quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Celso Amorim apresenta A grande estratégia do Brasil - Escola de Guerra Naval, 29/09, 18h30

Celso Amorim apresenta A grande estratégia do Brasil

A Escola de Guerra Naval recebe o embaixador Celso Amorim para falar sobre sua experiência à frente do Ministério da Defesa do Brasil (2011-2014) no lançamento de seu livro A grande estratégia do Brasil.
Os discursos, artigos e entrevistas reproduzidos na obra, coeditada pela Editora Unesp e Fundação Alexandre de Gusmão, passam a ideia de que, no Brasil, política externa e política de defesa devem se coadunar em uma grande estratégia de defesa do interesse nacional e de promoção da paz.
O evento, aberto ao público, acontece em 29 de setembro, às 18h30.


A Escola de Guerra Naval recebe o embaixador Celso Amorim para falar sobre sua experiência à frente do Ministério da Defesa do Brasil (2011-2014) no lançamento de seu novo livro A grande estratégia do Brasil. Os discursos, artigos e entrevistas reproduzidos na obra, coeditada pela Editora Unesp e Fundação Alexandre de Gusmão, passam a ideia de que, no Brasil, política externa e política de defesa devem se coadunar em uma grande estratégia de defesa do interesse nacional e de promoção da paz. O evento, aberto ao público, acontece em 29 de setembro, às 18h30.
A grande estratégia do BrasilJá em seu pronunciamento na cerimônia de posse como ministro da Defesa, que abre o livro, Amorim traça os temas a serem trabalhados: a modernização das forças armadas, o fortalecimento da indústria nacional de defesa, a capacitação tecnológica nacional, a cooperação de defesa com os parceiros da América do Sul e do Atlântico Sul, a contribuição do país como provedor de paz às Nações Unidas e o papel dos militares em uma sociedade democrática. Seguem-se outros 29 discursos, selecionados de modo a elucidar os principais aspectos relacionados a uma política pública de defesa, mas também abarcando aqueles que se tornaram simbólicos diante das circunstâncias em que foram proferidos. Em conjunto, tornam-se representativos das diferentes atividades do Ministério, para além da sua atividade primordial de defesa.
Em uma segunda seção estão reunidos três artigos e cinco entrevistas, em que articula política externa e política de defesa, interesse nacional e cooperação internacional. Comissão da Verdade, Integração sul-americana, pirataria na África, terrorismo, a atualidade de José Bonifácio e guerra cibernética são alguns dos assuntos tratados diretamente por Amorim ou em conversas com jornalistas, como Miriam Leitão e Martin Granovsky.
Sobre o autor – Celso Amorim foi ministro das Relações Exteriores durante o governo Itamar Franco (1993- 1994) e durante o governo Lula (2003-2014). Foi ministro da Defesa durante o governo Dilma Rousseff (2011-2014). Atualmente, o embaixador Amorim é membro da Unidade de Inteligência da Fundação Getúlio Vargas, membro do Conselho Diretor do International Crisis Group, chefe da missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos no Haiti e membro do Painel de Alto Nível do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre Acesso a Medicamentos. 
Serviço
Data: 29 de setembro de 2016, às 18h30 
Local: Escola de Guerra - Naval Avenida Pasteur, nº 480, Urca, Rio de Janeiro (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.