5) Computador – O primeiro computador digital eletrônico do mundo foi criado em 1946, por John Presper Eckert e John W. Mauchlym, dois cientistas norte-americanos. O Electrical Numerical Integrator and Calculator (ENIAC) realizava 5 mil operações por segundo.

6) Telefone – Em 1875, o escocês Alexander Graham Bell inventou o telefone. Durante uma experiência com um telégrafo harmônico, com seu assistente Thomas Watson, foi emitido um som diferente, que foi ouvido por Bell do outro lado da linha. A primeira transmissão elétrica foi emitida no ano seguinte, quando a invenção foi patenteada.

7) Penicilina – Em 1928, o escocês Alexander Fleming descobriu a penicilina quando desenvolvia pesquisas sobre estafilococos. Ao sair de férias, esqueceu algumas placas com culturas de microrganismos no seu laboratório. Quando chegou, um novo fungo havia se formado, o Penicillium, de onde se extraiu a penicilina. A descoberta foi fundamental para a criação de antibióticos, o que diminui o número de mortes por doenças infecciosas.

8) iPhone - foi criado em 2007 pela Apple Inc. Com linha de internet e diversas ferramentas multimídia, o celular tem função touchscreen (sensível ao toque). O iPhone está na sua terceira geração.

9) Vaso Sanitário – O vaso sanitário surgiu no Egito, por volta de 2100 a.C, quando foram criadas as primeiras latrinas para se sentar. Em 1668, o Comissariado de Polícia de Paris emitiu um decreto que todas as casas deveriam ter um vaso sanitário dentro de suas casas.

10) Motor de combustão - O inventor do motor de combustão interna foi o alemão Nikolaus August Otto. A pesquisa começou em 1862, e cinco anos depois ele ganhou uma medalha de ouro por seu motor que comprimia a mistura do combustível e ar, antes de queimar. A máquina térmica transforma a energia proveniente de uma reação química em energia mecânica, que revolucionou os meios de transporte.

4 comentários:

José Marcos disse...
TOP 15

Eu acrescentaria:

11. Papel
12. Lápis
13. Borracha
14. Apontador
15. Caneta

Embora estejam um pouco ultrapassados nestes tempos de processadores eletrônicos de texto, não consigo ficar muito tempo longe deles!
Mário Machado disse...
Professor,

Sei que foi jocoso, mas eu ponho a caipirinha nessa lista, junto com o tele-pizza. Vê-se por que de meu sobre-peso. (ainda se escreve assim no novo acordo ortográfico?).

Sem contar a agricultura. A arquitetura e a arte, mas acho que isso foge ao espírito da lista.

Abs,

PS: Em outro tópico o senhor publicava artigo de um economista, creio, que falava que o Brasil deve vencer as doenças tropicais. Assino embaixo, este ano contraí dengue duas vezes, sim duas vezes, até agora minha produtividade está baixa. Doencinha infernal!!! Isso por que tenho boa saúde e 29 anos..
Paulo disse...
Acho que antes do iPhone incluiria muitas e muitas outras invenções.
Exemplo: "invenção" da escrita (provavelmente seria a primeira da minha lista), invenção da televisão, invenção do rádio, refrigerador, ...
gabih_pinheiro disse...
faltou acrecentar a coca cola , o Doritos e a internet

3 comentários:

Adriana Riess Karnal disse...

é complicado fazer esse tipo de lista porque as invençoes sao muito datadas, tem relaçao com o "zeistgeist",o espírito da época. Por exemplo, concordo que a invençao da escrita é mais importante que o iphone, pq sem ela nao teria sentido nem a internet, que depende das palavras, de uma comunicaçao semiotizada...é típico dos americanos colocarem-se no topo...

Paulo Roberto de Almeida disse...

Estados Narcisistas da América,
É próprio de todo grande império, colocar-se no centro do mundo, literalmente.
Os chineses durante séculos se viram como o Império do Meio, o centro da terra.
Provavelmente, se eles fizessem uma lista das dez maiores invenções da humanidade, teríamos sete chinesas na lista, inclusive a imitação do iPhone, quase perfeita...
Paulo Roberto de Almeida

Anônimo disse...

Talvez falte na lista, não obstante correntes criacionistas ou evolucionistas, o "homem"...a maior dentre todas as invenções...depois do catch-up!

Vale!

P.S.:Nos referimos ao "homem" como gênero humano!...antes que alguma "sufragista" empedernida resolva nos assestar o seu "coturno"!