O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Livros sobre s politica externa brasileira- ESRI

 Observaoinici:

Seleção baseada numa visão apenas acadêmica das relações exteriores, da politica externa e da diplomacia brasileira. Seria preciso complementar com obras de diplomatas. (PRA)

 Livros  de  Política  Externa Brasileira  –  Dinâmicas   Períodos 

Preparamos uma seleção especial com os melhores e mais importantes livros de política externa brasileira. 

política externa do Brasil, com suas dinâmicas complexas e impacto significativo tanto no cenário global quanto interno, é um campo de estudo importante e crucial para compreender o papel do país no mundo.

A formulação e execução da política externa do país refletem não apenas suas aspirações de desenvolvimento e inserção global, mas também os desafios geopolíticos e socioeconômicos enfrentados ao longo de sua história. 

Dessa forma, os livros de política externa brasileira servem como ferramentas essenciais para desvendar os caminhos trilhados pelo Brasil nas relações internacionais, oferecendo uma visão abrangente e aprofundada dos princípios, estratégias e resultados dessas políticas. Ao explorar obras que cobrem diferentes períodos e aspectos da política externa brasileira, podemos perceber a evolução e as constantes adaptações do país às mudanças no cenário internacional.

Para quem busca mergulhar nos estudos da política externa brasileira, apresentamos uma seleção criteriosa de livros que são referências no tema. Estas obras proporcionam uma compreensão abrangente da disciplina, desde suas raízes históricas até as tendências contemporâneas. Além disso, estabelecem conexões entre os diversos períodos da política externa do Brasil, ilustrando como decisões passadas ecoam nas práticas atuais.

Livros de Política Externa Brasileira

Organizamos a lista de maneira que reflita uma sequência lógica e didática, facilitando a compreensão da evolução da política externa brasileira:

  1. Política Externa Brasileira – Henrique Altemani de Oliveira
  2. História da Política Exterior do Brasil – Amado Luiz Cervo e Clodoaldo Bueno
  3. Relações Exteriores do Brasil I (1808-1930) – José Luiz Werneck da Silva e Williams Gonçalves
  4. Relações Exteriores do Brasil II (1930-1964) – Paulo Fagundes Visentini
  5. Relações Exteriores do Brasil III (1964-1990)– Analúcia Danilevicz Pereira
  6. Sucessos e Ilusões: Relações Internacionais do Brasil Durante e Após a Segunda Guerra Mundial – Gerson Moura
  7. De Dutra a Lula: A Condução e os Determinantes da Política Externa Brasileira – Octavio Amorim Neto

Vou conectar os livros e aspectos importantes, assim facilitará a sua organização dos estudos. Bora lá?

“História da Política Exterior do Brasil”, de Amado Luiz Cervo e Clodoaldo Bueno, oferece uma base sólida para entender as origens e a evolução da política externa brasileira. Este livro é fundamental para aqueles que desejam começar seus estudos com uma visão abrangente da matéria, delineando os principais eventos e figuras que moldaram a direção da política externa desde o início da nação.

Livros de Política Externa Brasileira

Seguindo a linha do tempo, “Relações Exteriores do Brasil I (1808-1930)”, por José Luiz Werneck da Silva e Williams Gonçalves, e “Relações Exteriores do Brasil II (1930-1964)”, por Paulo Fagundes Visentini, juntos cobrem um vasto período da história brasileira, oferecendo detalhes sobre as políticas externas em momentos-chave da formação do Estado brasileiro até o pós-Segunda Guerra Mundial. Estas obras detalham as estratégias e contextos específicos de cada época, proporcionando uma compreensão profunda das bases sobre as quais a política externa contemporânea foi construída.

Livro de Política Externa Brasileira

A continuação natural desses estudos se encontra em “Relações Exteriores do Brasil III (1964-1990)”, de Analúcia Danilevicz Pereira. Este volume foca em um período turbulento da história brasileira, marcado por regimes militares e a busca por uma nova identidade no cenário internacional, oferecendo insights preciosos sobre as decisões e desafios enfrentados pelo Brasil durante a Guerra Fria.

Livro de Política Externa Brasileira

Para compreender as dinâmicas da política externa brasileira no contexto pós-Segunda Guerra e suas repercussões até os dias atuais, “Sucessos e Ilusões: Relações Internacionais do Brasil Durante e Após a Segunda Guerra Mundial”, de Gerson Moura, e “De Dutra a Lula: A Condução e os Determinantes da Política Externa Brasileira”, de Octavio Amorim Neto, são leituras essenciais. Eles exploram as aspirações do Brasil no cenário global, os sucessos alcançados e os obstáculos enfrentados.

Livro de Política Externa Brasileira

Por fim, “Política Externa Brasileira”, de Henrique Altemani de Oliveira, serve como uma obra de referência atualizada, analisando as políticas externas mais recentes e seus impactos nos objetivos globais e regionais do Brasil. Este livro conecta os pontos entre o passado e o presente, mostrando como as lições históricas informam as práticas contemporâneas.

POLITICA EXTERNA BRASILEIRA livro

Cada livro desta lista não só aprofunda o entendimento sobre a política externa brasileira, mas também interliga as diversas fases da história do país, oferecendo uma visão holística e integrada. Essas obras são fundamentais para estudantes, acadêmicos, profissionais da área e todos aqueles interessados em compreender o papel do Brasil no palco internacional e as forças que moldam suas relações exteriores.

Leia também 

Guia de Política Externa – Fundamentos e Análise

Filmes sobre História do Brasil: 8 Clássicos para você assistir

20 de Abril – Dia do Diplomata: importantes diplomatas

Curso de Política Externa do Brasil

Quer aprofundar seu conhecimento sobre a complexa e fascinante política externa brasileira? 

O curso de Política Externa Brasileira, oferecido pela Revista Relações Exteriores, é sua porta de entrada para entender as nuances, estratégias e impactos das decisões do Brasil no cenário global. 

Com conteúdo atualizado e acessível, este curso é perfeito para estudantes, profissionais e todos aqueles que desejam compreender melhor as dinâmicas internacionais do país. Não perca esta chance de enriquecer sua formação e expandir suas perspectivas. 

Inscreva-se aqui.

Nenhum comentário: