quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Venezuela NAO faz parte do Mercosul - Camex dixit...

Camex aprova acordo de livre comércio entre Brasil e UE; Venezuela fica de fora

Mercosul-e-União-Européia
Arko-Infolatam, 9/10/2013
José Maurício dos Santos
O Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex), presidido pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, aprovou o acordo brasileiro de livre comércio que integrará o documento do Mercosul a ser entregue à União Europeia (UE).
O documento deverá ser entregue até o fim deste ano e integrará propostas de, além do Brasil, Argentina Uruguai e Paraguai.
Paradoxo
A Venezuela, apesar de ser a atual presidente do bloco, pelo menos por hora, não terá suas sugestões integradas ao documento, uma vez que o acordo reconhece que o país ainda precisa da aprovação do parlamento paraguaio para ser considerada membro-pleno. Ou seja, o Mercosul vive hoje esse paradoxo: politicamente a Venezuela faz parte do bloco, até o preside; economicamente ainda não é reconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.