O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 25 de junho de 2020

A Sobrevivência da Humanidade, Erich Fromm (1961): minha primeira resenha publicada

Minha primeira resenha publicada, infelizmente perdida...


May Man Prevail? An inquiry to the Facts and Fictions of Foreign Policy
By Erich Fromm (1961)
Amid the uncertainty of the early 1960s, many feared imminent nuclear destruction. Drawing on this Cold War case study, a celebrated philosopher examines how paranoid thinking can dangerously influence public policy.

Este livro constituiu a minha primeira resenha publicada, na edição brasileira: A Sobrevivência da Humanidade (tradução de Waltensir Dutra; Rio de Janeiro: Zahar editores, 1961). Saiu no jornalzinho do Diretório Acadêmico que passamos a publicar, assim que conquistamos a representação estudantil no Colégio Estadual Ministro Costa Manso, no bairro do Itaim-Bibi, em São Paulo, em 1965. Infelizmente, nunca guardei cópia da resenha (que saiu publicada em mimeógrafo, algo que os mais jovens nunca encontraram na vida). Lembro-me apenas que mesmo convertido ao marxismo desde algum tempo, nunca fui pró-soviético, e credito a este livro minha precoce adesão a uma versão libertária do socialismo, mais pela vertente humanista (que era a de Erich Fromm), do que na versão stalinista-soviética.


Para que os meus leitores tenham uma ideia precisa da natureza e do conteúdo do livro, transcrevo o link para uma excelente resenha, de autoria de Friedrich Meier: 




Nenhum comentário: