O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 14 de junho de 2020

Os destruidores atuais de estátuas do passado - Paulo Roberto de Almeida

Sobre os destruidores de estátuas em nome de uma impossivel pureza no passado das sociedades:

‪Um dos maiores traficantes de escravos nas colônias inglesas do Novo Mundo, que fez fortuna com o nefando comércio ao início da primeira República no hemisfério ocidental, devotou toda a sua riqueza adquirida no comando de navios negreiros à fundação da Brown University, em Rhode Island, uma das melhores na costa leste dos EUA, onde lecionou durante anos um dos maiores Brasilianistas, Thomas Skidmore, e onde ainda atuava como professor convidado o ex-presidente FHC.

Os puristas anti-escravagistas de um passado impoluto estão de acordo em fechar a universidade? Talvez até mesmo destruí-la, já que foi erguida com o lucro do tráfico escravo?

A sua riquíssima Biblioteca tem uma das mais ricas “Brasilianas” dos EUA, comparável à Newberry de Chicago e à Benson de Austin, no mesmo nível da Library of Congress e da Public Library of New York, em livros sobre o Brasil, abrigando ainda os milhares de livros do acervo de Skidmore.
Os pequenos Stalins e êmulos dos talibãs pretendem arrasar essa universidade e todos os outros legados dos escravistas do  passado?

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 14/06/2020

Nenhum comentário: