domingo, 28 de novembro de 2021

José Guilherme Merquior: seminário internacional em homenagem ao seus 80 anos - Paulo Roberto de Almeida

 Recebi convite do Prof. João Cézar de Castro Rocha, eminente intelectual, e do editor Edson Filho, da É Realizações, editor exclusivo das reedições da obra do grande intelectual brasileiro, colega diplomata José Guilherme Merquior, e dos seus inéditos, para participar de um seminário internacional em homenagem à esse grande intelectual e de análise de sua obra intelectual.

Como sempre fui um leitor de Merquior, pelo menos de sua obra de sociologia política, preparei um texto e uma apresentação em Power Point para mostrar no seminário, marcado para os dias 9 e 10 de dezembro. 

Coloco aqui, à disposição dos interessados o texto que preparei como apoio à minha apresentação oral, na companhia da antropóloga Manuela Carneira da Cunha (Universidade de Chicago), sobre inéditos do Merquior. Escolhi dois: sua última palestra em Paria, quando era representante do Brasil na Unesco, sobre os 100 anos da República, feita na Maison des Sciences de l'homem, e o prefácio que ele fez, pouco antes, quando era embaixador na México, à edição brasileira do Dicinário Crítico da Revolução Francesa, de François Furet e Mouna Ouzof. Mas falo de outra coisas também, neste texto que agora coloco à disposição dos interessados, mais de dez dias antes da realização do seminário: 

4024. “Merquior: os 100 anos da República e a Revolução francesa”, Brasília, 27 novembro 2021, 11 p. Apresentação feita no Seminário Internacional José Guilherme Merquior: 80 anos (9 e 10 de dezembro de 2021), a convite do Prof. João Cezar Castro Rocha, no painel “Inéditos de José Guilherme Merquior”, dia 10/12/2021, 16h. Colocado na plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/62581764/4024_Merquior_os_100_anos_da_República_e_a_Revolução_francesa_2021_)

Em breve colocarei a apresentação em Power Point que fiz para esse seminário.

Disponham, com prazer intelectual, como devia ser a atitude de Merquior neste tipo de circunstância.

Paulo Roberto de Almeida

Merquior: os 100 anos da República e a Revolução francesa

 

 

Paulo Roberto de Almeida

Diplomata; IHG-DF; Ibmec-Brasília

Seminário Internacional José Guilherme Merquior: 80 anos

9 e 10 de dezembro de 2021

Inéditos de José Guilherme Merquior: Dia 10/12/2021, 16h

 

 

Existem muitos inéditos de José Guilherme Merquior. Durante o ano de 2021, aos 30 anos de sua morte, quando ele teria completado 80 anos a partir do seu nascimento, eu tentei imaginar, o que ele poderia ter ainda produzido, na fase mais produtiva de uma vida toda ela dedicada às leituras, aos estudos, às reflexões e à escrita, se não tivesse falecido prematuramente em 1991. Falei sobre isso numa de minhas postagens no blog Diplomatizzando logo em 5 de janeiro deste ano. 

3838. “Trinta anos sem José Guilherme Merquior”, Brasília, 5 janeiro 2021, 3 p. Listagem das postagens feitas em torno do “ano Merquior”, uma série de postagens com materiais dele e sobre ele, no blog Diplomatizzando (6/01/2021; link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2021/01/trinta-anos-sem-jose-guilherme-merquior.html).

Merquior, em vida, no curto espaço de 30 anos aproximadamente, produziu muito mais do que o que foi possível ser divulgado por seus editores de livros e revistas, pelos jornalistas aos quais ele fornecia seus artigos bem-humorados, alguns vitriólicos ou irônicos, outros irrespondíveis, contra algum parceiro acadêmico, eventualmente portador de ideias opostas, mas jamais um adversário intelectual. Ele se relacionava, pode-se dizer, com todas as seitas e tribos acadêmicas, num espírito de diálogo aberto, como se todos estivessem reunidos num daqueles salons do Ancien Régime, onde se reunia a République des Lettres, debatendo novas e velhas ideias.

Efetuei uma nova postagem sobre sua trajetória quatro meses depois: 

3891. “José Guilherme Merquior, um intelectual brasileiro: 80 anos do nascimento”, Brasília, 16 abril 2021, 16 p. Dossiê seletivo com coletânea de postagens e documentos relativos à trajetória pessoal, funcional e intelectual do grande diplomata intelectual. Divulgado no blog Diplomatizzando (link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2021/04/jose-guilherme-merquior-um-intelectual.html).

Finalmente, organizei um dossiê sobre sua obra em formato de brochura e preparei uma apresentação tentando consolidar uma ampla informação sobre a sua produção intelectual, inclusive falando de alguns inéditos, ou relativamente pouco conhecidos como seu discurso de posse no Itamaraty, sua tese do Curso de Altos Estudos e palestras variadas: 

3894. José Guilherme Merquior: um intelectual brasileiro, Brasília, 19 abril 2021, 322 p. Coletânea de textos de e sobre o grande intelectual diplomata, com exceção do prefácio, agregado posteriormente. Em revisão para tornar o volume menos pesado. Versão abreviada, com links remetendo a pdfs em Academia.edu, 187 p. Postado na plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/46954903/Jose_Guilherme_Merquior_um_Intelectual_Brasileiro_2021_); divulgado no blog Diplomatizzando (20/04/2021; link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2021/04/jose-guilherme-merquior-uma-homenagem.html).

 

(...)

Ler a íntegra neste link: https://www.academia.edu/62581764/4024_Merquior_os_100_anos_da_República_e_a_Revolução_francesa_2021_)

O programa do seminário está aqui: 

José Guilherme Merquior: 80 anos

 

Seminário internacional, sob a coordenação do professor João Cézar de Castro Rocha e do editor Edson Filho, da É Realizações


9 de dezembro, 9h

Mesa de abertura: Depoimentos

Julia Merquior

Gilda Oswaldo Cruz

José Jerônimo Moscardo de Sousa (Itamaraty)

Edson Filho

 

9 de dezembro 11h

Merquior, leitor único (I)

Raymond Aron – Eduardo Wolf (UNB)

Walter Benjamin – Günter Pressler (UFPA)

Carlos Drummond de Andrade – Flávia Amparo (UFF / Colégio Pedro II)

 

9 de dezembro 14h

Merquior, leitor único (II)

Foucault – Andrea Almeida Campos (UNICAP)

Lévi-Strauss – Valter Sinder (UERJ / PUC-RJ)

Machado de Assis – Lucia Granja (UNICAMP)

 

9 de dezembro 18h

Merquior, pensador (I)

O Brasil no Mundo –  Rubens Ricupero (Itamaraty / Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial)

Liberalismo social e Humanismo – Eduardo Cesar Maia (UFPE)

Escola de Frankfurt – Regina Zilberman (UFRGS)

 

 

 

10 de dezembro, 10h, Merquior, pensador (II)

Crise da cultura – Kaio Felipe (IESP-UERJ)

Lírica moderna – Adriano Lima Drummond (UESPI) 

Formalismo – José Luís Jobim (UFF / UERJ)

 

10 de dezembro 12h

Merquior e o universo hispano-americano

Merquior e Octavio Paz – Christopher Domínguez Michael (Letras Libres / Colegio Nacional de México)

O outro Ocidente: o caso brasileiro – Cláudio Ribeiro (UFG)

 

10 de dezembro, 14h

Merquior e a literatura brasileira

História da Literatura – Regina Lúcia de Faria (UFRRJ)

Poesia – Antonio Carlos Secchin (UFRJ / Academia Brasileira de Letras)

Crítica – Peron Rios (Colégio de Aplicação da UFPE)

 

16h

Inéditos de José Guilherme Merquior

Manuela Carneiro da Cunha (Universidade de Chicago / Universidade de São Paulo)

Paulo Roberto de Almeida (IHG-DF; Ibmec-Brasília)

 

18h

Mesa de encerramento: Depoimentos

Edson Filho

Christopher Domínguez Michael

Heloisa Vilhena de Araujo (Itamaraty)

Julia Merquior



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.