O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 12 de abril de 2010

2072) Mercados nunca falham - paper de Fred Foldvary

Quase 100 por cento dos economistas e a maior parte dos manuais de economia falam das "falhas de mercado" como se fosse uma verdade absoluta, ou seja, que os mercados são imperfeitos e que eles muito frequentemente falham, sendo portanto preciso a "mão salvadora" do Estado para recolocar os mercados no seu lugarzinho "correto".
Nada mais errada do que essa concepção, e eu mesmo já escrevi exatamente a mesma frase em alguns dos meus textos elaborados no auge da crise financeira americana de 2008 que se transformou na crise econômica internacional de 2009. Mercados podem até tardar um pouco -- já que dependem da ação de indivíduos ou de grupos de agentes econômicos que continuam a imprimir certa numa força numa determinada direção -- mas inevitavelmente farão o que eles sempre fazem: corrigir os desequilíbrios acumulados numa ponta pelo restabelecimento das relações "corretas" entre os diferentes elementos em jogo.
O que é falho, certamente, e a qualidade e o volume das informações disponíveis aos agentes intervindo nos mercados, mas esse é um problema técnico que não envolve nenhuma falha do mercado em si, pois a informação disponível sempre está lá, apenas que não é percebida pelos agentes, ou por serem distraídos, ou por serem apressados, ou por não se darem ao trabalho de coletar essa informação, ou porque simplesmente eles não querem ver.
O trabalho abaixo de um economista americano confirma a minha percepção de não economista (mas de estudioso da economia), de uma forma elegante e sistemática.

Markets Never Fail
Fred E. Foldvary
Dept. of Economics, Santa Clara University
ffoldvary@scu.edu
Available here

Session 6.4: The State Versus the Market, I
APEE Conference, Las Vegas, April 4, 2006
"Private Solutions to Market Failures: Is Government Always the Answer?"

Abstract:
Mainstream allegations of market failure are based on misunderstandings of markets, governance, and ethics. This paper dissects the categories of alleged market failure: externalities, public goods, market structures, asymmetries, irrational behavior, injustice, and lack of sustainability. The analysis reveals that none of these phenomena contain any inherent market failures.
....

Almost all economists believe in the doctrine of market failure. Every widely-used textbook of economics presents the doctrine that markets fail. The mainstream view in economics is that an economy with "perfect competition" would be efficient, but the real world has no perfect competition, and market outcomes are inequitable, so market failure is ubiquitous. Markets always fail, and the only issue to be discussed is the degree of failure. That degree, it is said, is especially severe in the case of public goods, externalities, informational asymmetries, and economic justice.

Ler a íntegra do texto aqui, ou no site original do autor, aqui.

3 comentários:

Pedro P. Palazzo disse...

Falar em "falha" só tem sentido em referência a um modelo teórico de funcionamento "correto". Se assumirmos como marco teórico que é da natureza dos mercados tenderem ao oligopólio, então os mercados estão funcionando perfeitamente. E se assumirmos que o Estado, como "motor" do crescimento, faz o que qualquer motor faz (desperdiçar a maior parte da energia em calor), então o Estado também está funcionando perfeitamente...

Anônimo disse...

Olá Prof.
Coincidentemente estou lendo, de maneira mais aprofundada, sobre a medida que o governo tomou à epoca da crise do café (compra e queima do estoque fazendo assim uma manutenção relativa da procura agregada) Como, baseado, na escola austriaca, (certamente fonte de inspiracao do texto), isso poderia ter sido corrigido¿
Obrigado!

Paulo Roberto de Almeida disse...

Anônimo,
Você não precisa ser anônimo para fazer uma pergunta dessas.
Sugiro que você pesquise mais sobre a Escola Austríaca, notadamente lendo os textos e visitando o blog do Professor Ubiratan Iorio.
A Escola Austriaca simplesmente deixaria que o mercado ajustasse o setor com desvio de investimentos para outras areas.
Quem perderia seriam os exportadores de café, não a sociedade, que foi obrigada a pagar para eles. É o que o Celso Furtado chamou de socialização das perdas. Não creio que a sociedade deva pagar para manter a renda de um setor privilegiado.
As simple as that.
Paulo Roberto de Almeida