O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 22 de junho de 2013

Videos, fofocas e mentiras: comentarios e sugestões - Paulo Roberto de Almeida e colaboradores...

Este blog tem como princípio expor ideias, argumentos, se possível inteligentes (como reza o seu Estatuto, acima indicado), para pessoas inteligentes.
OK, de vez em quando eu posto aqui ideias e argumentos estúpidos, idiotas, até irracionais, apenas para fazer o confronto com os bons argumentos e as ideias úteis ao progresso social, à prosperidade econômica, às liberdades democráticas, enfim, à racionalidade e à ética pública.
Todos os argumentos e afirmações procuram ter o seu embasamento empírico, ou seja, apoiar-se em fatos, dados, estatísticas, que podem ser comprovados por todos, sejam eles de esquerda, de direita, tucanos, petralhas, liberais, intervencionistas, até keynesianos de botequim, como existem às pencas em todos os cantos do país, mesmo sem saber que o são (como alguns ministros do governo).Quando não têm dados comprobatórios, é porque as afirmações são de uma tal platitude, ou self-confirming, que seria ofender a inteligência dos que aqui comparecem com dados corriqueiros.
Por exemplo, seria um truíusmo idiota trazer dados em apoio ao argumento de que a Europa está em crise (profunda), e os Estados Unidos também (menos profunda, aliás em reversão). Ninguém disputaria isso, com base na leitura de qualquer jornal, nos últimos 5 ou 6 anos.
Agora, existem diferentes interpretações quanto às razões dessa crise, e eu não tenho hesitação em afirmar o que segue, embora alguns possam achar ofensivo: os neobobos, por exemplo, acham que essa crise foi provocada por mercados desregulados e pela ganância de banqueiros e especuladores de Wall Street. Eu já acho que ela foi provocada por erros de política econômica dos governos, e daí derivam respostas totalmente diferentes em relação ao que se pode fazer frente a isso, e são diferenças radicais. Mas, não é uma simples questão de achismo, eu contra os neobobos. Dados podem ser trazidos para comprovar uma e outra posição, e se por vezes não o faço é por simples falta de tempo, para colar estatísticas ou escrever longas exposições histórico-analíticas, para provar que a especulações dos loiros de olhos azuis, e as barbeiragens e cupidez (até crimes) dos banqueiros só existiram porque os governos assim permitiram, por suas políticas inadequadas, de juros, de fiscalidade, de dirigismo aqui e ali, subsídios indevidos, créditos exagerados, etc.
Enfim, esse debate sobre os mercados e os Estados é eterno, e vai continuar, mas eu sempre vou privilegiar a opinião bem fundamentada, os argumentos apoiados em dados fiáveis, as afirmações sustentadas em estatísticas imparciais, que não são nem de esquerda ou de direita, mas simples expressão da realidade.

Bem, vou desviar-me momentaneamente dessa linha do blog, para colocar aqui uma fofoca e dar o link de um video, este apenas para rebater mentiras e incorreções, quanto aos problemas brasileiros atuais.
A fofoca, recebida de fontes absolutamente fiáveis, mas que não serão, provavelmente confirmadas na prática, é a seguinte:

Na última conversa da tutelada com o seu tutor, do construtor com o seu poste, o grande e genial guia dos povos sugeriu à desorientada pessoa que nos comanda (a mim apenas figurativamente) que trocasse o seu responsável econômico, em vista da evidente deterioração da situação econômica, pelo antigo "ministro" tucano (na verdade presidente de uma das mais importantes agências públicas), o neoliberal que garantiu uma boa condução da política monetária, assegurando, assim, uma boa gestão da inflação e o sucesso político eleitoral desses esperto político.
Bem, isso a revista The Economist já tinha sugerido em dezembro, sinceramente, e foi retrucado com um pronunciamento oficial em apoio ao keynesiano de botequim que bagunçou a economia brasileira nos últimos seis anos. Como o resultado foi o contrário do que ela esperava, a revista, ironicamente, sugeriu exatamente o contrário, na recente matéria que ela dedicou ao Brasil (Stuck in the mud, aqui postada). Bem, vamos ver se desta vez dá certo, tanto pelo lado da Economist (Stay, stay...), quanto pelo lado do guia genial dos povos.
Se isso ocorrer, não restará a este blog, como a vários outros instrumentos do gênero, continuar com a ironia em direção aos esquizofrênicos econômicos (e os companheiros estão nessa a pelo menos 90% da sua constituency), perguntando se a seu modelo econômico de fato não funciona, sendo preciso importar tucanos de carteirinha e neoliberais confirmados para colocar ordem na bagunça econômica que eles criaram.

Quanto ao vídeo, não tenho muito a agregar, pois ele também é politicamente motivado, embora toque em questões reais, com comprovação do que afirma. Quem quiser conferir, pode fazer aqui:



Pronto, chega de fofoca, voltemos a leituras mais interessantes...
Paulo Roberto de Almeida

7 comentários:

Paulo Roberto de Almeida disse...

Eu mesmo posto um comentário, em lugar do redator original, que no entanto registro aqui e agradeço a contribuição.
A razão é que a contribuição é meritória, do Hamilton, mas o link que ele mandou é absolutamente debiloide.
Eu sei que por vezes acabo postando coisas estúpidas, um pouco para servir de contraprova ao que pretendo argumentar: sempre tem gente que pensa diferente de mim, e eles têm o direito de assim proceder, mas quem posta coisa para outros lerem precisam admitir o princípio da crítica, ou seja, o direito ao contraditório.
Quando eu estou de acordo com algo, costumo dizer, e postar; quando não estou de acordo, ou não posto, e ignoro (mas sempre leio), ou posto e critico, eventualmente de forma acerba.
Este é o caso da postagem selecionada pelo Hamilton, e ele próprio tem consciência disso. Fui ler, e perdi um tempo enorme (pois o texto é longo e aborrecido) e cheguei à conclusão que nada acrescentaria, de inteligente, aos debates aqui mantidas, nem mesmo como contraprova de nada.
Por vezes você tem argumentos estúpidos, mas que são claros, diretos, propondo algo. Quando eles são apenas confusos, e ficam enrolando em cima da carne seca, melhor deletar.
Foi o que fiz. Mas quero testemunhar da atenção do Hamilton por comentar algo relevante.
Por isso aqui a postagem dele, sem o link debiloide.
Paulo Roberto de Almeida

Hamilton deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Videos, fofocas e mentiras: comentarios e sugestõe...":

Caro Dr. PRA

O que dizer de um texto como esse?

Tanto petismo que me causa náuseas.

Abraço

Publicar
Excluir
Marcar como spam

Moderar comentários para este blog.

Postado por Hamilton no blog Diplomatizzando em 22/06/13 18:21

Hamilton disse...

Exato. Curso ainda o ensino médio e tenho a noção do quão preocupante é alguém com o título de 'socióloga' e que dá aulas para uma turma (possivelmente ensino médio, como diz o texto), escreva algo deste nível. O que aconteceu com o ensino superior?
Realmente nauseante. E o pior é que os leitores dela estão compartilhando por aí, alarmados. Quase como um velho banguela em cima de um banco gritando que o 'fim está próximo'. Aos curiosos, apenas digo que o texto fala sobre o risco iminente de uma ditadura fascista no país.

Abraço

P.S.: Dr. PRA, por que o senhor não cria uma conta naquela plataforma, o Medium? Se trata de uma espécie de blog, porém especializada em textos de opinião e pessoais além de contar com recursos multimídia. Seria legal ter alguém com senso escrever coisas racionais e agradáveis. Lá, teria-se mais acessos...

Paulo Roberto de Almeida disse...

Meu caro Hamilton,
Minha opinião sobre os atuais sociologos, em geral, mas especialmente os brasileiros, é a mais baixa possível.
E olha que eu sou da tribo, pois comecei Ciências Sociais na USP (na famosa Fefelech, mas não era tão ruim antes, quanto se tornou depois), continuei na Bélgica e me tornei Doutor em CS.
Mas viraram, como diriam o Serjão (Sergio Motta, ex-ministro do FHC, morto), um bando de masturbadores sociais, o que eu aprovo inteiramente, mesmo sob risco de ofender alguns bons colegas de valor. Alguns escapam, claro, mas a maioria é isso mesmo.

Quanto ao Medium, confesso não saber o que é. Se você me indicar onde encontro, para quem telefono (kidding), eu prometo ver se vale a pena. Mas já tenho tão pouco tempo para ler e escrever, que sempre hesito em novas plataformas (como FB, Twitter, etc...).
Em todo caso, obrigado por avisar.
Paulo Roberto de Almeida

Hamilton disse...

Caro Dr. PRA

hahahahahaha 'mastubadores sociais'. Apesar de cômico, é trágico e real haha. Mesmo com exceções, até alguns que possuem uma produtividade considerável aí se encaixam.

Quanto ao Medium: Do mesmo criador do Blogger, um texto por ele mesmo sobre a plataforma. https://medium.com/about/9e53ca408c48

Para que não perca seu tempo vou sintetizar: Uma plataforma parecidíssima com o blogger, porém minimalista e limpa. Simples e muito mais fácil de adicionar 'tags' ao seu conteúdo. Lados positivos: Há um foco maior em textos e artigos, apesar da possibilidade de incrementá-los com fotos e vídeos. Nas palavras do autor: '(..) can be accompanied by images to help illustrate your point. But there are no gratuitous sidebars, plug-ins, or widgets. There is nothing to set up or customize'. Outro ponto positivo é que você pode colocar seus textos em uma estante coletiva, por assim dizer, ou tags colaborativas. Ou seja, se alguém buscar por uma categoria sobre 'política', vai achar o seu texto e o da socióloga também haha. Outro ponto é uma maior visibilidade.

Apenas um convite, sei que é atarefado e que, se for à plataforma, seus textos serão lidos por diversos que não os entenderão.

Abraços

Paulo Roberto de Almeida disse...

Já vi o Medium, obrigado pela sugestão. Me obrigou a atualizar o Twitter, que eu tinha, mas tampouco usava, como o FB, e reconheço que pode ser útil, mas exige tempo (o que menos tenho) e um pouco de dedicação. Me inscrevi e pode ser que coloque material, assim que me sobrar tempo, o que não é fácil.
Paulo Roberto de Almeida

Anônimo disse...

Esse site do Anonymous me parece o Lula fazendo campanha para acabar com a Dilma e ser candidato em 2014

Leandro disse...

A moda da "masturbação social" já chegou nos cursos de RI e está chegando aos de Economia fortemente! Viva aos doutores da unicamp! rs

No mais, muitos outros cursos estão seguindo essa linha também. #MEDO