O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Brasil: pais caro demais no plano internacional...

Apenas um exemplo, dentre muitos, de que o Brasil ficou um país caro demais para ter grande sucesso econômico: quando os preços relativos são distorcidos para o alto, fica difícil aguentar a concorrência internacional.
E não preciso dizer quem é o culpado por esta situação, não é mesmo?
Paulo Roberto de Almeida 



DESPENCA A PROPORÇÃO DE ESTRANGEIROS NOS 'RESORTS' BRASILEIROS!
Folha de S.Paulo, 08/02/2012

Em 2011, apenas 19% dos hóspedes de resorts brasileiros eram estrangeiros. Três anos antes, eram 43%. Vem caindo ano a ano: em 2008 eram 43% de estrangeiros, em 2009 foram 26% de estrangeiros, em 2010 foram 20%, e em 2011, são 19%.   "Além do real valorizado, também temos problemas com a alta tributação. Pagamos 20% mais impostos que nossos concorrentes do setor de cruzeiros", afirma Jatahy presidente da Associação Brasileira de Resorts.
     
A taxa de ocupação em 2008 era de 51%. A taxa de ocupação dos resorts brasileiros voltou ao patamar registrado antes do início da crise de 2008.  Em 2011, o índice foi de 52%, segundo estudo da Associação Brasileira de Resorts. "Não é um resultado brilhante. Precisamos chegar ao menos em 55% para rentabilizar nosso negócio", diz Rubens Régis.

Nenhum comentário: