O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Debate politico: presidencialismo de coalizao, Rio, 10 de setembro, ACRJ-Instituto Millenium

Um importante debate, com especialistas na história republicana e na política contemporânea do Brasil.
O presidencialismo de coalizão é mais um rótulo do que uma realidade determinada, pois ele muda a cada maioria presidencial, e a cada fragmentação partidária, o que tem sido uma constante no Brasil atual. Sob o reino petralha, por exemplo, esse presidencialismo não foi tanto de coalizão quanto foi um presidencialismo de mensalão, sob o qual os chefes mafiosos faziam o que fazem todas as máfias: compram possíveis aliados, com promessas e dinheiro, do contrário recorrem a golpes baixos, chantagens e outras formas de pressão (como é a distribuição do dinheiro federal e a imensa capacidade que tem o Estado de facilitar ou de infernizar a vida das pessoas, contribuintes, empresários, políticos, magistrados, segundo sejam aliados, ou submissos, ou adversários, vistos como unimigos.
Esta é a realidade no reino do Nunca Antes.
Lamento não poder assistir ao debate, mas já antecipo o que vai ocorrer: Marco Antonio Villa vai ser bastante crítico do espetáculo circense de horror em que se converteu a política brasileira atualmente, em especial pelas práticas petralhas e lulistas, e o Murillo de Aragão vai se esforçar por "racionalizar" o comportamento de gregos e goianos, como é do seu feitio, pois como analista político (que ganha dinheiro com seu trabalho de assessoria) não pode se indispor com os que lhe pagam...
Enfim, posso estar errado mas é isso que vai ocorrer.
Em todo caso, quem puder assistir e me relatar o que se passou eu agradeço.
Paulo Roberto de Almeida


Nenhum comentário: