O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Um agradecimento a um batalhador da cultura...Paulo Roberto de Almeida

Sim, sou eu; eu me considero um batalhador da cultura, ou um quilombola do intelecto, um resistente contra os novos bárbaros que infestam certos meios no Brasil, não necessariamente na academia, mas também na academia, mas sobretudo em certos meios "sociais", ou "políticos", com práticas nefastas que estão arrastando o Brasil para a mediocridade e a deterioração dos padrões de ensino.
De vez em quando recebo um cumprimento ou um agradecimento pelo esforço dispendido noite adentro na alimentação deste blog ou do meu site, de algum aluno comprometido seriamente com o aprendizado de boa qualidade. Sou grato a ele, e por isso registrei minha resposta, como vai abaixo.
Paulo Roberto de Almeida 


On 08/11/2012, at 00:04, Wxxxx Wxxxx Lxxxx <wwxxxxx@hotmail.com> wrote:

Prezado Diplomata Paulo Almeida,

Informo-lhes que no mês de outubro entreguei na minha Faculdade, Xxxxxxxxxxxxx (SP), meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sobre o tema Planejamento, com o título de:

XXXXXXXXx: Bxxxx Cxxxxxx e Hxxxxxxxxxx, Ixxxxxxx e Axxxxxxx frente aos Mxxxxxxx Axxxxxxxxx

E boa parte do conhecimento ali disponibilizado, faz referência e citação a sua obra acadêmica, a qual foi de grande importância e relevância para a concretização de meu MBA.

Por esta razão agradeço muito a publicação de suas obras, as quais contribuíram enormemente para tanto, e faço votos que elas continuem sendo publicadas e sendo utilizadas como fonte de consulta e conhecimento por outros alunos, pesquisadores, autores e professores, neste tema tão delicado, que é o Planejamento, mas fundamental para este nosso novo Brasil do século XXI, com tanto potencial, para que em breve seja um País desenvolvido em definitivo.

Por ora minha intenção é somente agradecer-lhe por sua colaboração indireta ao meu trabalho, dando-lhe ciência da pesquisa que fiz sobre seus artigos e livros; razão pela qual estou enviando somente o Resumo do TCC no momento. Caso deseje recebê-lo na íntegra, por favor avise-me, que terei enorme prazer em enviar-lhe cópia anexa. Ele possui cerca de 4MB e formato ".pdf".

Antecipadamente, peço-lhe desculpas, caso não pude citá-lo, ou referenciá-lo mais formalmente em meu TCC. Mas tenha certeza, que muitas das ideias, reflexões, comentários e até linha de pesquisa adotada se inspiraram muito em seu pensamento, os quais sobretudo vão além, lapidando-nos como seres cada vez melhores no exercício de nossa cidadania. 

Mais uma vez, muito obrigado, e parabéns pela sua contribuição,

W. W. L.
Engº Xxxxxxxx / MBA - Gestão de Projeto / MBA - Gestão Pública
Faculdade - Universidade - 1997 / Curso - 2009 / XXXX - 2012 
(11) 9xxx - 6xxx (11) 3xxx-1xxxx

<TCC_CJDJ Resumo - Final 01nov12.pdf>
======================

Meu caro Wxxxxx,
Sua mensagem me é especialmente gratificante porque, justamente, todos os meus sites e blogs, a despeito de serem muito precários, certamente, em termos de organização, muito feios em termos de apresentação visual, e muito pouco funcionais, foram concebidos e são mantidos exatamente com esse objetivo: a de servir de fonte de informação, de auxílio à pesquisa, de referência documental, de possivel elemento de inspiração, em uma palavra, o de constituir um apoio didático a alunos, pesquisadores, jovens e curiosos em geral, que buscam alguma informação, algum conhecimento especializado, eventualmente opiniões e argumentos pessoais que possam servir de suporte na concepção, desenho e elaboração de trabalhos acadêmicos.
Foi assim que decidi construir, grosseiramente, eventualmente com alguma ajuda de gente mais competente do que eu no desenho de sites e blogs, este repositório de trabalhos meus (o site) e de informações úteis (os blogs), que servem a esse propósito de auxílio à pesquisa e ao enriquecimento cultural, ao aprofundamento intelectual, talvez até como divertimento por vezes, ou de participação cidadã na luta de todos nós para diminuir o quantum de iniquidade, de corrupção, de disfuncionalidades que ainda subsistem em nosso sistema político.
Fico satisfeito que um texto meu possa ter servido de alguma ajuda.
Pode me mandar seu trabalho completo que o lerei e registrarei com prazer.
Cordialmente,
---------------------------------
Paulo Roberto de Almeida

Nenhum comentário: